domingo, 17 de fevereiro de 2008

Que Viva México! (Da zdravstvuyet Meksika!)


Depois de revolucionar a edição cinematográfica com as montagens de Potenkin e A Greve, o diretor soviético Sergei Eisenstein, foi para Hollywood testar sua capacidade na Indústria Cinematográfica. Ignorado pelos produtores de filmes americanos, Eisenstein, Grigory Alexandrov e o Dir. de Fotografia Eduard Tisse, maravilhados com a etnia, geografia e a diversidade cultural mexicana, começaram a filmar um documentário altamente estilizado do povo e da sociedade volátil do México. Infelizmente, por problemas financeiros o diretor não conseguiu editar o filme. Em 1979, com longas anotações, desenhos (story board) de próprio punho, e rigorosa orientação do mestre Eisenstein, Alexandrov conseguiu finalizar a melhor e definitiva versão e a mais próxima possível do projeto inicial. Que Viva México!, é uma combinação brilhante: etnográfica, política, dramática e surrealista; que influenciou fortemente diretores como: O. Welles - "It´s all true", Jodorowsky - "El Topo", Kolotazov - "Yo soy Cuba" e os trabalhos de Sergio Leone. (Netmovies)

Há 60 anos, no dia 11 de fevereiro de 1948, o mundo perdia o cineasta e revolucionário russo Sergei Mikhailovich Eisenstein. Nascido em 23 de janeiro de 1898, em Riga, Letônia. Sua família era judeu-protestante de classe média alta. Seu pai era engenheiro e a mãe, filha da burguesia. Teve uma infância rica e uma educação privilegiada. Quando jovem, estudou engenharia, seguindo os passos do pai.

Esse não parece ser exatamente o perfil de alguém que marcaria sua obra pelo caráter político-revolucionário. Aliás, o insólito marcou a trajetória desse artista que foi um dos maiores nomes do cinema de todos os tempos.

Eisenstein revolucionou a sétima arte com apenas 14 filmes produzidos. E não foi somente pelo seu conteúdo político. Sua estética foi guia para as futuras produções do mundo inteiro. Para citar apenas alguns nomes que influenciou, temos Eisenstein em Orson Welles, Jean Luc Godard, Brian de Palma, Glauber Rocha e Oliver Stone. A montagem foi colocada no seu devido lugar de importância a partir de Eisenstein.

Entre os críticos e estudiosos de cinema, Eisenstein gera opiniões diversas e muitas vezes opostas. A visão de que ele foi apenas um artista-militante, serviçal do Estado Soviético, se demonstra, em vários episódios de sua trajetória, equivocada. Ou, no mínimo, insuficiente. Como Eisenstein conseguiu ser Eisenstein apesar do stalinismo e do realismo socialista?


Gênero: Documentário
Diretor: Sergei M. Eisenstein
Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 1979
País de Origem: EUA/Rússia/México
Idioma do Áudio: Italiano
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0079020/
Qualidade de Vídeo: DVD Rip
Tamanho: 666 Mb
Legendas: No torrent
Créditos:makingoff - Lerson
Sergei Bondarchuk (Narrador)
Grigori Aleksandrov

Download abaixo:

Arquivo anexado Que.viva.Mexico__Eisenstein.torrent ( 13.49KB ) Downloads: 139

Um comentário:

Anônimo disse...

genial artista - e fundamentou a linguagem da sétima arte (muito dela) apesar de todas as dificuldades e censuras que viveu após Outubro... é isso aí