quinta-feira, 19 de junho de 2008

Hamas encerra no Egito negociação de trégua com Israel


Representantes da Resistência Islâmica palestina (Hamas) finalizaram nesta quarta-feira (18) dois dias de conversas no Egito, na qual foi abordada questões sobre possível implantação de uma trégua com Israel na Faixa de Gaza.


Os representantes reuniram-se por último com o chefe dos serviços de Inteligência do Cairo, Omar Suleiman, encarregado de atuar como mediador no processo de entendimento entre o Hamas e as autoridades de Telavive.


"A delegação palestina partiu para Damasco depois de reunir-se com Suleimán", informou o diário árabe internacional al-Hayat.


Em sua página na web, o diário afirma que a trégua entre o Hamas e Israel poderia se dar em três etapas, primeiro se aplicaria durante seis meses na Faixa de Gaza e depois seria implantada na Cisjordânia.


As discussões permaneceram longe das multidões, mesmo tendo sido divulgado que os argumentos de cessar-fogo deteriam o lançamento dos foguetes Cassam da Faixa para o sul de Israel.


Musa Abu Marzuk, considerado o segundo homem do Hamas, liderou a representação do movimento no intercâmbio com as autoridades egípcias.


A liderança da Resistência Islâmica encontra-se no exílio em Damasco, capital da Síria, desde que o Telavive começou uma campanha de assassinatos seletivos de seus dirigentes.


Segundo o al-Hayat, a primeira fase do cessar-fogo começaria três dias depois que o Egito anunciasse seu início e a reabertura dos postos fronteiriços de Qarni e Sufa, entre a Faixa de Gaza e Israel.


Uma semana após a aplicação da primeira fase começaria a segunda que inclui o levantamento do bloqueio, exceto de materiais considerados suscetíveis de serem empregados para fabricar armas.


Na última fase, uma semana após a segunda, seria aberta a passagem fronteiriça de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito.


Nenhum comentário: