sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ana Amélia Lemos e a credibilidade



Por Marcelino Korst no RsUrgente

Ana Amélia Lemos passou décadas fazendo a cobertura política nos veículos de comunicação mais lidos, vistos e ouvidos do Rio Grande do Sul. Durante todo aquele tempo, sempre que qualquer dúvida se levantava sobre sua imparcialidade, a reação era imediata. Os críticos, invariavelmente, eram classificados como “patrulhas” ou “pessoas que não sabem lidar com a liberdade de imprensa”. Mas eis que Ana Amélia Lemos aparece nas páginas de política como candidata a uma vaga de Senadora pelo Partido Progressista batendo palmas para… Yeda Crusius.
O governo Yeda, e isso até os flocos de neve que decoram a Serra gaúcha sabem, é alvo de uma montanha de suspeitas de corrupção, algumas cabalmente comprovadas. Mais do que isso: até hoje Yeda mantém ao seu lado, com poder absoluto de contrastar e demitir, uma assessora que está indiciada por formação de quadrilha e corrupção; e até ontem, um Chefe de Gabinete que usou o aparelho do Estado para espionar adversários políticos e acompanhou delegados para avisar o pai de um traficante que o filho seria preso.
O governo Yeda, e disso sabem bem os trabalhadores em educação e os bancários, ordenou que a Brigada Militar disparasse balas de borracha, bombas de efeito moral e usasse cães ferozes para tentar dissolver protestos legítimos de cidadãos contra os desmandos evidentes da administração tucana.
O governo Yeda não permitiu a conclusão de uma sindicância aberta há mais de três anos para investigar o comportamento de um procurador do Estado acusado de fazer parte de uma quadrilha que roubou R$ 44 milhões do Detran.
O governo Yeda escolheu um Chefe para a Casa Civil que foi gravado pelo vice-governador confessando o loteamento de cargos do primeiro escalão para financiar partidos que, em troca, sustentaram a administração e impediram que se investigasse as responsabilidades políticas sobre as fraudes do Detran e das grandes obras.
O governo Yeda, bem… basta que se veja os altíssimos índices de rejeição da governadora mesmo quando ela despeja em obras eleitoreiras todo o dinheiro que deveria ter sido investido na educação, na saúde e da segurança do povo gaúcho…
Pois é este governo que não mais a jornalista imparcial mas a candidata Ana Amélia Lemos, aparece aplaudindo nas fotografias da campanha. Convenhamos. Cumprindo este papel, Ana Amélia não está propriamente prestando um serviço à credibilidade. Nem do jornalismo, nem da política.

Nenhum comentário: