terça-feira, 29 de janeiro de 2008

DIREITO AO DELÍRIO

Eduardo Galeano

Já está nascendo o novo milênio. Não dá para levar muito a sério o assunto: afinal, o ano 2001 dos cristãos é o ano 1421 dos muçulmanos, o 5114 dos maias e o 5761 dos judeus. O novo milênio nasce num 1.º de janeiro por obra e graça de um capricho dos senadores do Império Romano, que um bom dia decidiram quebrar a tradição que mandava celebrar o ano-novo do começo da primavera. E a conta dos anos da era cristã deriva de outro capricho: um bom dia, o papa de Roma decidiu datar o nascimento de Jesus, embora ninguém saiba quando nasceu. O tempo zomba dos limites que lhe atribuímos para crer na fantasia de que nos obedece; mas o mundo inteiro celebra e teme essa fronteira.
Milênio vai, milênio vem, a ocasião é propícia para que os oradores de inflamado verbo discursem sobre os destinos da humanidade e para que os porta-vozes da ira de Deus anunciem o fim do mundo e o aniquilamento geral, enquanto o tempo, de boca fechada, continua sua caminhada ao longo da eternidade e do mistério.
Verdade seja dita, não há quem resista: numa data assim, por arbitrária que seja, qualquer um sente a tentação de perguntar-se como será o tempo que será. E vá-se lá saber como será. Temos uma única certeza: no século 21, se ainda estivermos aqui, todos nós seremos gente do século passado e, pior ainda, do milênio passado.
Embora não possamos adivinhar o tempo que será, temos, sim, o direito de imaginar o que queremos que seja. Em 1948 e em 1976, as Nações Unidas proclamaram extensas listas de direitos humanos, mas a imensa maioria da humanidade só tem o direito de ver, ouvir e calar. Que tal começarmos a exercer o jamais proclamado direito de sonhar? Que tal delirarmos um pouquinho? Vamos fixar o olhar num ponto além da infâmia para adivinhar outro mundo possível:
O ar estará livre de todo o veneno que não vier dos medos humanos e das humanas paixões;

Nas ruas, os automóveis serão esmagados pelos cães;

As pessoas não serão dirigidas pelos automóveis, nem programadas pelo computador, nem compradas pelo supermercado e nem olhadas pelo televisor;

O televisor deixará de ser o mais importante membro da família e será tratado como o ferro de passar e a máquina de lavar roupa;

As pessoas trabalharão para viver, em vez de viver para trabalhar;

Será incorporado aos códigos penais o delito da estupidez, cometido por aqueles que vivem para ter e para ganhar, em vez de viver apenas por viver, como canta o pássaro sem saber que canta e como brinca a criança sem saber que brinca;

Em nenhum país serão presos os jovens que se negarem a prestar o serviço militar, mas irão para a cadeia os que desejarem prestá-lo;

Os economistas não chamarão nível de vida o nível de consumo, nem chamarão qualidade de vida a quantidade de coisas;

Os cozinheiros não acreditarão que as lagostas gostam de ser fervidas vivas;

Os historiadores não acreditarão que os países gostam de ser invadidos;

Os políticos não acreditarão que os pobres gostam de comer promessas;Ninguém acreditará que a solenidade é uma virtude e ninguém levará a sério aquele que não for capaz de deixar de ser sério;

A morte e o dinheiro perderão seus mágicos poderes e nem por falecimento ou fortuna o canalha será transformado em virtuoso cavaleiro;

Ninguém será considerado herói ou pascácio por fazer o que acha justo em lugar de fazer o que mais lhe convém;

O mundo já não estará em guerra contra os pobres, mas contra a pobreza, e a indústria militar não terá outro remédio senão declarar-se em falência;

A comida não será uma mercadoria e nem a comunicação um negócio, porque a comida e a comunicação são direitos humanos;

Ninguém morrerá de fome, porque ninguém morrerá de indigestão;

Os meninos de rua não serão tratados como lixo, porque não haverá meninos de rua;

Os meninos ricos não serão tratados como se fossem dinheiro, porque não haverá meninos ricos;

A educação não será privilégio de quem possa pagá-la;

A polícia não será o terror de quem não possa comprá-la;

A justiça e a liberdade, irmãs siamesas condenadas a viver separadas, tornarão a unir-se, bem juntinhas, ombro contra ombro;

Uma mulher, negra, será presidente do Brasil, e outra mulher, negra, será presidente dos Estados Unidos da América; e uma mulher índia governará a Guatemala e outra o Peru;

Na Argentina as loucas da Praça de Mayo serão um exemplo de saúde mental, porque se negaram a esquecer nos tempos da amnésia obrigatória;

A Santa Madre Igreja corrigirá os erros das tábuas de Moisés e o sexto mandamento ordenará que se festeje o corpo;

A Igreja também ditará outro mandamento, do qual Deus se esqueceu: "Amarás a natureza, da qual fazes parte";

Serão reflorestados os desertos do mundo e os desertos da alma;

Os desesperados serão esperados e os perdidos serão encontrados, porque eles são os que se desesperaram de tanto esperar e os que se perderam de tanto procurar;

Seremos compatriotas e contemporâneos de todos os que tenham aspiração de justiça e aspiração de beleza, tenham nascido onde tenham nascido e tenham vivido quando tenham vivido, sem que importem nem um pouco as fronteiras do mapa ou do tempo;

A perfeição continuará sendo um aborrecido privilégio dos deuses; mas neste mundo confuso e fastidioso, cada noite será vivida como se fosse a última e cada dia como fosse o primeiro.

Eduardo Galeano - De pernas para o ar - A escola do mundo ao avesso

Um novo mundo à nossa espera

Eis o paradoxo dos paradoxos: num mundo que há oitocentos anos se vê cada vez mais presa de potências econômicas e guerreiras, a palavra de transformação e esperança renasce no seu elo mais frágil, a América Latina sempre subalterna e sem vocações hegemônicas de vulto.

A leitura das duas últimas partes do livro de José Luís Fiori, “O poder global e a nova geopolítica das nações” (Boitempo Editorial), que se chamam e analisam “A nova conjuntura mundial” e “A América Latina”, suscitam teses paradoxais, além de um sentimento de perplexidade diante deste “mundo velho sem porteira”.

Fica um gosto meio amargo ao final da leitura do livro, o de que a guerra é inerente ao capitalismo, e que, portanto, estamos diante de uma inevitabilidade que pode se confirmar no futuro. Já estamos numa guerra, reconheceria o mais otimista dentre nós. Sim, diria o mais cético, só falta sabermos no meio de que guerra, ou guerras, estamos. Estaremos às portas de uma guerra entre a China e os Estados Unidos? Ou da China com a Índia? Ambas? Ou será que continuamos dentro da Guerra Fria agora sem ser travestida de ideologia, mas cruamente revelando sua natureza de cerco dos Estados Unidos contra a Rússia.

Uma tese governou toda a política externa norte-americana nos últimos sessenta e cinco anos: quem controla o Oriente Médio controla a Eurásia; quem controla a Eurásia governa o mundo. Mas para isso é necessário isolar a Rússia e impedir que ela se una à Europa Ocidental, sobretudo à Alemanha, união que no presente não é impossível que venha a se desenhar. Aí sim estaríamos diante de uma nova guerra de grande monta. As escaramuças de hoje no Afeganistão, no Iraque, em Israel e na Faixa de Gaza,, além do cerco ao Irã, seriam os capítulos iniciais dessa nova guerra que já se desenha no ar. Como ela se fará? Através das “armas limpas” que hoje quase prescindem de seres humanos que as pilotem, como os aviões despovoados capazes de despovoar regiões inteiras com suas bombas em ataques maciços, ou com as novas armas da “economia suja”, esta que também despovoa o futuro de povos e povos numa clicar de mouse? Não sabemos.

Este quadro vem sendo perturbado pelos novos gigantes asiáticos, Índia e China. Mas Índia e China também são potências militares. A China, mostra o livro, além de militar, é uma potência milenar, que só não se expandiu antes pelos refolhos de sua política interna. Mas agora a China libera seus capitais, depois do interregno comunista que começou em 49 e terminou com o fim da Guerra Fria, se não antes. E já vem tomando espaço nas finanças da África e da América Latina.

Esta última, a América Latina, isto é, nós, é das figuras mais paradoxais da nova circunstância mundial. Eterna prima-pobre do poder mundial, região de ex-colônias e países subalternos na ordem global desde sempre, não tem um único país com a vocação hegemônica e de poder militar que demonstram as potências do passado, a do presente, e as do futuro asiático. O Brasil, na visão de Fiori, compartilha com a África do Sul a condição de, no plano internacional, pertencer “à turma do deixa-disso”. Bueno, não é de todo sem qualidades essa condição; pelo menos não habitamos um país guerreiro e conquistador, ainda que violento internamente.

Pois não é que é logo desta região desprovida de vocações hegemônicas que podem soprar e sopram os ventos de uma transformação possível? É a única região em escala mundial onde há uma sublevação, hoje, dos “condenados da terra”, para usar a expressão que Fanz Fanon tomou emprestada à letra da Internacional Comunista (“Les damnés de la terre”) para batizar seu famoso livro sobre as revoltas no terceiro mundo no pós-Segunda Guerra. É a única região do mundo onde a palavra “socialismo” é pronunciada com alguma ênfase, embora não se saiba muito bem o que ela pode significar no presente e no futuro, além de uma reserva ecológica em Cuba, que não se sabe quanto vai durar.

Entretanto, e nisto o livro é muito claro, para que essa sublevação se transforme em políticas robustas e consistentes, é necessária uma integração regional em termos de políticas energéticas, monetárias, e de desenvolvimentos combinados, que só podem ser obtidas com o funcionamento a pleno vapor do papel regulador e construtor dos estados nacionais revigorados.

Por aí se pode ter uma idéia, descendo agora ao nível prosaico do dia a dia, da verdadeira estupidez histórica que foi a orgia do “fim da CPMF”, por exemplo, em que a visão estratégica de país e continente foi substituída à direita, pela gana eufórica de “vamos impor uma derrota ao Lula”, e à extrema da esquerda, por um lavar as mãos de que Pilatos se orgulharia. Claro, sem falar nas atrapalhações no interior do governo, de seu partido majoritário e da “base aliada”, que agiram tarde, sem esclarecimentos conceituais, e tudo o que já sabemos.

Das páginas do livro, o mundo que se desenha à nossa frente é carregado de tensões, mas guarda ainda a possibilidade do imprevisto. As últimas palavras dele são de esperança, apesar de tudo. Falando destas diferentes e díspares sublevações na América Latina, Fiori assinala que o movimento de “auto-proteção” que elas reclamam “está vindo do social para o nacional e de ‘baixo’para ‘cima’. Na forma de um gigantesco movimento democrático, a favor de mais justiça na distribuição nacional e internacional dos direitos, do poder e da riqueza”.

Amém.
SENTIDO DE HUMOR E DA FESTA

Por Leonardo Boff - Teólogo

Os tempos não são bons. A humanidade é conduzida por líderes na maioria negativos e medíocres. As religiões, quase todas, estão doentes de fundamentalismo, arrogância e dogmatismo, sem excluir setores da Igreja Católica Romana, contaminados pelo pessimismo cultural do atual Papa.

Mesmo assim há ainda lugar para o humor e o sentido da festa? Creio que sim. Apesar dos absurdos existenciais, a maioria das pessoas não deixa de confiar na bondade fundamental da vida. Levanta-se pela manhã, vai ao trabalho, luta pela família, procura viver com um mínimo de decência (tão traída pelos políticos) e aceita enfrentar sacrifícios por valores que realmente contam. O que se esconde por detrás de tais gestos cotidianos? Ai se afirma de forma pré-reflexa e inconsciente: a vida tem sentido; aceitamos morrer, mas a vida é tão boa, como disse, antes de morrer, François Mitterand.

Sociólogos como Peter Berger e Eric Vögelin tem insistido em suas reflexões que o ser humano possui uma tendência inarredável para ordem. Onde quer que ele emirja, cria logo um arranjo existencial com ordens e valores que lhe garantem uma vida minimamente humana e pacífica.

É esta bondade intrínseca da vida que permite a festa e sentido de humor. Através da festa, no sacro e no profano, todas as coisas se reconciliam. Como afirmava Nietzsche, “festejar é poder dizer: sejam bem-vindas todas as coisas”. Pela festa o ser humano rompe o ritmo monótono do cotidiano, faz uma parada para respirar e viver a alegria de estar-juntos, na amizade e na satisfação de comer e de beber. Na festa, o beber e o comer não têm uma finalidade prática de matar a fome ou a sede, mas de gozar do encontro e de celebrar a amizade. Na festa o tempo do relógio não conta e é dado ao ser humano, por um momento, vivenciar o tempo mítico de um mundo reconciliado consigo mesmo. Por isso, inimigos e desconhecidos são estranhos no ninho da festa, pois esta supõe a ordem e a alegria na bondade das pessoas e das coisas. A música, a dança, a gentileza e a roupa festiva pertencem ao mundo da festa. Por tais elementos o ser humano traduz seu sim ao mundo que o cerca e a confiança em sua harmonia essencial.

Esta última confiança dá origem ao senso de humor. Ter humor é possuir a capacidade de perceber a discrepância entre duas realidades: entre os fatos brutos e o sonho, entre as limitações do sistema e o poder da fantasia criadora. No humor ocorre um sentimento de alívio face às limitações da existência e até das próprias tragédias. O humor é sinal da transcendência do ser humano que sempre pode estar para além de qualquer situação. No seu ser mais profundo é um livre. Por isso pode sorrir e ter humor sobre as maneiras que o querem enquadrar, sobre a violência com a qual se pretende submetê-lo. Somente aquele que é capaz de relativizar as coisas mais sérias, embora as assuma num efetivo engajamento, pode ter bom humor.

O maior inimigo do humor é o fundamentalista e o dogmático. Ninguém viu um terrorista sorrir ou um severo conservador cristão esboçar um sorriso. Geralmente são tão tristes como se fossem ao próprio enterro. Basta ver seus rostos crispados. Não raro são reacionários e até violentos.

Em última instância, a essência secreta do humor reside numa atitude religiosa, mesmo esquecida no mundo profano, pois o humor vê as realidades todas em sua insuficiência diante da Ultima Realidade. O humor e a festa revelam que há sempre uma reserva de sentido que nos permite ainda viver e sorrir.

Alceu Valença - Leque Moleque (1987)




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ALERTA AMARELO: MÍDIA COLOCA A PRÓPRIA "OPINIÃO" ACIMA DA SAÚDE PÚBLICA

Luis Carlos Azenha

vacina.JPG

Este é um dos gráficos do ESPECIAL do site do Estadão sobre a febre amarela. É o mapa de áreas de risco para febre amarela no Brasil. Causa um impacto visual e tanto nos leitores. Ou, pelo menos, nos leitores do Estadão. Seguem comentários de leitores que aparentemente gostaram dos gráficos:

"A materia apresentada é esclarecedora e deveria servir de referencia para que a Imprensa (não o Governo) levasse a informação até a população. Minha mulher trabalha em uma conceituada clinica de vacinações, em São Paulo, e eles tem recebido diariamente inumeras solicitações de vacinação e, em todas as vezes, precisam explicar aos interessados que o governo não disponibiliza a vacina para a rede privada sendo exclusiva atribuição do Governo Federal a produção, distribuição e aplicação das vacinas. Quando se analisa a área de risco e a quantidade de pessoas que para elas se deslocam, com os mais diferentes propósitos, em mim fica a duvida se a autoridade competente tem total controle da situação pois, diariamente, aparecem novos casos divulgados pela midia e, o pior, pacientes vão à óbito. Estamos diante de uma epidemia (pelo gráfico só nesse inicio de Janeiro já tivemos 11 casos)? Quais os reais riscos a que nos submetemos (veja o grafico dos anos anteriores)?"

E mais um:

"Esta matéria é a primeira que vejo que esclarece a população. Acho que o Governo Federal ao invés de colocar o engravatado minitro sei lado que da Saúde deveria através de jornais de grande circulação e TV de uma forma bem didática e simples esclarecer e orientar a população. De como se pega, os riscos, os sintomas e a importância de se vacinar nos casos de risco eminente. Com esta falta de informação e o pavor de ficarmos doentes e dependentes de um sistema de saúde falido e podre como é do Brasil, o povo não pensa duas vezes de correr e se vacinar. A opção da vacia tb deveria ser liberada e sem "frescuras" somos nós quem pagamos isso mesmo, então no Brasil é melhor prevenir do que remediar depois, isto é, se tiverem remédios e atendimento de qualidade para atender a demanda. Ou esclarece todo mundo ou vacina sem ficar reclamando da quantidade de pessoas que vão la para tomar sem ao menos estar próximo das áreas de risco."

estadao.jpg

O que diz o ESPECIAL do site do Estadão sobre a vacina? "No caso de doença febril, recomenda-se adiar a vacina". Só isso. O Estadão não fala das muitas contra-indicações da vacina, que ela não deve ser tomada por mulheres grávidas, nem por pessoas de mais de 60 anos de idade, nem que a própria vacina pode matar.

Ou seja, os leitores-comentaristas do Estadão dão seus palpites e fica tudo por isso mesmo. Segundo eles, existe uma epidemia, o esclarecimento da população deve ficar por conta da mídia e todo mundo deve se vacinar. Hoje, no entanto, o ministro da Saúde advertiu mais uma vez que pessoas que não precisam da vacina estão se vacinando. Há mais gente internada por conta de efeitos colaterais da vacina do que por suspeita de febre amarela.

Dois médicos, leitores deste site, já fizeram a advertência de que a vacina não deve ser tomada a não ser em caso de real necessidade. Se houvesse, por parte do Estadão, o mínimo de curiosidade, o jornal descobriria a existência de um semanário de epidemiologia publicado pela Organização Mundial de Saúde. Em sua edição mais recente, o semanário faz referência a uma campanha de vacinação no Peru, depois do terremoto de setembro de 2007, na qual houve quatro casos de mortes em 40 mil vacinados, o que levou o governo a suspender a campanha. Pode ser um problema específico da vacina utilizada no Peru - é o que está sendo investigado agora.

Se o pessoal do Estadão tivesse a curiosidade de fazer uma busca no site do Center for Diseases Control (CDC), por exemplo, por desconfiança do Ministério da Saúde, descobriria todas as contra-indicações que os americanos enfatizam, além da descrição detalhada de casos de reação à vacina não só nos Estados Unidos, mas em várias partes do mundo.

Não se trata mais de uma questão de bom ou mau jornalismo. Trata-se de ter ou não responsabilidade com a saúde pública. O ministro Temporão, repito, disse hoje que já há mais pessoas internadas por causa de reações causadas pela vacina do que sob suspeita de febre amarela. Qual deveria ser o papel da mídia neste momento? Informar corretamente os leitores, telespectadores e ouvintes, destacando que a decisão de se vacinar ou não só deve ser tomada depois de avaliar os riscos reais, não o alerta amarelo de colunistas em campanha eleitoral.




Amigas de Colégio - (Fucking Åmål)


Com título original de Fucking Åmål, Amigas de Colégio conta a história de duas adolescentes que descobrem as afinidades entre um mesmo sexo.

Åmål é a pequena cidade da Suécia em que vivem as duas garotas. Ela é interiorana, pacata e nada de novo acontece. Elin e Agnes são as únicas que apostam na diferença e enfrentam, com simplicidade e praticidade, a descoberta.

Elin é a garota mais cobiçada do colégio. Sua fama enlouquece os garotos, que a desejam como um objeto. Sua vida poderia ser aquilo que, inevitavelmente, acontece com maioria das mulheres da cidade. Elas tornam-se donas de casa com filhos, abandonadas e solitárias. Quando ela resolve ir à festa da menina mais desprezada da escola, sua vida toma outro rumo. Agnes é novata na cidade. É inteligente, culta, bonita, mas não faz o tipo "popular" e não se identifica com a turma. Seu diário revela que seus desejos e paixão platônica pertencem a Elin.

Quando esta chega para a frustada e vazia festa de aniversário de 16 anos, Agnes se recompõe, e mais tarde, choca-se com a atitude de Elin que, inesperadamente, lhe dá um beijo.
A partir de então, uma crise de identidade e opção sexual passa a fazer parte da intimidade das duas garotas, que se vêem apaixonadas, mas não sabem como assumir a relação.

Fugindo da grande maioria dos enfoques sobre a questão homossexual, o diretor revela um final surpreendente, prático e simples, negando os conceitos "difícil" e "problemático", comumente destinados à adolescência. Fucking Åmål é a estréia em longa-metragem do cineasta Lukas Moodysson. O diretor começou aos 17 anos escrevendo poemas e romances. Moodysson já realizou vários curtas-metragens. Entre eles Showdown in the Underworld, premiado no Festival de Cinema de Munique, e Talk(1997), exibido em vários países.
Créditos: makingOff - Baldolino51
Gênero: Drama
Diretor: Lukas Moodysson
Duração: 89 minutos
Ano de Lançamento: 1998
País de Origem: Suécia
Idioma do Áudio: Sueco
IMDB:
Qualidade de Vídeo: DVD Rip
Vídeo Codec: xvid
Vídeo Bitrate: 989 Kbps
Áudio Codec: mp3
Áudio Bitrate: 116
Resolução: 592x444
Formato de Tela: Widescreen (16x9)
Frame Rate: 25.000 FPS
Tamanho: 700 Mb
Legendas: No torrent

4 Swedish Movie Awards (Guldbagge), incluindo Melhor Filme de 1999, foi o candidato oficial da Suécia para o Oscar. Teddy Award e C.I.C.A.E Award, Audience Award, Special Prize of The Jury, Don Quijote Award e indicação para o Cristal Globe no Karlovy Vary International Film Festival, Student Jury Award no Flanders International Film Festival, Sutherland Trophy-Special Mention no London Film Festival, Prêmio de Melhor Filme, FIPRESCI Award e Youth Jury Award no Molodist International Film Festival. Indicado para o melhor filme europeu de 1999.
Moodysson nasceu no dia 17 de janeiro de 1969 em Malmo, Suécia, onde vive com sua esposa e dois filhos. Vegetariano, ele escreveu 2 livros, incluindo um romance.
"Fuckin' Amal" foi seu primeiro filme de longa - metragem (antes deste, ele havia feito 3 curtas). Assim como a personagem Agnes, Moodysson gosta de Morrissey e muitos outros tipos de música.
Antes do filme ele escrevia e trabalhava como garçom. Ele explica: "Eu queria mudar toda a minha vida. Então eu fiz prova para três tipos de instituições - para terminar o 2º grau (com a intenção de me tornar um advogado), para um instituto de culinária e para uma escola de cinema. Felizmente, só a escola de cinema me aceitou." Ele se formou no Stockholm's Dramatiska Institutet.
Sua cena preferida do filme é aquela em que a Elin está com a sua mãe assistindo ao "bingolotto"
"Nao sei explicar porque me emocionei ao final do filme. Acho que foi um misto de alegria e um profundo desejo de ter alguem como Elin, que enfrentou a todos com coragem pra ser feliz!! O filme me tocou no íntimo. Saí do cinema com a música 'Quase sem querer' (L. Urbana) na cabeça. E até hoje , quando vou dormir, a imagen de Elin solitária em seu quarto pensando na Agnes, enquanto Agnes tambem faz o mesmo, sempre me vem a cabeça... O amor é lindo, e encontrou em FA um grande veículo para se expressar. Pra mostrar as pessoas que
se tão somente amarmos, podemos ser felizes. "
Cátia Maciel
Coopere, deixe semeando ao menos duas vezes o tamanho do arquivo que baixar.

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Simon & Garfunkel - The Essential Simon & Garfunkel 2CD Set (2003)

Uploader: Customer
CD 1:
01. Wednesday Morning, 3 Am (Live) (02:45)
02. Bleeker Street (02:45)
03. The Sound Of Silence (03:06)
04. Leaves That Are Green (Live) (02:31)
05. A Most Peculiar Man (Live) (02:33)
06. I Am A Rock (02:51)
07. Richard Cory (02:56)
08. Kathy's Song (Live) (03:23)
09. Scarborough Fair - Canticle (03:10)
10. Homeward Bound (02:29)
11. Sparrow (Live) (03:03)
12. The 59th Street Bridge Song (Feelin' Groovy) (01:56)
13. The Dangling Conversation (02:38)
14. A Poem On The Underground Wall (Live) (02:06)
15. A Hazy Shade Of Winter (02:18)
16. At The Zoo (02:23)
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16 Tracks — 00:42:53
58,86 MB | mp3 | ~192 kbps

CD 2:
01. Mrs. Robinson (04:03)
02. Fakin' It (03:19)
03. Old Friends (02:36)
04. Bookends Theme (01:21)
05. America (03:37)
06. Overs (Live) (02:26)
07. El Condor Pasa (If I Could) (03:08)
08. Bridge Over Troubled Water (04:53)
09. Cecilia (02:55)
10. Keep The Customer Satisfied (02:35)
11. So Long, Frank Lloyd Wright (03:43)
12. The Boxer (05:09)
13. Baby Driver (03:17)
14. The Only Living Boy In New York (03:59)
15. Song For The Asking (01:50)
16. For Emily, Whenever I May Find Her (Live) (02:27)
17. My Little Town (03:52)
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17 Tracks — 00:55:10
75,65 MB | mp3 | ~192 kbps

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segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

CARNAVAL URIBISTA NA COLÔMBIA

Por Raul Fitipaldi.

“Não cabe a menor dúvida que a marcha de quatro de fevereiro é convocada pelo uribismo contra o presidente Chávez e a favor da guerra. Apenas basta reconhecer os que convocam na Colômbia e no mundo, entre eles a terrorista Associação Cubano- Americana de Miami. As consignas fomentam o ódio contra Venezuela bolivariana e contra a figura do Presidente Chávez, assim como mexem nas chagas da confrontação na Colômbia. No fundo, opõem-se à troca humanitária e favorecem os operativos militares de resgate; fomentam a militarização da vida nacional e as vias de força que auspicia o governo de Uribe Vélez e que cavalgam na “segurança democrática".

*Carlos Lozano Guillén

O corso uribista convoca. A ala do crime organizado vai desfilar em 4 de fevereiro apoiando o Plano Colômbia e todas suas reedições. As curiosas mascarinhas vão berrar e denunciar com histeria o que mais anseiam: a dependência, o sonho dourado de ser uma Miami de segunda pelos séculos dos séculos, amém. Sem terras cultiváveis, sem aparelho produtivo, com um aumento fatal da pobreza e dos desalojados. Triste máquina narcotizada a serviço da noite nova-iorquina. Perversa ladainha de acomodados aos que lhe importa uma nada a miséria, a acumulação das doenças e a dor; tudo o que se passe fora de Bogotá, Medellín, Cáli e Barranquilla. O lixo espiritual da Colômbia vai desfilar em favor da morte, do massacre, o narco-paramilitarismo terrorista, o governo colonizado, as transnacionais e os gringos do norte. As mitras adornarão a avenida. Que procuram com esse divertido espectro carnavalesco? Vejamos para o que estão convocando.

O evento se chama: Grande Marcha Nacional e Internacional contra as FARC. Pelo que se observa, as palavras “em favor”, a idéia de acordos humanitários, a tolerância, não estão na liturgia deste grêmio carnavalesco. Dizem, em uma das convocatórias que aparecem na Internet que querem mostrar sua raiva; muito cristão de sua parte. Ah, mas depois dizem que não querem mais o uso das armas para obter o poder, que querem ser ouvidos, querem ser levados em conta. Será que Álvaro Uribe Vélez não dá bola a esta boa gente que está com raiva? Mas, se são seus próprios eleitores, são os que respondem às ligações das pesquisas que só se realizam naquelas cidades onde a classe média pode dançar conforme a cúmbia comandada pela família Santos. Que ingrato!, Se nessas cidades ele tem segundo as pesquisas feitas à medida do excelentíssimo, o 80% do apoio popular. Olhem, se na convocatória escreveram “somos os melhores que não aparecemos como notícia”, mas, por quê os jornais da oligarquia colombo-ianque-espanhola não tiram uma fotinho, pelo menos, dos seus amiguinhos?

Os bonzinhos burgueses convidam a desfilar com camisetas brancas, bandeiras brancas, com flores, bom, nada que seja negro, índio, tudo branquinho e perfumado. Convidam à família, filhos e filhas, aos amigos, aos seus amigos, para que se faça “um alto no caminho para que as FARC entendam que NÃO OS QUEREMOS”. Imagino que as FARC também não os devem querer muito. Porque não dá pra querer a todos por igual num país onde, goste ou não a estes chiques, há uma guerra, e o país está dividido territorial, geopolítica e economicamente, onde há um combate entre o narcotráfico, os paramilitares, os meios de comunicação, o governo central, as multinacionais e o imperialismo de um lado, e do outro as FARC e o ELN. Finalmente, os que convocam dizem que são muitos mais os colombianos que não utilizam a violência como uma ferramenta de poder. É verdade, segundo informes independentes realizados por diversas organizações, a associação terrorista que governa o país quase ostenta a exclusividade das chacinas, as mentiras e as corrupções da Colômbia. O mais rápido possível, haveria que tirar de Uribe e seus amigos, as armas com as que estão liquidando ao povo neo-granadino e dando de presente o país ao seu amo de Washignton.

Segundo registra um artigo do jornal El Espectador de Bogotá, assinado pelo advogado Ivan Cepeda, “em menos de duas semanas os grupos paramilitares – agora mimetizados na imprecisa definição de bandas emergentes – assassinaram 12 pessoas, desapareceram a 9 e desalojaram a outras 120, no território de El Palmar, Nariño, assassinaram 4 adultos e um menor. O ex-governador desse departamento, Eduardo Zúñiga, atribui o massacre a paramilitares. Esse mesmo dia em Medellín, foi desaparecido o advogado Victor Hugo Gallego, da Corporação para a Paz e o Desenvolvimento Social, Corpades.” “Em 11 de janeiro de 2008, enquanto se realizava uma festa familiar no bairro ‘Once de Noviembre’, vários homens armados chegaram disparando, assassinaram 5 pessoas e feriram mais 3. As vítimas eram líderes comunitários. Em 14 de janeiro, a Promotoria do Povo informou que um grupo paramilitar ingressou em Santa Mônica, departamento del Chocó, assassinou duas pessoas, levou-se outras 8 e desalojou perto de 120 habitantes da população.

Cabe acrescentar a estes graves fatos que recentemente em Bucaramanga apareceram em lugares públicos mensagens ameaçadoras do grupo ‘Águias Negras’. O prefeito da cidade desestimou as ameaças dizendo que estes grupos não têm presença ali. No entanto, num informe de 2007, a Promotoria do Povo advertia que no departamento de Santander se registra a existência de tais agrupações. Isto significa que em quatro departamentos do país e em menos de 15 dias, os paramilitares cometeram duas chacinas, várias desaparições forçadas, e provocaram o translado forçoso massivo depois de una intromissão armada.”

Cepeda se dirige a Uribe nestes termos: Que se pode esperar desses funcionários e instituições quando a atitude do Governo Nacional está marcada pelo silêncio e a negação? Em lugar de condenar essas atrocidades, o Senhor Presidente, empenha-se em tentar convencer ao país e o mundo que os grupos paramilitares já não existem na Colômbia; uma afirmação que desmentem irrefutavelmente os fatos. Quando se pronunciará o Senhor sobre os crimes contra a humanidade que seguem cometendo os grupos paramilitares? Quando haverá uma alocução solene para condenar as desaparições forçadas massivas que levaram milhares de compatriotas a fossas comuns e cemitérios clandestinos? Quando o Governo Nacional se pronunciará oficialmente contra o desalojamento forçado praticado pelos paramilitares que lhe arrebataram a terra a milhões de compatriotas?

É verdade que o seqüestro é uma prática criminal que a sociedade colombiana não deve tolerar sob nenhum conceito. Mas, na Colômbia não só existem centos de seqüestrados pelas guerrilhas. Há milhares de desaparecidos, assassinados e desalojados por agentes estatais e pelos grupos paramilitares que, como o Senhor lembrará, foram auspiciados faz mais de uma década através das empresas de segurança Convivir. Essa realidade não se esvairá com a teimosa insistência do Governo numa concepção unidimensional do terrorismo”.

Iván Cepeda é advogado especialista em direitos humanos, diretor da Fundação “Manuel Cepeda Vargas” e membro do Movimento Nacional de Vítimas de Crimes do Estado. Junto com outros defensores/defensoras dos direitos humanos, colaborou na documentação de aproximadamente 40.000 casos de sérias violações aos direitos humanos, cometidas na Colômbia desde 1996, noticia El Espectador.Não deveriam os colombianos ocupar a rua, as praças de toda Colômbia pedindo uma resposta imediata às perguntas de Cepeda, em lugar de juntar uma tropa de marionetes para desfilar pela paz dos ricos e de uma classe média que se espelha na Globovisão e dela se alimenta para opinar, pular, rir e chorar como uma banda de bobos, que relembra às senhoras e senhoritas chiquérrimas que faziam panelaços nos bairros acomodados de Santiago de Chile contra Allende. Essa barulheira igualzinha de atordoada à que em Caracas, cada tanto invade as ruas para que derrubem o “negro nojento” que lhes tirou PDVSA.

O senador Petro do partido Pólo Democrático Alternativo colombiano declarou à União Rádio da Venezuela: “A crise humanitária colombiana, tal e como se está apresentando perante o mundo pareceria que se reduz à situação das pessoas nas mãos das FARC. Mas, isto é só uma parte, a ponta do iceberg da enorme crise humanitária na qual se encontra Colômbia. A outra parte, submergida, é a dos 4 milhões de desalojados, despossuídos de todas suas propriedades por um sistema que diz oferecer ante todo a “sagrada propriedade privada”, - quase o 10% da população total do país! – que tem originado a política agrária de concentração de terras e a guerra, conscientemente planejada e aprovada pelo governo por via de leis ditadas ah hoc, terras que foram parar a mãos de paramilitares e narcotraficantes, convertidos em terratenentes da noite para a manhã, e às empresas agroindustriais, mineiras, petroleiras, turísticas, etc.”

Tem razão o senador do Pólo Democrático Alternativo. Mas, além disso, deixa em claro que há outra verdade na Colômbia, fora da verdade cristalizada na mídia multinacional, cantada em verso e prosa por Uribe e seus sócios. Essa verdade não tem espaço no sistema de descomunicação dominante. Como também ficou evidente durante os diversos governos colombianos e em cada uma das tentativas para a paz iniciadas, que o governo neo-granadino tem medo da paz. Se Colômbia tivesse acesso um dia à paz verdadeira, democrática e soberana, a sorte de Uribe não seria diferente da que tiveram personagens tenebrosos da América Latina como Alberto Fujimori e Manuel Noriega. Uribe precisa cumprir suas obrigações com os Estados Unidos para seguir livre embora forme parte da lista de 82 imputados por seus próprios patrões gringos por corrupto. Se não se comporta bem, já sabe: a Noriega lhe custou 17 anos de cana. Tornou-se velho na prisão ianque quando não lhe serviu mais ao patrão.

E esse patrão não só vigia de perto, como que ocupa o território colombiano e quando alguma coisa não sai como desejam, por exemplo: a concretização da entrega unilateral de Clara Rojas, Consuelo González e o menino Emmanuel, feita pelas FARC em desagravo ao Presidente Chávez e à senadora negra colombiana Piedad Córdoba, descem até os infernos da Colômbia o subsecretário de Estado para Assuntos Hemisféricos imperialista, Thomas Shannon, o czar “antidrogas” John Walter e a dita cuja Condoleezza Rice. E não têm a menor vergonha de falar inclusive com os que são chefes de verdade, como anunciam os meios do sistema (EFE/El Tiempo) sem o menor pudor:

“Um grupo de paramilitares supostamente desmobilizados reuniu-se nesta sexta-feira (25/1/08) com Rice num parque de ciência e tecnologia de Medellín.

Na cita, os supostos ex - paramilitares aproveitaram para contar-lhe à funcionária suas experiências na vida civil e os programas de reincorporação que empreendeu o Governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe, cuja eficácia foi colocada em xeque por diversos porta-vozes dentro e fora de Colômbia.

Incluso o ex-chefe das Autodefesas Unidas de Colômbia (AUC), Salvatore Mancuso, afirmou publicamente que grupos dessa agrupação de extrema direita estiveram se rearmando.

Em fevereiro de 2007, Mancuso assegurou que aproximadamente uns 5 mil combatentes paramilitares que supostamente tinham se desmobilizado se tinham organizado novamente.

Antes Mancuso, em dezembro de 2006 o porta-voz e ex - comandante das AUC Ernesto Báez advertiu também acerca de um rearme de paramilitares desmobilizados, trás a ruptura de um diálogo de paz que mantinha o Governo colombiano e esse grupo de ultra-direita.

Báez asseverou que o programa oficial de re-inclusão de paramilitares “fracassou” e que atualmente existem 31 mil paramilitares que, segundo o Governo colombiano, foram desmobilizados e não receberam nenhum dos benefícios oferecidos pelo Executivo ao início do acordo de paz.”

Os próprios delinqüentes demonstram que o governo não quer a paz. Há uma associação terrorista conduzindo Colômbia que não procura, nem lhe interessa, nem tenta a paz. Porque a paz significaria um desastre para seus negócios, e para os negócios do patrão. Há que seguir fabricando drogas na Colômbia para que os Estados Unidos possam seguir consumindo. Há que seguir matando para que se possa calar a verdade de décadas de desmembramento social e que os responsáveis, antes e durante o governo de Uribe, não paguem nem por um só dos seus delitos. Há que seguir esvaziando o campo para que as multinacionais norte-americanas e européias os usem como melhor lhes aproveite. Há que seguir ocultando as contas do endividamento do Estado colombiano e os benefícios imensuráveis que obtêm todos os dias os bancos espanhóis e os meios de descomunicação multinacionais que ditam a mentira que deve ser anunciada a cada hora na Colômbia. Há que seguir recebendo e vendendo armas.

Pois, todos os habitantes desta América Latina, seja qual for nossa nacionalidade, temos que estar atentos a isto, porque simplesmente Colômbia a mercê dos gringos significa o Império em nossa Pátria Grande. É a Lei Patriótica por inteiro nas terras latino-americanas. É o tráfico de drogas, a morte e o desalojamento humano arregimentado, como acontece na Palestina. É a desestabilização de todos e cada um dos governos populares da região. O governo Uribe significa isso e nada mais do que isso. Portanto, é necessário responder-lhe a esse desfile carnavalesco da burguesia e da oligarquia colombiana com todo tipo de expressões que exijam a paz imediata na Colômbia, a troca humanitária que libere os retidos da guerrilha e os presos políticos que lotam as prisões colombianas, a derrota deste governo lacaio do Império, seu julgamento por uma justiça independente e a integração do povo colombiano à Nova Época política e social que vive América Latina. Uma marcha verdadeira a caminho da paz é indispensável.

* Carlos Lozano Guillén é Diretor do Semanário La Voz e dirigente do Partido Comunista Colombiano.

RACISMO, SEGREGAÇÃO E O DEBATE SOBRE COTAS EM UNIVERSIDADES

Por Conca D. Maçaneiro.

O Racismo, apesar de suposta baixa intensidade em que se entremostra no Brasil, é possível percebê-lo operando de forma massiva em todos os espaços institucionais e sociais. Você teme uma guerra entre raças por causa das cotas em universidades? Mas esta guerra já existe há muito tempo. Você não a percebe, porque ela se apresenta de forma regulamentada, perfeitamente assimilável pelos sistemas burocráticos dos Estados, pelo Direito, pela polícia, pelo governo eventual, pela historiografia e, conforme acrescenta ainda, *Langer & Cemin (2003; 244), pelos “tão propalados memoriais aos pioneiros (que sempre homenageiam o colono europeu) e os festejos municipais que enaltecem as etnias européias, são exemplos do eurocentrismo que impregnou o senso comum e a historiografia sul-brasileira”. Mas, é, sobretudo pelo “sistema de gestão diferenciada de criminalidades”, segundo **Michel Foucault, que se percebe a natureza e o objetivo implícito nas formas jurídicas – “uma forma regulamentada de promover a guerra” (Foucault, 1973 ; 56-57). Daí que, esse modelo de Estado se apresenta como uma máquina de produzir paredes de manicômio (presídios e penitenciárias) em detrimento das já putrefatas paredes de salas de aula e das pouco existentes bibliotecas públicas.

Esta guerra começa a intensificar-se à medida que se traz ao debate, o sistema de “cotas raciais”, como uma medida de caráter compensatório, como de fato deve ser entendida, pois não deixa de ser um paliativo, em que se Muda, mas não se Transforma. Porém, neste debate houve uma incrível perda de objeto (corroborado principalmente pela grande mídia e mídia local, como sentinela do poder econômico a quem serve de porta voz, à medida que depende de suas relações comerciais). O problema fundamental não está nas cotas, mas na falta de vagas, pois a Educação não é “merecimento” e sim, um direito! E se é um direito e não um merecimento, por ter atingido o percentual desejável em uma prova que somente mede “assimilação” e não “aprendizado”, conclui-se, dessa forma, que o senso comum está equivocado, haja vista, que a segregação é o produto final da exclusão e não o da inclusão. Mas, enquanto persistirem governantes construtores de penitenciárias e não de escolas e universidades públicas, ficará mesmo muito difícil, acabar com este estado de anomalia social.

Não temos que lutar contra as cotas em universidades, temos que lutar pela universalização do acesso ao ensino público, pelo fim do sistema arcaico de vestibulares que beneficiam o estudante de escola particular treinado para se dar bem em provas de “múltipla escolha” enquanto os de escolas públicas são treinados para servir o patrão, a serem submissos, obedecer as autoridades, enfim, para serem “corpos úteis” e “omissos” (Foucault, 1973) para servir a uma engrenagem e alimentar o seu círculo dominante.

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NOTAS

* LANGER, Protasio Paulo; CEMIN, Valdir. Conflitos Étnicos no Oeste de Santa Catarina (Artigo). Chapecó: CEOM-ARGO, vol. 17, nº 18, 2003.

** MICHEL FOUCAULT, foi um pensador e escritor francês contemporâneo, nasceu em 1926 e morreu em 1984. Formado em Filosofia e Psicopatologia, foi discípulo de Louis Althusser. Concentrou sua inteligência na reflexão de graves problemas do ser humano e da sociedade. Notabilizou-se por obras tais como História da Loucura (1961), A Arqueologia do Saber (1969), além de A Verdade e as Formas Jurídicas (1973) e Vigiar e Punir, publicado em 1975, e que ora apresentamos.

Ilusão do Sufrágio Universal





Mikhail Bakunin


Os homens acreditavam que o estabelecimento do sufrágio universal garantia a liberdade dos povos. Mas infelizmente esta era uma grande ilusão e a compreensão da ilusão, em muitos lugares, levou à queda e à desmoralização do partido radical. Os radicais não queriam enganar o povo, pelo menos assim asseguram as obras liberais, mas neste caso eles próprios foram enganados. Eles estavam firmemente convencidos quando prometeram ao povo a liberdade através do sufrágio universal. Inspirados por essa convicção, eles puderam sublevar as massas e derrubar os governos aristocráticos estabelecidos. Hoje depois de aprender com a experiência, e com a política do poder, os radicais perderam a fé em si mesmos e em seus princípios derrotados e corruptos.

Mas tudo parecia tão natural e tão simples: uma vez que os poderes legislativo e executivo emanavam diretamente de uma eleição popular, não se tornariam a pura expressão da vontade popular e não produziriam a liberdade e o bem estar entre a população?

Toda decepção com o sistema representativo está na ilusão de que um governo e uma legislação surgidos de uma eleição popular deve e pode representar a verdadeira vontade do povo. Instintiva e inevitavelmente, o povo espera duas coisas: a maior prosperidade possível combinada com a maior liberdade de movimento e de ação. Isto significa a melhor organização dos interesses econômicos populares, e a completa ausência de qualquer organização política ou de poder, já que toda organização política se destina à negação da liberdade. Estes são os desejos básicos do povo.
Os instintos dos governantes, sejam legisladores ou executores das leis, são diametricamente opostos por estarem numa posição excepcional.

Por mais democráticos que sejam seus sentimentos e suas intenções, atingida uma certa elevação de posto, vêem a sociedade da mesma forma que um professor vê seus alunos, e entre o professor e os alunos não há igualdade. De um lado, há o sentimento de superioridade, inevitavelmente provocado pela posição de superioridade que decorre da superioridade do professor, exercite ele o poder legislativo ou executivo. Quem fala de poder político, fala de dominação. Quando existe dominação, uma grande parcela da sociedade é dominada e os que são dominados geralmente detestam os que dominam, enquanto estes não têm outra escolha, a não ser subjugar e oprimir aqueles que dominam.

Esta é a eterna história do saber, desde que o poder surgiu no mundo. Isto é, o que também explica como e porque os democratas mais radicais, os rebeldes mais violentos se tornam os conservadores mais cautelosos assim que obtêm o poder. Tais retratações são geralmente consideradas atos de traição, mas isto é um erro. A causa principal é apenas a mudança de posição e, portanto, de perspectiva.

Na suíça, assim como em outros lugares, a classe governante é completamente diferente e separada da massa dos governados. Aqui, apesar da constituição política ser igualitária, é a burguesia que governa, e é o povo, operários e camponeses, que obedecem suas leis. O povo não tem tempo livre ou educação necessária para se ocupar do governo. Já que a burguesia tem ambos, ela tem de ato, se não por direito, privilégio exclusivo. Portanto, na Suíça, como em outros países a igualdade política é apenas uma ficção pueril, uma mentira.

Separada como está do povo, por circunstâncias sociais e econômicas, como pode a burguesia expressar, nas leis e no governo, os sentimentos, as idéias, e a vontade do povo? É possível, e a experiência diária prova isto. Na legislação e no governo, a burguesia é dirigida principalmente por seus próprios interesses e preconceitos, sem levar em conta os interesses do povo.

É verdade que todos os nossos legisladores, assim como todos os membros dos governos cantonais são eleitos, direta ou indiretamente, pelo povo. É verdade que, em dia de eleição, mesmo a burguesia mais orgulhosa, se tiver ambição política, deve curvar-se diante de sua Majestade, a Soberania Popular. Mas, terminada a eleição, o povo volta ao trabalho, e a burguesia, a seus lucrativos negócios e às intrigas políticas. Não se encontram e não se reconhecem mais. Como se pode esperar que o povo, oprimido pelo trabalho e ignorante da maioria dos problemas, supervisione as ações de seus representantes? Na realidade, o controle exercido pelos eleitores aos seus representantes eleitos é pura ficção, já que no sistema representativo, o controle popular é apenas uma garantia da liberdade do povo, é evidente que tal liberdade não é mais do que ficção.