domingo, 17 de fevereiro de 2008

Parece "besteira", mas.....

OS GRÃOS INTEGRAIS

Eu tenho a certeza que não podemos modificar nossos hábitos alimentares de forma abrupta ou por modismos, porque a indústria da alimentação também está de olho nesse "filão" que é a alimentação natural(aliás, eles se aproveitam de tudo para faturar, faz parte da economia globalizada). porém se atentarmos para o fato de que a alimentação de um animal, como o gado, por exemplo, consome mais água do que um ser humano, e de que os dejetos dos suinos contaminam nossos lençóis hídricos, já está aí um bom motivo para a mudança.Além do que a europa, por não possuir reservas hídricas suficientes, se utiliza da exploração dos paises da América Latina de forma predadora, fazendo de nossos países sua reserva alimentar.Entendo que temos bons motivos para começarmos a pensar e a agir de forma a combater a utilização da carne animal para consumo humano, sem falar da questão do sofrimento que é causado aos nossos irmãos de humanidade que são os animais.

Tem quem torça o nariz e não coma de jeito nenhum, mas os grãos integrais, além deessenciais para o bom funcionamento do organismo, podem ser muito saborosos.
Cada vez mais presentes nos supermercados, eles podem ser consumidos em forma de arroz, farinha, farelo e até massas, que já vêm prontas.

O importante é de alguma forma incluí-los no cardápio.

“Os grãos integrais são ótimas fontes de vitaminas e minerais como ferro, selênio e manganês, fundamentais para o crescimento”, diz a nutricionista Silvia Helena Marangoni dos Reis, coordenadora de comunicação do Conselho Regional dos Nutricionistas 3a. região. “O ideal é ingerir de duas a três porções por dia”, completa.

Como não passam por processos de industrialização, os grãos integrais são ricos em fibras e melhoram o funcionamento do intestino. Facilitam também a absorção de outros nutrientes e previnem alguns tipos de cânceres, como o de reto e o de colo do útero.

As vantagens não param por aí: produtos integrais melhoram a resposta glicêmica em diabéticos e são menos calóricos do que os industrializados - o pão de centeio integral, por exemplo, tem 232 calorias em 100 g contra 269 do pão francês. Por que então não comê-los? “Algumas pessoas reclamam do paladar, mas você pode usar ervas para destacar o sabor. Uma boa opção é aromatizar o arroz integral com salsinha, manjericão ou açafrão”, aconselha Silvia.

Outra dica é acrescentar aveia e farelos em frutas e sucos ou tomate e hortaliças em massas integrais. Seu organismo, com certeza, agradece.

Nenhum comentário: