quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Do blog www.patrialatina.com.br

Morrem 40 palestinos por ataque israelense a escola de ONU em Gaza

Segundo médicos, o número de mortos e feridos deve ultrapassar 40 crianças


Gaza (Prensa Latina) Ao menos 40 pessoas morreram e outras 45 resultaram feridas hoje pelo bombardeio israelense contra uma escola da ONU perto do campo de refugiados de Jabaliya, que era utilizado como refúgio por civis palestinos.
Fontes da organização mundial confirmaram que se trata do segundo plantel que é atingido por fogo hebreu, nesta ocasião projeteis disparados por um tanque que apoiava soldados de infantaria, elevando a cifra de mortos palestinos a mais de 640.
O ataque aconteceu no mesmo dia em que três palestinos pereceram e dezenas sofreram lesões quando a aviação israelense bombardeou e destruiu outra escola da 0NU, na que se protegiam cerca de 400 pessoas, segundo disseram fontes internacionais.
Outras pessoas morreram por causa de incursões aéreas e disparos de tanques contra a zona costeira desta região, a cidade de Gaza e o campo de refugiados de Jabaliya, no nordeste do território.
A resistência imposta pelas milícias islamitas às bem
apetrechadas tropas regulares israelenses levou os invasores a atacar com artilharia pesada prédios civis para facilitar o avanço ao interior desta cidade capital.
Até o undécimo dia de ataques e quarto de ofensiva terrestre, os israelenses confirmaram a perda de cinco soldados e três civis, e uns 50 feridos, enquanto fontes médicas aqui reportam uns dois mil 800 lesionados palestinos e mais de 13 mil deslocados internos.
Os movimentos Hamas e a Jihad Islâmica reportaram, por sua vez, ter atacado com metralhadoras e foguetes em Gaza às tropas hebréias que continuam realizando bombardeios aéreos, navais e terrestres de forma indiscriminada.
Entre a noite da segunda-feira e nesta terça-feira também se escutaram fortes explosões nos campos de refugiados de Deir a al-Balah e Bureij no centro de Gaza.
Enquanto, o chefe da agência da ONU que assiste aos
refugiados palestinos aqui (UNRWA), John Ging, criticou a situação provocada por Israel e instou ambos os adversários a deter as hostilidades e permitir um corredor humanitário.
Os civis são os que estão pagando o preço, é impressionante a natureza dos feridos, a brutalidade das feridas, a magnitude dos ataques. É algo chocante, descreveu Ging ao afirmar que "ninguém está seguro em Gaza".
Acrescentou que o conflito não será resolvido por vias militares e os adversários devem se sentar a dialogar num foro político. "Precisamos deter isto e agora", sentenciou ao invocar o compromisso "com os seres humanos e a humanidade".
Ging relatou que os hospitais trabalham a duras penas com geradores porque 75 por cento do território está sem energia elétrica, e que se carece de combustível, água, alimentos, medicinas e pessoal para atender às vítimas.
Paradoxalmente, conheceu-se que o Egito impede a entrada a médicos turcos e de outras nacionalidades dispostos a chegar para assistir à população palestina através do cruze fronteiriço de Rafah, também objeto de intermitentes bombardeios.

Nenhum comentário: