domingo, 25 de maio de 2008

Assentamento no Ceará comemora 19° aniversário

No sábado passado (24/05), o assentamento 25 de Maio, no município de Madalena, no Ceará (região Nordeste do Brasil), celebrou seus 19 anos de existência e luta. As festividades começaram às 9h. Cerca de 425 famílias, somando mais de 2 mil pessoas trabalhadoras do campo estão no assentamento e, após quase duas décadas ocupando o local, as famílias conseguiram estruturar uma comunidade que já consegue produzir, educar e viver melhor.

Hoje, o 25 de Maio é o maior produtor de ovinos e bovinos da região, também o maior produtor de mamona do município. Durantes esses anos, foram educados 200 adultos por meio do trabalho desenvolvido por mais de 20 pedagogos do movimento, que implementam a educação do campo.

Outra bela experiência vivida pelo assentamento é a rádio comunitária 25 de Maio - FM 95,3 -, onde mais de 20 jovens aprendem e trabalham em informar toda a comunidade sobre acontecimentos que lhe dizem respeito.

O integrante da direção estadual do MST no Ceará, Marcelo Matos, diz que o movimento é reconhecido e respeitado pelo povo da cidade que, além disso, participa das lutas. "São 19 anos de muitas conquistas, mas a luta não pára por aqui. Muito ainda tem de ser feito. Disposição e oganização é o que não faltam para podermos dar o salto de qualidade esperado", aponta.


Nenhum comentário: