quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Correa continua sequestrado no Equador


A população de Quito começa a cercar o hospital da polícia onde o presidente Rafael Correa, segundo informações das agências internacionais, está sendo mantido preso pelos policiais amotinados. Agora há pouco, o comandante das forças armadas equatorianas, Ernesto González, fez uma declaração pública de solidariedade a Correa. Mas até agora não se registram movimento de tropa para garantir a integridade física do presidente.
Já houve enfrentamento entre populares e as forças policiais que cercam o hospital onde se encontrar o presidente. Há informações de adesão de militares à rebelião na cidade de Guayaquil.
Quem é Rafael Correa
O economista Rafael Correa, 47 anos, assumiu a presidência do Equador em 2006 ao derrotar o multimilionário Alvaro Noboa, no segundo turno, com mais de 56% dos votos.
Depois de tomar posse em janeiro de 2007, Correa convocou a população a aprovar uma Assembléia Nacional Constituinte para reformar as corroídas instituições políticas do país e obteve 82% de apoio a sua instalação.
Um ano depois, em setembro de 2008, a nova Constituição, que reformou o sistema de partidos e do parlamento, assim como os tribunais e organismos de controle do Estado, foi aprovada em referendo, com quase 64% dos votos.
Correa reforçou a integração sul-americana, impulsionada pela maioria de presidentes progressistas do continente, e se alinhou a Hugo Chávez e Evo Morales em torno da idéia de um socialismo do século 21.

Nenhum comentário: