quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Equador avança na Educação..

Correa qualifica de histórica Lei de Educação no Equador
Escrito por Erica Soares   no Prensa Latina
  
Imagen activa O presidente equatoriano, Rafael Correa, qualificou de histórica a Lei Orgânica de Educação Intercultural, aprovada nesta terça-feira pela Assembleia Nacional com o voto de 108 de 124 legisladores.

  "Nela existem algumas reformas sumamente importantes, como o bacharelato único que é a tendência mundial", disse o Presidente, ao mesmo tempo em que assinalou que é uma barbaridade pedagógica que uma criança de 14 anos decida uma especialização que vai marcar sua vida.

Também indicou que aquilo criava uma heterogeneidade, "pois nos setores rurais como existe educação agrícola, então os jovens de 15 anos em seu bacharelato tinham que estudar tudo o que era relacionado à agricultura.

"Agora vamos ao bacharelato único que terá matérias optativas para que o jovem eleja livremente as matérias", disse Correa, e recordou que o atual título de bacharel não oferece tantas oportunidades de trabalho e por isso é necessário seguir a universidade.

O Presidente equatoriano ressaltou que esta nova Lei contém 143 artigos, 13 disposições gerais, 40 transitórias, 11 derrogatórias e uma disposição final e inclui uma boa valorização docente, pois a atual não se entende, disse à imprensa em Guayaquil.

Os educadores com esta lei recebem um importantíssimo aumento salarial, assinalou Correa, o qual em algumas categorias é duplicado, "e agora com essa Lei poderemos aumentar os salários", agregou.

Pediu o apoio dos cidadãos para conseguir "mais uma vitória popular, para dar um sim rotundo e confiar no Governo diante deste novo desafio", frente ao anunciado referendo, cujas perguntas serão enviadas nesta quarta-feira ao Tribunal Constitucional.

"Confiem em seu Presidente, jamais vamos falhar com vocês, estamos sempre com vocês, nunca os vamos trair e todas as coisas que fazemos é pelo benefício do povo equatoriano, sobretudo os mais pobres", enfatizou finalmente.


Nenhum comentário: