domingo, 9 de janeiro de 2011

BES VAKIT / O TEMPO E O VENTO - 2006-Cinema Turco


Título Original: Bes Vakit
Direção: Reha Erdem
Roteiro: Reha Erdem
Gênero: Drama
Origem: Turquia
Ano De Lançamento: 2006
Música: Arvo Pärt
Fotografia: Florent Herry
IMDB


POST EM PARCERIA COM O FONFAGU !!

SINOPSE:

Em um pequeno vilarejo do interior da Turquia, um grupo de crianças tenta sobreviver às dificuldades do cotidiano por meio da imaginação e da integração com a natureza suas estações do ano. Obra-prima do cinema turco (vencedora do Prêmio Especial do Júri no Festival de Roma/2006) dirigida com notória emoção por Reha Erdem. Remete a outro sucesso infanto-juvenil, o israelense "Exuberante Deserto".

Informações Do Arquivo:

Formato: MVCD
Qualidade: DVDRip
Áudio: Turco
Duração: 111 Min
Cor
Tamanho: 781 MB (dividido em 4 partes)

DOWNLOAD:

1- http://www.megaupload.com/?d=4U5MSZZS
2- http://www.megaupload.com/?d=58FYF1CS
3- http://www.megaupload.com/?d=QBCMW8XC
4- http://www.megaupload.com/?d=H8SWJTMP

legendas português/BR:

http://www.megaupload.com/?d=MK46SDQG


Elenco:

Ozen Ozkan
Ali Bey Kayali
Bulent Yarar
Taner Birsel
Yigit Özsener
Selma Ergeç
Tarik Sönmez
Köksal Engür
Tilbe Saran
Sevinç Erbulak
Nihan Asli Elmas
Cüneyt Türel
Utku Baris Sarma
Eren Akan
Sükran Üçpinar
Sencer Sagdiç
Ali Sahinbas

O Filme:

Bes Vakit é um retrato da vida familiar nas áreas rurais da Turquia centrada na vida de três crianças: Omer, Yakup e Yildiz. A aldeia em que vivem é um tanto desorganizada, muitas casas já demonstram sua idade e as estradas desgastadas e vacilantes. O ambiente, por outro lado, é extremamente belo, que vão desde florestas verdejantes a espetaculares falésias e ao mar brilhando gloriosamente. O Diretor Reha Erdem faz uso da Steadycam para controlar os personagens quando eles viajam através da aldeia e da paisagem rural, criando uma sensação de que o pequeno povoado e seus arredores são um grande todo.
A vila, porém, não é um lugar harmonioso: há grande desconfiança entre gerações diferentes, do mais velho ao mais novo, e Omer, Yakup e Yildiz estão nesse meio. Os três filhos mais novos ganham o desgosto e a decepção de seus antepassados, e por sua vez, tornam-se desiludidos e rancorosos.

O pai de Omer está sempre desapontado com seu filho mais velho, e pouco faz para esconder a sua preferência por Ali, o irmão mais jovem brilhante de Omer. Omer começa a planejar maneiras de matar seu pai, que já está sofrendo com os efeitos de uma doença. Enquanto isso, Yakup, amigo de Omer, é repreendido por seu pai, por tentar roubar cigarros, mas descobre - para sua consternação - que está sendo ministrado por uma hipócrita moral. As mulheres da aldeia não estão livres deste ciclo fútil onde os velhos alienam os jovens e os jovens se ressentem da idade: Yildiz, uma menina jovem e inteligente, tem que cuidar do seu irmão, ainda bebê, em nome de sua mãe, e sofre cada vez mais sob o estresse da responsabilidade.

Não é à toa que, em suas complicadas famílias ingratas a vida destas crianças anseiam por uma fuga, e assim eles se reúnem no deserto em torno de sua aldeia para planejar , brincar e sonhar. Imagens recorrentes mostram os jovens filhos de bruços - morto ou dormindo - no deserto, um triste reflexo de um mundo onde já se sente o desapontamento.

Isso não quer dizer que este é um retrato sombrio da vida na Turquia rural. Ele está torcendo para ver o trabalho feito pelos membros da comissão de vila, que se reúnem para discutir questões prementes do local. Eles condenam o espancamento de um jovem pastor local por seu pai e organizam a construção de um novo telhado para uma senhora idosa melhor se ajustar com a proximidade do inverno. Existem também alguns momentos engraçados em Bes Vakit, incluindo as cenas onde as crianças riem com a procriação dos animais. Embora, mesmo tais cenas, sejam, em última análise permeada com a mesma tristeza encontrada ao longo do filme: os meninos pegam as meninas assistindo a um par de cavalos copulando e afastá-as, na crença de que as meninas não devem ter permissão para ver tais coisas. Em um lugar onde as figuras religiosas, aquém dos altos ideais a que aspiram, é triste ver o comportamento errado inspirado na cabeça dessas crianças.

O filme encontra a companhia perfeita na música do compositor finlandês Arvo Part. As cordas sombrias e assustadoras que incham periodicamente ao longo do filme mistura-se com os sons da natureza e da vida cotidiana, e chama-nos a refletir o tormento das relações humanas contra o mais sereno e belo de cenários. Apesar de quase duas horas de duração Bes Vakit não se torna um filme lento. Há tantos personagens e incidentes que o filme pode ser um pouco confuso em alguns pontos, mas é implacável e envolvente. Bes Vakit é notável por ter surgido aparentemente do nada e ter chamado (merecidamente) a atenção para o novo cinema oriundo da Turquia.

Nenhum comentário: