Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação do Correio da Cidadania | |
No que já se tornou uma regra, o verão brasileiro mais uma vez foi
permeado por desastres oriundos de chuvas. Chuvas e catástrofes são
praticamente sinônimas nestes tristes trópicos. Em São Paulo, maior
metrópole do país, a espiral de problemas trazidos pelas chuvas tem
tornado a cidade cada vez mais insustentável, bastando alguns minutos de
chuva para deixar de funcionar.
Em entrevista ao Correio da Cidadania, a urbanista e professora da FAU-USP Ermínia Maricato
descreve um panorama desalentador a respeito da gestão de uma cidade,
que, mesmo afundando, não traz indícios de reversão das atuais lógicas
predatórias de ocupação do solo. O domínio da especulação imobiliária e a
incessante construção de vias asfaltadas, que agrava o quadro de "uma
das maiores áreas impermeáveis do mundo", articulam-se a partir de
poderosos grupos e interesses econômicos, que imperam cada vez mais
soberanos em meio ao descaso público e à apatia social.
Em face destas constatações, a recente tomada do Ministério das
Cidades por interesses políticos imediatos, assim como o estrondoso
corte de verbas de que foi vítima, em pleno começo de uma nova gestão
presidencial, nem mesmo chegam a ser surpreendentes. "Os governantes
começam obras que eles podem acabar em quatro anos. Drenagem e sistema
de transporte de massa não são obras para quatro anos. Toda a criação de
uma gestão sobre o solo não é coisa de curto prazo".
Em uma metrópole comprometida já a partir de sua concepção histórica,
a urbanista é ainda veemente em dizer que o mero apontamento de erros, a
partir de velhas e novas concepções de planejamento urbano, se tornou
uma postura insuficiente e inócua.
A íntegra da entrevista pode ser conferida a seguir.
Correio da Cidadania: Chuva e catástrofe viraram sinônimos na cidade
de São Paulo. Basta que chova em média intensidade e são milhares de
pontos alagados e vias congestionadas. Onde estão as raízes estruturais
dessa rotina ‘trágica’ em que se transformou a vida dos paulistanos?
Ermínia Maricato: Em primeiro lugar, se formos ver o que acontece
em vários aspectos da vida da cidade, esse não é o único fenômeno
catastrófico. As conseqüências da poluição do ar são, por exemplo, outro
fenômeno muito negativo. Há pesquisas que fazem correlação entre mortes
por problemas cardíacos, dentre outras, com a poluição, que só neste
momento aparecem. Acredito que o problema das enchentes fica mais
evidente porque as pessoas que andam de automóvel vêem um trânsito cada
vez mais caótico, de forma clara.
A cidade de São Paulo é uma das maiores áreas impermeabilizadas do
mundo. Não sou eu que acho, e sim diversos especialistas do mundo que já
vieram aqui e ficaram muito impressionados com a gigantesca superfície
impermeabilizada – esse é o grande problema. E tivemos políticas que
trabalharam para impermeabilizar o solo e fazer o mesmo com os canais de
drenagem da cidade, e que não foram fruto somente de uma política
rodoviarista, de prioridade ao automóvel, mas também de uma engenharia
vesga; fizeram as marginais dos rios, impermeabilizando assim o
principal meio de extravasamento de sua água, as avenidas de fundo de
vale, a canalização de córregos, a própria retificação do rio Tietê, que
era cheio de meandros em suas várzeas...
Tivemos grandes obras que contribuíram para apressar o caminho das
águas, o escoamento para as calhas, sem retenção d’água. O processo de
urbanização da cidade foi acompanhado de erros, é importante dizer, não
foi natural.
Agora, incidimos em novos erros, como os piscinões. Como se apressaram
as águas, o que não pode ocorrer, estamos retardando o caminho delas
através dos piscinões. Não estou sequer os criticando nessa situação de
emergência, mas são muito discutíveis. E, além disso, não fazemos o
necessário: diminuir um pouco a superfície impermeável e torná-la
permeável, ter diretrizes para a cidade. É preciso retirar aquilo que
impermeabiliza a cidade, não apenas fazer piscinão. A ampliação da
Marginal feita pelo Serra foi completamente na contramão de tudo que
deveria ser feito.
Correio da Cidadania: Isto é, por mais que os problemas aumentem, os paradigmas não mudam.
Ermínia Maricato: Exatamente. Estamos diante do rodoviarismo, a
principal causa disso tudo, do desprezo impressionante pelas causas
reais dos problemas, como no caso da drenagem da cidade, algo muito
pouco observado.
O Alckmin até fez mais do que o Serra, mas devemos insistir na
observação da questão do controle da ocupação e uso do solo, suas
diretrizes, do que decorrem todos os problemas destacados.
Correio da Cidadania: Nesse sentido, não seria preciso incluir de
forma clara nos debates a questão da macro-drenagem, cada vez mais
inviabilizada com a impermeabilização do solo urbano, o que confronta a
própria geologia de São Paulo, uma cidade erigida sobre áreas varzeanas e
centenas de cursos d’água, muitos já concretados ao longo das décadas?
Ermínia Maricato: São tantos os cursos d’água (alguns deles
secaram e não existem mais) que uma parte fica canalizada nas galerias,
exigindo manutenção, o que é caríssimo. Há áreas na cidade em que se
abrem grandes buracos nas galerias periodicamente. Aí se vê que tem uma
galeria desabando, muito envelhecida, no terreno.
Portanto, tivemos, de fato, uma engenharia que comprometeu muito o
crescimento da cidade. E quando falamos "precisa de área permeável", há
certos momentos em que, ao invés de um piscinão, o melhor seria liberar
as margens de córregos e rios. Em alguns casos! Em outros, a solução é
resolver o problema de esgoto e drenagem na beira do córrego, com
urbanização, retirando algumas famílias e mantendo a maior parte. E
ainda há as situações em que o jeito é a retirada de toda a população,
por estar correndo risco e impedindo o córrego de exercer sua função de
drenagem.
O problema é o seguinte: além de estarem ligadas ao interesse das
empreiteiras, obras têm uma função muito paradigmática: é muito comum as
pessoas terem a idéia de que política urbana é um conjunto de obras;
política habitacional é um conjunto de obras; projetos de drenagem são
um conjunto de obras. Há obras no meio disso, mas há a gestão, a
liberação de solo para permeabilização...
Correio da Cidadania: Além da necessidade de um acompanhamento
efetivo do que se faz em algumas áreas. Não basta a obra imediata.
Ermínia Maricato: E além do acompanhamento, o projeto é muito
importante! É incrível, porque vemos os projetos de conjuntos
habitacionais para a população de 0 a 3 salários mínimos repetindo
exatamente os mesmos erros da ditadura militar, 30, 40 anos atrás. É
impressionante vermos isso. Colocam a população fora da cidade, geram um
problema gravíssimo de mobilidade e transporte, estendem
horizontalmente a cidade, de forma que fique mais impermeável. Ou seja,
aquela habitação cria problemas, não aponta soluções, pois agrava os
defeitos da cidade.
Dependendo do projeto e de sua localização, não precisa de
infra-estrutura, pois ela já está presente. O problema é que ninguém
quer enfrentar o interesse dos proprietários imobiliários - sejam eles
pobres ou ricos, que se diga. A questão da propriedade privada pega todo
mundo no Brasil. Até mesmo a valorização da pequena propriedade já
indispõe uma classe média baixa com moradores de favela...
Correio da Cidadania: Pode-se, neste sentido, afirmar que, na medida
em que prevalecem os interesses privados, não se aplicam os instrumentos
criados para o controle da propriedade e do uso do solo, como o
Estatuto da Cidade e o Plano Diretor?
Ermínia Maricato: É muito difícil implementar instrumentos da
função social da propriedade, previstos na Constituição Federal, no
Estatuto das Cidades, e que precisam constar também nos planos
diretores. Os PDs são vagos, não marcam as terras ociosas da cidade, que
deveriam sofrer com o IPTU progressivo, que por sua vez não é definido e
objetivado nos planos... Dessa forma, faltando tantas coisas, de que
adiantam boas intenções?
E é preciso, neste sentido, estar muito atento para um problema que
também existe no Brasil e que diz respeito ao mito do planejamento.
Durante a ditadura, o Plano Diretor já foi muito prestigiado. E
continua. Mas primeiro temos de falar da produção da cidade, ao invés de
planejamento, que é um problema maior. E nisso os urbanistas realmente
se equivocam, pois param de enxergar a cidade e ficam discutindo leis,
instrumentos, como se aquilo de fato constituísse orientação para o
crescimento urbano do Brasil, o que nunca foi o caso.
Lei no Brasil já é uma coisa que se aplica, sempre, de acordo com a
circunstância. Portanto, é hora de olhar a produção da cidade, a ‘cidade
real’, e não ficar achando que uma lei vai consertar uma cidade
orientada por determinados interesses. Por melhor que seja, não vai
contrariar interesses tão poderosos como os que têm levado nossa cidade
pro abismo, pro caos total.
Um desses interesses é o automóvel: os planos diretores falam muito
pouco disso, se formos conferir. A questão da mobilidade urbana é
central à cidade e os PDs não a tomam na devida conta. Os urbanistas
estão muito centrados em temas como zoneamento, por exemplo. Mas
zoneamento é lei pro mercado, e mercado imobiliário no Brasil trabalha
com 30% da população. Antes da gestão Lula, atingia uma proporção ainda
menor da população, depois se ampliou bem pouquinho para uma classe
média, por causa de seu programa de financiamento (Minha Casa Minha
Vida). Mas, de toda forma, ainda é minoritária a parcela da população
que se encontra neste mercado da moradia.
Deste modo, quando o zoneamento é questão central do urbanismo, já se
parte do princípio errado. Porque mais da metade da população está fora
do mercado imobiliário, aquele residencial, privado, capitalista, legal,
formal etc.
É verdade que o uso e ocupação do solo é questão central para se ordenar
o crescimento de uma cidade, mas ao mesmo tempo tem de ser assegurada
uma relação muito próxima com a questão da mobilidade coletiva, do
transporte, e de todo o saneamento ambiental: água, esgoto, drenagem e
coleta de resíduos sólidos.
Correio da Cidadania: Ou seja, a oferta de serviços públicos também
merece um olhar mais profundo quando se fala em ‘planejamento’ urbano,
ainda mais quando se têm em conta os cortes de verbas dos quais vêm
sendo vítimas, mesmo diante das calamidades.
Ermínia Maricato: É que uma parte da cidade também cresce ao léu,
com os moradores construindo. E obviamente o fazem sem técnicas de
engenharia, arquitetura, geologia, enfim, conhecimentos adequados. Esse é
o urbanismo da periferia do capitalismo: uma grande parte da população,
que não é incluída no mercado imobiliário formal, constrói parte da
cidade por conta própria, sem qualquer conhecimento de leis e do que
citei. E principalmente nas terras pelas quais o mercado não se
interessa, em geral ambientalmente frágeis. Em qualquer cidade
brasileira, verificamos que a população pobre está ocupando áreas de
preservação ambiental.
Correio da Cidadania: Uma vasta reforma urbana, erigida sobre bases
que vão na contramão do modelo vigente, seria, portanto, a única saída?
Ermínia Maricato: Não é só vasta reforma, pois talvez essa
definição assuste um pouco. Não é só isso, e sim mexer na ‘alma’
brasileira, na questão da terra e sua valorização, a propriedade
fundiária, é complicado.
Correio da Cidadania: Em meio ao atual caos urbano, repensar esta
questão da terra e sua valorização não se correlaciona com a necessidade
a cada dia mais urgente de uma reforma agrária, na medida em que
sabemos que a população expulsa do campo vem engrossar as fileiras de
miseráveis urbanos?
Ermínia Maricato: Sim. Trata-se de temas cada vez mais
inseparáveis. Algo que mexe com as duas questões é o seguinte:
atualmente, seria muito importante que as grandes cidades tivessem um
cinturão verde, o que de certa forma até existe. E ele pode ser
garantido pela agricultura, tendo propriedades hortifrutigranjeiras
próximas à cidade, algo muito prestigiado, por exemplo, nos EUA, entre o
pessoal de uma certa contracultura.
E não só nos EUA, mas também na Europa, no Canadá, vê-se produção
agrícola mesclada à cidade. De um lado, conjuntos habitacionais, de
outro, um milharal. Mas o fato é que nossa região metropolitana está
expulsando a produção agrícola.
A idéia é possuir reprodutores orgânicos que possam ficar na franja na
cidade, oferecendo produtos frescos e abarcando a questão da segurança
alimentar, ao contrário do grande produtor, que usa muito agrotóxico e
fica longe. O estado de São Paulo está deixando de produzir alimentos,
por não conseguir competir com o agronegócio.
Correio da Cidadania: Esse seria um tipo de medida viável no curto
prazo, no sentido de reverter algumas lógicas da cidade e melhorar sua
macro-drenagem?
Ermínia Maricato: Sem dúvidas. Mas isso significaria gravar o
solo apenas para uso rural. Imagina o que não acontece no Brasil se
fazem isso! Aí as pessoas simplesmente deixariam a terra lá, ociosa,
engordando e especulando. É complicado quando não se quer ter controle
sobre o uso do solo e enfrentar a especulação; não se consegue
implementar o que o capitalismo central implementou, um certo controle
sobre a valorização e especulação imobiliária.
Correio da Cidadania: Você enxerga como possível que esse debate
acerca da crescente imbricação entre questões urbanas e rurais seja
colocado no curto e médio prazos?
Ermínia Maricato: Acredito que regredimos nos debates sobre as
cidades nos últimos anos, apesar da criação do Ministério das Cidades.
Se levarmos em conta a proposta da agenda da reforma urbana, com um
movimento unificado, nacional, hoje ela se encontra mais fragmentada.
Por exemplo, no Congresso, a bancada da reforma urbana é mais fraca do
que já foi, assim como a unidade nacional dos movimentos. Creio que a
bandeira do Plano Diretor como algo central é um equívoco, como
definiram alguns movimentos, pois é a luta social que deve realmente
conduzir a reforma urbana.
Eu não sei se alguma vez na história desse país o automóvel foi tão
determinante, absorvedor de recursos públicos orçamentários. Dessa
forma, mesmo diante do fato de a história ser dinâmica, creio que
teremos uma volta do tema urbano, que pode ser datado de 1963 pelo
menos, sob a ditadura, que fez o que fez com as reformas urbanas. O tema
chegou a ter muitas vitórias institucionais, apesar de muitas serem
letra morta, avanços reais numa série de prefeituras com governos
diferentes, mas, neste momento, eu diria que há um recuo das forças mais
progressistas e sua unidade.
Assim, acredito que teremos uma retomada, que não pode ignorar outra
questão: devemos passar do urbano ao regional. Se pegarmos São Paulo,
boa parte da questão urbana tem de ser debatida no plano regional. Há
três regiões metropolitanas muito próximas (Campinas, São Paulo e
Baixada Santista; a vista aérea permite ver claramente como se
aproximam), com um território bem mais loteado do que há 40 anos (apesar
da ilegalidade). Ou seja, há uma necessidade de se discutir o tema
regionalmente.
Correio da Cidadania: Ainda que estejamos a léguas de distância do
enfrentamento estrutural dos atuais problemas, que deveria passar pela
questão da terra e da especulação imobiliária, algumas medidas
paliativas são o que resta para ‘amenizar’ as tragédias. Como você
analisa, nesse aspecto, as medidas anti-enchentes que vêm sendo
anunciadas, mais ou menos nos mesmos moldes dos últimos anos?
Ermínia Maricato: Ah, não sei nem o que pensar disso... Ao mesmo
tempo, o prefeito anunciou uma nova via expressa e o mercado imobiliário
está aí, trabalhando em cima disso.
A verdade é que não há o menor avanço em brecar a lógica impiedosa de
destruição da cidade: os governantes estão começando obras que eles
podem acabar em quatro anos, ou seja, não são obras de longo prazo.
Drenagem e sistema de transporte de massa não são obras para quatro
anos. A criação de uma gestão sobre o solo urbano, e seu controle, não é
coisa de curto prazo.
Ah, e passado o período das chuvas, agora vem o da poluição atmosférica.
Correio da Cidadania: E dentro dessa lógica, vemos o prefeito da
cidade pronunciar-se reiteradamente sobre sua mudança de partido, e
pouco falar dos problemas que têm afligido São Paulo em meio às últimas
chuvas...
Ermínia Maricato: Não é só o Kassab, cá entre nós. Todo mundo
parece que só cuida disso agora, é um pragmatismo... Eu não li essa
coisa da Carta Capital que insinua que a esquerda está namorando o
prefeito... Que esquerda quer esse cara, pelo amor de deus?! Ele e esse
governo prejudicam tanto a cidade, mas tanto! Se existe uma coisa que é
prioridade nessa cidade é o transporte de massa. E vemos que a cidade
pára a cada chuva, incidindo em novos problemas de saúde, de
epidemias...
Correio da Cidadania: Foi citada acima a hipótese de uma retomada da
questão urbana. Onde você vislumbraria alguma mínima possibilidade de a
cidade sair das amarras da especulação imobiliária, que prejudica a vida
da grande maioria da população que nela habita?
Ermínia Maricato: Somente existirá esta possibilidade quando
algumas forças se organizarem, porque se esperar a Câmara Municipal...
Eu não sei por que o povo agüenta esse transporte de forma tão pacífica,
um transporte caro, ineficiente, que perde tanto tempo... As pessoas
que ficam nos carros também se acomodaram em perder horas, gastar
combustível, emitir gases poluentes... Fora o número de acidentes,
absolutamente bárbaro. Quer dizer, é uma cidade selvagem, doente!
Por isso acho que discutir Plano Diretor é firula. Claro que é
necessário um plano, uma orientação. Mas é preciso encarar o que impede
as soluções, não adianta só falar que "falta planejamento urbano",
"falta prevenção"...
Há situações evidentes que tomaram conta de tudo e estão mais fortes que
há tempos atrás: os interesses do automóvel, das mega-empreiteiras, do
capital imobiliário, das campanhas eleitorais...
Correio da Cidadania: Não basta criticar, é preciso intensificar as lutas práticas.
Ermínia Maricato: Só criticar, falar que falta planejamento
urbano, é muita ingenuidade, porque na verdade existe um poder ocupando o
espaço do planejamento urbano.
Correio da Cidadania: E que planejou exatamente dessa forma.
Ermínia Maricato: Sim, há esta lógica. Mas não estamos diante de
algo que se possa chamar de planejamento. O que existe é uma orientação,
uma direção política, que implica na relação da infra-estrutura
construída com o mercado imobiliário, como por exemplo na Água
Espraiada, nas Operações Urbanas, nos investimentos. E obviamente que
esta tônica não pode resultar em algo planejado.
Em resumo, tem-se o que se pode chamar de "máquina do crescimento",
conceito de dois americanos que analisam o agrupamento de interesses
diversos para orientar a cidade numa direção determinada
Correio da Cidadania: E quanto ao novo governo estadual, com Alckmin à
frente, o que vai significar para São Paulo a persistência do tucanato
no poder? Essa lógica prosseguirá com toda a força?
Ermínia Maricato: O governo estadual, como qualquer um do país, é
muito ausente da questão urbana e metropolitana. A questão
metropolitana está no limbo. Ninguém fala dela, as iniciativas existem,
mas são muito incipientes. E esses problemas que citamos, como a
macro-drenagem, não são questões apenas municipais. O transporte de
massa nos grandes centros também não. A água de esgoto e mesmo o destino
final do lixo tampouco.
Dessa forma, na medida em que não há ninguém, nenhuma instituição,
partido, universidade, mídia, puxando a questão metropolitana para ser
pensada, nossas metrópoles viram um amontoado de políticas paroquiais e
clientelistas. Com aquela validade de quatro anos.
Correio da Cidadania: Qual a importância e significado que tem hoje para o Planalto o Ministério das Cidades?
Ermínia Maricato: Bom, saiu uma equipe que lutou a vida inteira
pela reforma urbana e entra o partido do Maluf e do Severino Cavalcante.
É verdade que tem gente boa lá dentro, mas, aqui entre nós, não se faz
política urbana acomodando as politiquinhas...
Correio da Cidadania? E o que pensa do novo ministro das Cidades, Mário Negromonte, que substituiu Márcio Fortes?
Ermínia Maricato: Não posso falar muito, mas pelo que sei é um empresário da área de construção. Não entendo isso! É a mesma coisa que botar o cabrito pra tomar conta da horta.
Correio da Cidadania: Segundo notícias trazidas pela imprensa, o
Ministério das Cidades deverá sofrer o maior corte de despesas, com
redução de R$ 8,57 bilhões no Orçamento. Não se tem aí mais uma
evidência da posição subalterna do projeto desse ministério na arena
política?
Ermínia Maricato: A verdade é que esses cortes são principalmente
de emendas que, em grande parte, fazem pouca diferença para a melhoria
da qualidade das cidades brasileiras. O Ministério das Cidades já sofria
esses cortes enormes. Fora isso, o Palocci está de volta, com a mesma
política do início do governo Lula.
Correio da Cidadania: Mas não é muito paradoxal o anúncio de um corte
dessa ordem logo na seqüência da tragédia da Região Serrana do Rio de
Janeiro?
Ermínia Maricato: Seria se os recursos fossem aplicados de forma
planejada, seguindo orientações de políticas públicas. Mas se temos um
grande corte nas emendas dos deputados, é o caso de olharmos as emendas.
Muitas delas contrariam o adequado crescimento da cidade. O deputado
escolhe um bairro e pede verba...
Veja bem: no Congresso Nacional, o sujeito escolhe um bairro da cidade
pra ser asfaltado e pega verba no Ministério das Cidades. O que você
acha?
Correio da Cidadania: Mais políticas paroquiais e clientelistas, como você disse.
Ermínia Maricato: Não resta dúvida. Mas também me refiro à
irracionalidade que é espalhar um dinheiro aqui e ali sem seguir plano
algum. Eu me lembro que, quando estava no Ministério, o que mais existia
era emenda pra asfalto. E estamos aqui falando da impermeabilização de
São Paulo.
Eu não estou dizendo que sou contra asfaltar bairros onde as pessoas
andam na lama. Mas o que eu vi muitas vezes foram bairros nos quais nem
deveriam morar pessoas, na extrema periferia. O sujeito vai e consegue
uma emenda pra asfaltar. E assim vamos contrariando tudo que é falado
sobre o adequado crescimento urbano, o que rezam os Planos Diretores. É a
lógica das emendas parlamentares. No Congresso Nacional, o sujeito atua
muito mais como um vereador.
Correio da Cidadania: Qual a sua expectativa quanto ao governo de
Dilma? Apesar desse começo pouco auspicioso no Ministério das Cidades,
acredita que se possa retomar, de uma forma ou outra, algumas das suas
concepções iniciais?
Ermínia Maricato: Acho difícil. Eu pensei que seria um governo à
esquerda do Lula. Mas quando o Palocci foi pra Casa Civil, já fiquei com
o pé atrás.
Não sei, mas as informações mostram que é um governo que repete os
primeiros anos de Lula. Foi exatamente assim: cortes profundos nos
ministérios, tanto que me lembro que, nas primeiras reuniões, reclamavam
de falta de papel higiênico, contingenciamento, cortes, aumento de
juros... Esse ralo de dinheiro público que escoa para o sistema
financeiro ao mesmo tempo em que se contingenciam recursos públicos...
É o filme do primeiro governo Lula.
Correio da Cidadania: Portanto, avançar na questão da democratização da terra chega a ser uma utopia para os próximos anos?
Ermínia Maricato: Na terra, o governo Lula não tocou. Fora Raposa Serra do Sol, não tocou na questão da terra. E não adianta querer fugir dela.
Não existe desenvolvimento social, ambiental, regional e territorial,
inclusive no campo, sem tocar na questão da terra. Não existe! Não
existe resolver o problema urbano sem tocar na questão da terra.
E ela é cada vez mais central, inclusive na globalização. A gente vê
isso no Brasil, no mundo inteiro, as grandes corporações e até estados
nacionais estão comprando terra. E continuamos tentando fingir que não
vemos nada.
Correio da Cidadania: Finalmente, pode-se dizer que o programa Minha
Casa Minha Vida, bandeira do governo Lula, toma parte neste loteamento
irresponsável da terra urbana e rural?
Ermínia Maricato: O impacto que o Minha Casa Minha Vida teve
sobre o preço da terra, em todas as cidades brasileiras, foi bárbaro, e
todo mundo finge que não percebe. Os empresários dão as explicações mais
estapafúrdias e todo mundo engole ou ignora, ninguém fala em regular.
Assim, estão sendo geradas novas áreas de risco e novas exclusões
territoriais.
Tenho muito medo de ver as pessoas se dividirem entre otimistas e
pessimistas. Isso me incomoda muito. Até reconheço que na pequena
agricultura houve alguns avanços, apesar de o agronegócio ter sido muito
mais aquinhoado. Reconheço alguns progressos, como, por exemplo, com o
Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e a
Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Até pode resultar algum impacto em torno das regiões metropolitanas em
função da manutenção de pequenos agricultores, seria muito interessante.
Mas a questão urbana, de fato, foi rifada pelo governo Lula, rifada
pelo PT e aparentemente rifada pelo governo Dilma.
Valéria Nader, economista, é editora do Correio da Cidadania; Gabriel Brito é jornalista.
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Um blog de informações culturais, políticas e sociais, fazendo o contra ponto à mídia de esgoto.
sábado, 12 de março de 2011
‘Questão urbana foi rifada pelo governo Lula, pelo PT, e aparentemente, pelo governo Dilma’
Para o Jornal da Globo a culpa é do oprimido

Alexandre Haubrich
“As
mulheres reclamam muito dos salários baixos, mas pesquisa revela:
muitas delas têm medo de pedir aumento”. Essa foi a chamada para uma matéria do
Jornal da Globo desta quinta-feira. Na escalada do jornal, o texto
perguntou: “Medo de quê? Por que as mulheres tem mais dificuldade em
pedir aumento?”.
Essa é a explicação encontrada pela Globo para os salários mais
baixos recebidos por mulheres em cargos iguais aos dos homens. A mesma
matéria já aproveita para explicar as maiores dificuldades das mulheres
em ascender na carreira: apenas 28% delas pensam em promoção, contra 39%
dos homens.
Após algumas entrevistas nas ruas, nas quais todas as falas que foram
ao ar são de mulheres dizendo que nunca pediram aumento – referendando a
tal pesquisa –, o repórter, em off, acusa: “Quase metade delas diz que
ganha mal, mas também não faz nada para mudar essa situação”. No fim da
matéria, a entrevistada é uma alta executiva. A partir de sua posição
privilegiada, ela faz uma análise sociológica: “Não vejo limitações.
Quem coloca limitações é a própria pessoa, o mercado está aberto”,
afirma.
Entre tantas aspas destacando frases absurdas, um comentário do Mirgon Kayser,
no Twitter, resumiu a situação com precisão: “Padrão Globo sim… Em
geral a Globo valoriza as explicações mercadológicas que diluam e
mascarem machismo / racismo / homofobia, etc”. É isso. No caso
específico das mulheres, é a reprodução e o fortalecimento do pensamento
segundo o qual a mulher estuprada é a responsável pelo estupro.
A culpa por ser pobre é do próprio pobre, a culpa do desemprego é do
desempregado que não gosta de trabalhar, a culpa de todas as formas de
exploração e/ou opressão é sempre do explorado e oprimido. É assim que a
Rede Globo quer fazer as pessoas pensarem, alimentando, dessa forma, a
segregação, o preconceito e a exclusão por parte das elites, ao mesmo
tempo em que tira dos oprimidos a percepção da necessidade de luta
coletiva para se alcançar uma verdadeira mudança social. Individualiza a
percepção e a luta, colaborando, através da construção desse discurso,
com a manutenção das mais diversas formas de opressão.
quinta-feira, 10 de março de 2011
Leonardo Avritzer e a sociologia otimista

Há
anos Avritzer produz uma série histórica sobre o orçamento
participativo e o associativismo em capitais do Brasil. Trata-se de um
autor respeitado. Mas desconfio que há um problema de base de coleta de
dados em suas pesquisas. Que gera - ou é gerada - um otimismo surreal em
relação ao avanço da democracia deliberativa no Brasil. Já nas suas
pesquisas a respeito do orçamento participativo, onde vê avanço, percebo
estagnação e envelhecimento precoce. A experiência é, ainda,
basicamente petista e, mesmo assim, não envolve todas administrações
deste partido. Não se espraia pelo país e mesmo após tantos anos, não
atinge 5% das localidades brasileiras.
Ontem, a CBN me entrevistou e questionava a conclusão da última pesquisa de Avritzer, segundo a qual Belo Horizonte possui a maior prática associativa entre capitais brasileiras, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo. Perguntei sobre vários dados da pesquisa e fiquei surpreso. Acredito que o problema está na base de dados, excessivamente oficial e/ou quantitativa. É evidente que Belo Horizonte não possui uma prática ou cultura associativa muito desenvolvida. Veja os casos de alteração da Lei Orgânica no ano passado (que não foi acompanhada por organizações de base, mas apenas pelo Nossa BH) ou reação da população à chacina no Aglomerado da Serra (envolvendo reações emocionais desorganizadas) ou mortes no Anel Viário da capital. Veja a total ausência de reação à tentativa de destruição dos conselhos de gestão pública pelo vereador Leonardo Mattos (PV). Não há nenhum sinal de articulação ou reação do "associativismo" de Belo Horizonte. Mas a ação social em Recife é visível à olho nú. Me preocupa saber que em localidade onde o governo promotor da institucionalização da participação popular na gestão, ao perder, não deixa um legado cultural, não consegue inscrever estas práticas como direito da população. Em Belo Horizonte, as experiências participacionistas são todas tuteladas e alimentadas pelo governo local e, mesmo assim, vêm decaindo ano a ano.
O mesmo já ocorria nas pesquisas sobre o orçamento participativo. Avritzer envia pedido de dados para as prefeituras e são elas que respondem. Como ter controle sobre o dado oferecido? Trata-se de um problema de metodologia científica. Nesta pesquisa mais recente, se os dados são também quantitativos e oficiais, não há como ter controle sobre o resultado. Em tempo: a medida sobre a cultura participativa está na mudança do processo decisório das políticas públicas de uma localidade (incluindo a mudança de rotinas das secretarias de governo) e o impacto real na cultura política (nos valores e representações) da população pesquisada. O que exige um fôlego razoável de investigação.
Sempre tive um orgulho não explícito ao ouvir que a sociologia é a ciência do desencanto porque ela é a expressão do pensamento crítico sobre todos aspectos da vida social. Uma desconfiança que me parece a alma de qualquer investigador.
Ontem, a CBN me entrevistou e questionava a conclusão da última pesquisa de Avritzer, segundo a qual Belo Horizonte possui a maior prática associativa entre capitais brasileiras, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo. Perguntei sobre vários dados da pesquisa e fiquei surpreso. Acredito que o problema está na base de dados, excessivamente oficial e/ou quantitativa. É evidente que Belo Horizonte não possui uma prática ou cultura associativa muito desenvolvida. Veja os casos de alteração da Lei Orgânica no ano passado (que não foi acompanhada por organizações de base, mas apenas pelo Nossa BH) ou reação da população à chacina no Aglomerado da Serra (envolvendo reações emocionais desorganizadas) ou mortes no Anel Viário da capital. Veja a total ausência de reação à tentativa de destruição dos conselhos de gestão pública pelo vereador Leonardo Mattos (PV). Não há nenhum sinal de articulação ou reação do "associativismo" de Belo Horizonte. Mas a ação social em Recife é visível à olho nú. Me preocupa saber que em localidade onde o governo promotor da institucionalização da participação popular na gestão, ao perder, não deixa um legado cultural, não consegue inscrever estas práticas como direito da população. Em Belo Horizonte, as experiências participacionistas são todas tuteladas e alimentadas pelo governo local e, mesmo assim, vêm decaindo ano a ano.
O mesmo já ocorria nas pesquisas sobre o orçamento participativo. Avritzer envia pedido de dados para as prefeituras e são elas que respondem. Como ter controle sobre o dado oferecido? Trata-se de um problema de metodologia científica. Nesta pesquisa mais recente, se os dados são também quantitativos e oficiais, não há como ter controle sobre o resultado. Em tempo: a medida sobre a cultura participativa está na mudança do processo decisório das políticas públicas de uma localidade (incluindo a mudança de rotinas das secretarias de governo) e o impacto real na cultura política (nos valores e representações) da população pesquisada. O que exige um fôlego razoável de investigação.
Sempre tive um orgulho não explícito ao ouvir que a sociologia é a ciência do desencanto porque ela é a expressão do pensamento crítico sobre todos aspectos da vida social. Uma desconfiança que me parece a alma de qualquer investigador.
Receita muda normas para a declaração do IR de 2011

A
declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011 será a última
com os benefícios fiscais da correção da tabela progressiva mensal
estabelecida pela Medida Provisória (MP) 340. Editada em 2006, a medida
corrigiu parte das perdas da renda dos trabalhadores com a inflação. A
tabela progressiva mensal do Imposto de Renda passou a ser corrigida em
4,5% a partir da declaração de 2008 (ano-calendário 2007). A MP
estabeleceu os valores para as alíquotas em cada ano-calendário até 2010
e, posteriormente, foi convertida na Lei 11.482.
Foram incluídas
duas novas alíquotas na tabela do imposto de renda: uma de 7,5% e outra
de 22,5% como forma, segundo anunciou na época o ministro da Fazenda,
Guido Mantega, de estimular o consumo e reduzir o peso do imposto no
bolso do cidadão das camadas mais baixas. Com as alterações, passou-se a
ter uma faixa de isenção e quatro alíquotas do imposto de renda: 7,5%,
15%, 22,5% e 27,5% mantendo-se a correção de 4,5% na tabela progressiva
mensal no período.
Para as declarações de 2012, a tabela a ser
usada pelos contribuintes será a mesma que servirá de base para as
declarações entregues em 2011. Isso porque a Lei 11.945 de 2009 alterou
alguns incisos da legislação anterior e estabeleceu uma última tabela a
ser utilizada a partir das declarações preenchidas em 2011,
ano-calendário 2010. Uma nova mudança a partir de agora, com novas
correções, dependerá de nova lei.
Consultada, a Receita Federal
não revelou se existem estudos para propor um projeto de lei ao
Congresso Nacional com novas correções na tabela mensal progressiva do
ano-calendário 2010. Nada impede, porém, que o governo proponha até o
final do ano que vem mudanças para a tabela do imposto de renda que será
declarado pelas pessoas físicas em 2012.
A edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União publicou as regras para o preenchimento da declaração no ano que vem.
Novos procedimentos
Entre
as novas normas e procedimentos para a declaração do IRPF de 2011,
ano-calendário de 2010, divulgadas nesta manhã, pela Receita Federal,
está obrigada a apresentar a declaração a pessoa física que: recebeu
rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25; recebeu rendimentos
isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de
R$ 40 mil; e/ou obteve ganho de capital na alienação de bens ou
direitos ou realizou operações no mercado financeiro.
O valor
mínimo para a obrigatoriedade de apresentação da declaração foi
corrigido em relação ao determinado por Medida Provisória no final de
2008. Na ocasião, a tabela progressiva colocava como valor mínimo de
rendimentos tributáveis R$ 17.989,81.
A Receita também determina a
obrigatoriedade para a apresentação da declaração da pessoa física que:
teve a posse ou a propriedade de bens ou direitos de valor total
superior a R$ 300 mil; passou à condição de residente no Brasil; optou
pela isenção do IR incidente sobre o ganho de capital auferido na venda
de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja aplicado na
aquisição de imóveis residenciais, no prazo de 180 dias da venda.
A
norma também determina a obrigatoriedade relativa à atividade rural e
os casos em que a pessoa física está dispensada da apresentação quando
dependente, além de definir as normas para a opção pelo desconto
simplificado.
Para a declaração do ano que vem, a Receita
determinou a obrigatoriedade da elaboração via computador, por meio de
programa a ser distribuído na página do órgão na internet. A declaração
deverá ser apresentada de 1º de março a até 23h59min59s do dia 29 de
abril. As declarações poderão ser enviadas pela internet ou, caso
apresentadas em disquete, entregues nas agências da Caixa Econômica
Federal ou do Banco do Brasil.
A Receita ainda divulgou as normas e
prazos para a apresentação de retificação da declaração, quando for
necessário, e das multas em caso de entrega foram do prazo. Também
apresentou a maneira de realizar a declaração e dispôs sobre quais bens
devem ser declarados, além da forma de pagamento do IR.
Fonte: Correio do Brasil
quarta-feira, 9 de março de 2011
“A liberação feminina não pode ocorrer sob nenhuma religião”, afirma Nawal El Saadawi
Entrevista publicada originalmente no El País, via Sul21
Ela tem 79 anos de idade e uma vivacidade surpreendente. A entrevista
foi concedida por telefone, durante sua visita a Oslo, na semana
passada. Está agora em Nova Iorque e no próximo dia 26 chega a Espanha
para participar na conferência de Mulheres em Segóvia. Nawal El Saadawi é
uma líder feminista árabe, a primeira a denunciar a castração de
mulheres. Sua crítica amarga das leis e da interpretação do Islã que
institucionalizou o patriarcado repressivo que impedia as mulheres de
crescerem socialmente levou-a primeiro a perder todos os cargos que
ocupava na saúde pública de seu país, depois a prisão e ao exílio. Hoje,
depois de ter participado nos motins de Tahrir Square, que encerrou 30
anos de ditadura de Hosni Mubarak, ele se sente mais esperançosa do que
nunca: “É a hora da mulher egípcia”, diz ela, feliz.
Pergunta: O que fez a Revolução da Praça Tahrir para as mulheres?
Resposta: Muitíssimo. Pela primeira vez, mulheres e
homens, no Egito, foram iguais. Mulheres de todas as idades e classes
estiveram na Praça Tahir, inclusive mães com crianças de colo dormiam na
praça.
P: Você foi para a praça?
R: Claro que sim. Desde o início, muitos dias. Agora
estarei algumas semanas fora do Egito, mas quando voltar regressarei à
Tahrir todas as vezes que for necessário até que ganhemos.
P: O que você espera concretamente?
R: Uma de nós deveria ter sido incluída na comissão
de reforma constitucional. Foram nomeados oito homens e nenhuma mulher,
por isso estamos a organizar uma marcha de um milhão de mulheres para
terça-feira (hoje, dia 8) no Cairo, e esperamos receber o apoio de
mulheres da Espanha.
P: Qual é o objetivo da marcha?
R: Que todas as comissões e instituições do novo
Egito devem contar com mulheres. Temos que acabar com o fato de que só
os homens decidem.
P: Você tem medo de que depois da revolução fique tudo como antes?
R: Não, nós conseguimos que caísse Mubarak e alguns
de seus homens, mas o problema das mulheres é crônico e está enraizado
no patriarcado e na religião. Por isso, pedimos uma constituição laica,
um código de família laico e um Estado laico separado da religião. As
mulheres morreram na Praça Tahrir da mesma forma que os homens. Eles tem
que levar isso em conta.
P: Você concorda com as reformas constitucionais que fez tal comissão, que deverão ser votadas no próximo dia 19?
R: É uma comissão muito tradicional. Fez apenas
pequenas mudanças. Nossa marcha é para exigir as mudanças radicais que
as egípcias necessitam.
P: Não é contraproducente exigir tanto?
R: Não vamos aceitar a discriminação outra vez após
participar da revolução. Temos que nos rebelar e lutar por nossos
direitos. Não temos medo de perder alguma coisa, porque não temos nada,
exceto a nossa alma.
P: Por que explodiu a revolução?
R: Pela acumulação de opressão e corrupção. O regime era tão corrupto que se tornou
insuportável.
insuportável.
P: Que papel desempenharam as mulheres?
R: Todos, inclusive o de morrer. Nós estávamos lá desde o início, dispostas a tudo, sem diferenças com os homens.
P: Esperava algo assim?
R: Eu sonhava com isso desde que tinha 10 anos, o
que significa que esperei 70 anos. Não fiquei surpresa porque já tinha
passado uma vida inteira lutando pela revolução, mas a forma como ela
irrompeu foi surpreendente. Estou feliz por ter chegado a ela viva!
P: Você pensava que as mulheres egípcias seriam tão ativas?
R: A minha casa chegam muitos jovens, homens e
mulheres, que estão interessadas em meus livros; são progressistas com
os quais debato de diversos temas, mas ninguém acreditava que milhões de
egípcios tomariam as ruas. Mais de seis milhões de pessoas estiveram na
Praça Tahir naqueles dias.
P: Você acha que este é o despertar das mulheres egípcias?
R: Sim, das mulheres e os homens, porque não podemos
separar umas dos outros. A mulher não pode ser liberada se o homem não é
liberado, da mesma forma como o homem não pode ser liberado sem a
mulher sem liberada. Todos precisam de um país livre.
P: Como está sendo organizada a Marcha de um Milhão de Mulheres?
R: Na verdade a ideia veio de um grupo de homens
jovens e progressistas, que têm acesso ao Twitter, Facebook e outras
redes sociais. Foi organizada em minha casa. Somos um grupo em que
trabalham homens e mulheres.
P: Você voltará ao Cairo para a manifestação?
R: Não, eu não sou indispensável. Temos outras
lideranças e são especialmente os jovens que devem liderar a marcha. Eu
sou apenas um respaldo. Eles dizem que eu sou a madrinha, a mãe
espiritual da revolução…
P: Qual é a situação das mulheres egípcias hoje?
R: Há muita discriminação. Nós ainda queremos abolir
a poligamia e o gênero de divórcio no qual o homem pode separar-se sem
deixar nada para a esposa.
P: A Constituição apoia a poligamia?
R: Sim, ela diz que o Código de Família não pode
contradizer a sharia (lei islâmica) e a sharia permite a poligamia. O
Egito tem um dos códigos familiares mais atrasados do mundo árabe.
P: É por isso que você queria ter mulheres na comissão de reforma constitucional?
R: Claro que sim. Homens e mulheres jovens, porque
eles colocaram lá somente homens tradicionais e religiosos. Deveria ter
sido homens e mulheres seculares.
P: Você considera que a elaboração de uma nova Constituição será a principal conquista da revolução?
R: Sim, se tivermos uma Constituição radicalmente
secular e se homens e mulheres, cristãos e muçulmanos forem iguais
perante a lei, terá sido dado um grande passo contra o Estado
tradicional. O secularismo é fundamental para uma democracia autêntica.
As mudanças ocorridas nestes dias tem mantido o Artigo 2, que afirma
que o islamismo é a religião do Egito. Ele deveria desaparecer.
P: Você acredita que a discriminação tem origem religiosa?
R: Sem dúvida. A religião é uma ideologia política e
é preciso separar a religião e a política. A mulher não pode ser
liberada sob nenhuma religião, cristianismo ou judaísmo ou islamismo,
porque as mulheres são inferiores em todas as religiões.
P: Você não acha que esse argumento é muito radical para o Egito?
R: Não. Quando eu estava em Tahrir eu conheci muitas
pessoas que compartilhavam das mesmas ideias. Muitos jovens
progressistas, incluindo muitos homens da nova geração dos Irmãos
Muçulmanos.
P: Você tem receio de que o novo Egito fique sob o controle da Irmandade Muçulmana?
R: Não. Eu tenho medo é dos Estados Unidos e Israel
apoiando a Irmandade Muçulmana. Eu estava no Irã no início da revolução
de 1979. A revolução iraniana era, à princípio, laica e socialista, mas
os EUA se sentiram ameaçados pela uma revolução socialista e impuseram
um aborto das intenções iniciais. Khomeini chegou ao Irã pelas mãos da
França, do Reino Unido e dos Estados Unidos. Eles preferiram uma
revolução religiosa ao invés de uma socialista. O socialismo é o
verdadeiro inimigo do capitalismo. No Egito aconteceu o mesmo:
repentinamente, apareceu um respeitado clérigo na Praça Tahrir (Yusef el
Karadawi, de 84 anos e exilado no Catar) para falar à Praça. Somos
contra isso, mas não tememos a Irmandade Muçulmana, porque eles são uma
minoria.
P: O que você pediria ao novo governo?
R: Termos conseguido a demissão de Ahmed Shafik
(primeiro-ministro designado nos últimos dias de Mubarak) também foi uma
conquista da Praça Tahrir. Confiamos que o novo chefe de governo Essam
Sharaf apoiará a criação de um Conselho Presidencial composto por homens
e mulheres honestos que exerçam o poder que hoje está nas mãos do
militares e que, sem pressa — porque é necessário tempo para formar e
organizar novos partidos – convoque eleições livres e a elaboração de
uma nova constituição secular.
P: Você confia na vontade de democratizar do Conselho Supremo das Forças Armadas, que agora dirige o Egito?
R: Não é uma questão de confiança, mas de poder. Se
os manifestantes forem para casa agora e as pessoas se calarem
novamente, os militares farão o mesmo que fazia o regime de Mubarak. Se o
poder não exercer seu poder, se não houver um Parlamento ao qual se
preste contas, o Egito e qualquer país cairá novamente em uma ditadura.
Se os militares não cumprirem seus compromissos com o povo, voltaremos à
Praça Tahrir. Isto é uma revolução.
P: E você acredita na revolução?
R: Sim, acredito, E acredito que a revolução ainda
não acabou. Seguiremos na Praça Tahrir até que os compromissos sejam
cumpridos.
P: Você acha que o novo Egito teve um bom começo?
R: Sim, o país está cheio de esperança e esperança é poder.
Tradução de Milton Ribeiro
terça-feira, 8 de março de 2011
O 8 de março é vermelho!!!
“O dia das operárias de 1917 foi uma
data memorável na história. Nesse dia, as mulheres russas levantaram a
tocha da revolução proletária e atearam fogo ao mundo. A revolução de
fevereiro acabara de começar". (Alexandra Kollontai) [1]
Com a chegada do Dia Internacional (de luta) da Mulher, nós, enquanto
feministas, temos o dever de colocar algumas discussões em pauta, pois
com a transformação do 8 de março em uma data bastante comercial
(que,além de tudo, joga com a função social de sermos mulheres
femininas, dóceis e perfumadas), muitas pessoas acreditam que não há
mais sentido em comemorá-lo (como se fosse realmente uma
comemoração...). Há quem diga, ainda, que o 8 de março é sexista e que
deveria haver um dia do homem, mas esse discurso vem daqueles que
acreditam que o movimento feminista busca escravizar os homens (e outras
bobagens), portanto, nem vale a pena ficar muito tempo discutindo isso.
O que queremos discutir aqui é justamente a origem dessa data e resgatar seu caráter original. Em primeiro lugar, não é uma data que nos foi cedida como uma homenagem, diferentemente de outras, como o dia dos pais, das mães, dos namorados etc. O peso que traz o 8 de março não é para nos presentear, ou mesmo nos parabenizar. A vitória não é ser mulher, pura e simplesmente, mas sim lutar para sermos mulheres à nossa maneira, lutar contra todos os tipos de opressões. Uma coisa que deveria ser óbvia, mas muitos não enxergam é que mulheres e homens não vivem em pé de igualdade; por isso o dia da mulher ser um dia de luta. É um dia simbólico que lembra (ou deveria lembrar) a todos que vida de mulher não é fácil. O Dia Internacional de Luta da Mulher é uma conquista nossa, algo que foi desencadeado justamente pela luta feminista.
Porém, outra coisa que devemos lembrar é que ele não é um simples dia de luta feminista. Ele é um dia de luta feminista e socialista. E é aqui que entram as origens do Dia Internacional da Mulher.
Há um mito de que o Dia Internacional da Mulher tem sua origem em uma greve de tecelãs no ano de 1857, em Nova York. A grevistas teriam sido presas dentro da fábrica e os patrões ateado fogo ao lugar, resultando em mais de 130 trabalhadoras mortas. A data teria sido marcada para relembrar esse dia.
Isso, todavia, é a história que nos contam nas escolas e se divulga na mídia. A realidade é que não existem evidências históricas da existência dessa greve. Diversas foram as pesquisas feitas sobre o assunto, entre elas, a de Renée Coté, autora do livro O Dia Internacional da Mulher – Os verdadeiros fatos e datas das misteriosas origens do 8 de março, até hoje confusas, maquiadas e esquecidas. A autora buscou referência à greve de 1857 e à morte das mulheres em vários jornais, inclusive operários, mas não encontrou nada.
"Em 3 maio de 1908 em Chicago, nos Estados Unidos, se comemorou o primeiro "Woman's
day” (Dia da Mulher), presidido por Corinne S. Brown, documentado pelo jornal mensal The Socialist Woman, no Garrick Theather, com a participação de 1500 mulheres que "aplaudiram as reivindicações por igualdade econômica e política das mulheres; no dia consagrado à causa das trabalhadoras". Enfim, foi dedicado à causa das operárias, denunciando a exploração e a opressão das mulheres, mas defendendo, com destaque, o voto feminino. Defendeu-se a igualdade dos sexos, a autonomia das mulheres, o direito de voto para as mulheres, dentro e fora do partido.
Já em 1909, o “Woman's Day” foi atividade oficial do partido socialista americano e organizado pelo comitê nacional de mulheres, comemorado em 28 de fevereiro de 1909. O material de publicidade da época convocava o "Woman suffrage meeting", ou seja, um encontro em defesa do voto das mulheres, em Nova York. Renée Coté apura que as socialistas americanas sugerem um dia de comemorações no último domingo de fevereiro. Assim, o “Woman's day”, no início, registra várias datas e foi ganhando a adesão das mulheres trabalhadoras, inclusive grevistas e teve participação crescente.
Em 1910, os jornais noticiaram a comemoração do “Woman's day” em Nova York, em 27 de fevereiro de 1910, no Carnegie Hall, com 3000 mulheres, onde se reuniram as principais associações em favor do sufrágio. O encontro foi convocado pelas militantes socialistas mas contou também com participação de mulheres não socialistas. Também participaram dessa comemoração várias operárias do setor têxtil que há poucos dias haviam terminado uma longa greve, que durou de novembro de 1909 a fevereiro de 1910, terminando 12 dias antes do Woman's Day. Essa foi a primeira greve de mulheres de grande amplitude nos Estados Unidos, denunciando as condições de vida e trabalho, e demonstrou a coragem das mulheres costureiras, recebendo apoio massivo do movimento sindical e do movimento socialista." [2]
Ou seja, não só não existe a mítica greve de 1857, como toda a luta das mulheres estadounidenses é feminista e claramente classista.
No mesmo ano de 1910, no Segundo Congresso Internacional de Mulheres Trabalhadoras, Clara Zetkin, militante socialista alemã, apoiando-se na experiência das operárias dos Estados Unidos, propõe que exista um Dia Internacional da Mulher Operária, ou Dia Internacional das Mulheres Trabalhadoras, sem uma definição de dia. A informação mais exata (pois há muitas) é de que ficaria a cargo de cada país escolher a melhor data. As Alemãs escolheram o 19 de março:
No dia 19 de Março no ano da revolução de 1848, o rei Prussiano reconheceu pela primeira vez a força do povo armado e concedeu perante a ameaça de uma insurreição proletária. Entre as várias promessas feitas, que mais tarde não manteve, estava a introdução do voto para as mulheres. [3]
Alexandra Kollontai, em seu texto “Uma celebração militante” [4], afirma ter sido oficializado o 8 de março como o Dia Internacional da Operária em 1913 (primeiro ano em que comemorou-se o dia na Rússia, aliás). Por outro lado, há informações de que em 1914, na Alemanha, as comemorações tenham sido realizadas no 8 de março somente pelo fato de que essa seria a melhor data.
Em 1917, na Rússia, em meio a grandes e diversas manifestações femininas, eclode uma greve de operárias têxteis justamente no Dia Internacional da Mulher, 23 de fevereiro no calendário russo, correspondente ao nosso 8 de março. Trotski descreve esse acontecimento como uma mobilização de papel decisivo para a revolução que se seguiria pelos próximos dias:
Trotski conta que o dia 23 de fevereiro (8 de março), era o Dia Internacional da Mulher. Estavam programados atos, encontros etc. Mas não se podia imaginar “que o Dia da Mulher pudesse inaugurar a revolução”. Estavam sendo pensadas ações revolucionárias, mas sem data prevista. Mas pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixam o trabalho de várias fábricas e enviam delegadas para solicitar o apoio à greve... “o que se transforma em greve de massas.... todas descem às ruas. [5]
Por fim, em 1921, na Conferência Internacional das Mulheres comunistas, coloca-se o 8 de março como data oficial do Dia Internacional da Mulher Operária, em homenagem ao levante das trabalhadoras russas.
A data, portanto, como podemos observar, não é um dia do calendário que nos foi ironicamente dedicado pelo patriarcado e pelo capitalismo por sermos mulheres. Foi uma data conquistada, pelo feminismo socialista. Uma data que deve ser lembrada como luta por um mundo sem exploração.
O Dia Internacional da Mulher surge como uma proposta socialista, pois a luta da mulher é socialista. Sim, existem vertentes do feminismo que não questionam a sociedade de classes, mas esse feminismo limita-se à conquista de direitos formais iguais aos dos homens. E bem sabemos que isso não basta. A tentativa de retirada do caráter socialista do Dia Internacional da Mulher (aliás, há de se afirmar: a retirada de qualquer tipo de politização, mesmo que não socialista) serve apenas para fomentar ilusões de que as mulheres já tiveram seus direitos conquistados, quando, na verdade, para ter-se direitos, é preciso comprá-los. Bem sabemos que meia dúzia de executivas se deram bem na vida (ainda que sim, sofram de machismo em seu ambiente de trabalho), mas para a mulher trabalhadora ainda há um longo caminho a ser traçado.
É por isso que afirmamos: o 8 de março é classista. Socialista.
Fonte: blog nascermulher
[1] KOLLONTAI, Alexandra. International Women's Day. Disponível em: http://www.marxists.org/archive/kollonta/1920/womens-day.htm
[2] Dia Internacional da Mulher: em busca da memória perdida - SOF: Sempreviva Organização Feminista. Disponível em: http://www.sof.org.br/publica/Dia_Internacional_da_Mulher-SOF-Em_busca_da_memoria_perdida-ATUALIZACAO2010.pdf
[3] KOLLONTAI, Alexandra. Uma Celebração Militante. Disponível em: http://www.esquerda.net/dossier/uma-celebra%C3%A7%C3%A3o-militante , texto integral em inglês: http://www.marxists.org/archive/kollonta/1920/womens-day.htm
[4] Idem
[5] Dia Internacional da Mulher: em busca da memória perdida - SOF: Sempreviva Organização Feminista. Disponível em: http://www.sof.org.br/publica/Dia_Internacional_da_Mulher-SOF-Em_busca_da_memoria_perdida-ATUALIZACAO2010.pdf
O que queremos discutir aqui é justamente a origem dessa data e resgatar seu caráter original. Em primeiro lugar, não é uma data que nos foi cedida como uma homenagem, diferentemente de outras, como o dia dos pais, das mães, dos namorados etc. O peso que traz o 8 de março não é para nos presentear, ou mesmo nos parabenizar. A vitória não é ser mulher, pura e simplesmente, mas sim lutar para sermos mulheres à nossa maneira, lutar contra todos os tipos de opressões. Uma coisa que deveria ser óbvia, mas muitos não enxergam é que mulheres e homens não vivem em pé de igualdade; por isso o dia da mulher ser um dia de luta. É um dia simbólico que lembra (ou deveria lembrar) a todos que vida de mulher não é fácil. O Dia Internacional de Luta da Mulher é uma conquista nossa, algo que foi desencadeado justamente pela luta feminista.
Porém, outra coisa que devemos lembrar é que ele não é um simples dia de luta feminista. Ele é um dia de luta feminista e socialista. E é aqui que entram as origens do Dia Internacional da Mulher.
Há um mito de que o Dia Internacional da Mulher tem sua origem em uma greve de tecelãs no ano de 1857, em Nova York. A grevistas teriam sido presas dentro da fábrica e os patrões ateado fogo ao lugar, resultando em mais de 130 trabalhadoras mortas. A data teria sido marcada para relembrar esse dia.
Isso, todavia, é a história que nos contam nas escolas e se divulga na mídia. A realidade é que não existem evidências históricas da existência dessa greve. Diversas foram as pesquisas feitas sobre o assunto, entre elas, a de Renée Coté, autora do livro O Dia Internacional da Mulher – Os verdadeiros fatos e datas das misteriosas origens do 8 de março, até hoje confusas, maquiadas e esquecidas. A autora buscou referência à greve de 1857 e à morte das mulheres em vários jornais, inclusive operários, mas não encontrou nada.
"Em 3 maio de 1908 em Chicago, nos Estados Unidos, se comemorou o primeiro "Woman's
day” (Dia da Mulher), presidido por Corinne S. Brown, documentado pelo jornal mensal The Socialist Woman, no Garrick Theather, com a participação de 1500 mulheres que "aplaudiram as reivindicações por igualdade econômica e política das mulheres; no dia consagrado à causa das trabalhadoras". Enfim, foi dedicado à causa das operárias, denunciando a exploração e a opressão das mulheres, mas defendendo, com destaque, o voto feminino. Defendeu-se a igualdade dos sexos, a autonomia das mulheres, o direito de voto para as mulheres, dentro e fora do partido.
Já em 1909, o “Woman's Day” foi atividade oficial do partido socialista americano e organizado pelo comitê nacional de mulheres, comemorado em 28 de fevereiro de 1909. O material de publicidade da época convocava o "Woman suffrage meeting", ou seja, um encontro em defesa do voto das mulheres, em Nova York. Renée Coté apura que as socialistas americanas sugerem um dia de comemorações no último domingo de fevereiro. Assim, o “Woman's day”, no início, registra várias datas e foi ganhando a adesão das mulheres trabalhadoras, inclusive grevistas e teve participação crescente.
Em 1910, os jornais noticiaram a comemoração do “Woman's day” em Nova York, em 27 de fevereiro de 1910, no Carnegie Hall, com 3000 mulheres, onde se reuniram as principais associações em favor do sufrágio. O encontro foi convocado pelas militantes socialistas mas contou também com participação de mulheres não socialistas. Também participaram dessa comemoração várias operárias do setor têxtil que há poucos dias haviam terminado uma longa greve, que durou de novembro de 1909 a fevereiro de 1910, terminando 12 dias antes do Woman's Day. Essa foi a primeira greve de mulheres de grande amplitude nos Estados Unidos, denunciando as condições de vida e trabalho, e demonstrou a coragem das mulheres costureiras, recebendo apoio massivo do movimento sindical e do movimento socialista." [2]
Ou seja, não só não existe a mítica greve de 1857, como toda a luta das mulheres estadounidenses é feminista e claramente classista.
No mesmo ano de 1910, no Segundo Congresso Internacional de Mulheres Trabalhadoras, Clara Zetkin, militante socialista alemã, apoiando-se na experiência das operárias dos Estados Unidos, propõe que exista um Dia Internacional da Mulher Operária, ou Dia Internacional das Mulheres Trabalhadoras, sem uma definição de dia. A informação mais exata (pois há muitas) é de que ficaria a cargo de cada país escolher a melhor data. As Alemãs escolheram o 19 de março:
No dia 19 de Março no ano da revolução de 1848, o rei Prussiano reconheceu pela primeira vez a força do povo armado e concedeu perante a ameaça de uma insurreição proletária. Entre as várias promessas feitas, que mais tarde não manteve, estava a introdução do voto para as mulheres. [3]
Alexandra Kollontai, em seu texto “Uma celebração militante” [4], afirma ter sido oficializado o 8 de março como o Dia Internacional da Operária em 1913 (primeiro ano em que comemorou-se o dia na Rússia, aliás). Por outro lado, há informações de que em 1914, na Alemanha, as comemorações tenham sido realizadas no 8 de março somente pelo fato de que essa seria a melhor data.
Em 1917, na Rússia, em meio a grandes e diversas manifestações femininas, eclode uma greve de operárias têxteis justamente no Dia Internacional da Mulher, 23 de fevereiro no calendário russo, correspondente ao nosso 8 de março. Trotski descreve esse acontecimento como uma mobilização de papel decisivo para a revolução que se seguiria pelos próximos dias:
Trotski conta que o dia 23 de fevereiro (8 de março), era o Dia Internacional da Mulher. Estavam programados atos, encontros etc. Mas não se podia imaginar “que o Dia da Mulher pudesse inaugurar a revolução”. Estavam sendo pensadas ações revolucionárias, mas sem data prevista. Mas pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixam o trabalho de várias fábricas e enviam delegadas para solicitar o apoio à greve... “o que se transforma em greve de massas.... todas descem às ruas. [5]
Por fim, em 1921, na Conferência Internacional das Mulheres comunistas, coloca-se o 8 de março como data oficial do Dia Internacional da Mulher Operária, em homenagem ao levante das trabalhadoras russas.
A data, portanto, como podemos observar, não é um dia do calendário que nos foi ironicamente dedicado pelo patriarcado e pelo capitalismo por sermos mulheres. Foi uma data conquistada, pelo feminismo socialista. Uma data que deve ser lembrada como luta por um mundo sem exploração.
O Dia Internacional da Mulher surge como uma proposta socialista, pois a luta da mulher é socialista. Sim, existem vertentes do feminismo que não questionam a sociedade de classes, mas esse feminismo limita-se à conquista de direitos formais iguais aos dos homens. E bem sabemos que isso não basta. A tentativa de retirada do caráter socialista do Dia Internacional da Mulher (aliás, há de se afirmar: a retirada de qualquer tipo de politização, mesmo que não socialista) serve apenas para fomentar ilusões de que as mulheres já tiveram seus direitos conquistados, quando, na verdade, para ter-se direitos, é preciso comprá-los. Bem sabemos que meia dúzia de executivas se deram bem na vida (ainda que sim, sofram de machismo em seu ambiente de trabalho), mas para a mulher trabalhadora ainda há um longo caminho a ser traçado.
É por isso que afirmamos: o 8 de março é classista. Socialista.
O 8 de março é vermelho.
Fonte: blog nascermulher
[1] KOLLONTAI, Alexandra. International Women's Day. Disponível em: http://www.marxists.org/archive/kollonta/1920/womens-day.htm
[2] Dia Internacional da Mulher: em busca da memória perdida - SOF: Sempreviva Organização Feminista. Disponível em: http://www.sof.org.br/publica/Dia_Internacional_da_Mulher-SOF-Em_busca_da_memoria_perdida-ATUALIZACAO2010.pdf
[3] KOLLONTAI, Alexandra. Uma Celebração Militante. Disponível em: http://www.esquerda.net/dossier/uma-celebra%C3%A7%C3%A3o-militante , texto integral em inglês: http://www.marxists.org/archive/kollonta/1920/womens-day.htm
[4] Idem
[5] Dia Internacional da Mulher: em busca da memória perdida - SOF: Sempreviva Organização Feminista. Disponível em: http://www.sof.org.br/publica/Dia_Internacional_da_Mulher-SOF-Em_busca_da_memoria_perdida-ATUALIZACAO2010.pdf
Diferenças entre Espiritualidade e Religião....
Recebi uma mensagem com a comparação entre religião e espiritualidade. O
remetente alegava desconhecer a autoria. Li todo o texto, aproveitei
sua essência e o reescrevi, todo. Fora a frase "a religião é para os que
dormem", todas as frases foram modificadas ou trocadas por completo.
Tomei essa liberdade por minha conta, mesmo, por achar algumas colocações incompletas, outras precárias, outras equivocadas, algumas mal colocadas, enfim, procurei lapidar a mensagem, sem querer tirar onda de superioridade - pensando na recepção, na absorção e na compreensão.
Abraços a todos,
Tomei essa liberdade por minha conta, mesmo, por achar algumas colocações incompletas, outras precárias, outras equivocadas, algumas mal colocadas, enfim, procurei lapidar a mensagem, sem querer tirar onda de superioridade - pensando na recepção, na absorção e na compreensão.
Abraços a todos,
Eduardo
Há centenas de religiões, cada uma se proclamando portadora da verdade e desqualificando as outras.
A espiritualidade é apenas uma, em exercício permanente e sem forma única.
A religião possui templos para louvores e adorações.
O templo da espiritualidade é o ser, o mundo, o universo.
A religião é para os que dormem.
A espiritualidade é para os que despertam.
A religião é para aqueles que necessitam de um código externo e precisam ser guiados.
A espiritualidade é para os que ouvem e praticam o embrião da consciência, a voz interior.
A religião é um conjunto de regras e dogmas, não admite questionamentos.
A espiritualidade te leva à reflexão, a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.
A religião ameaça, amedronta, impõe e cobra.
A espiritualidade procura, desenvolve, liga causas e conseqüência, serenamente.
A religião aponta pecados e declara culpas.
A espiritualidade aponta a ignorância e toma o sofrimento como ensinamento.
A religião reprime, condena e acusa.
A espiritualidade transcende, compreende e esclarece.
A religião inventa.
A espiritualidade descobre.
A religião determina formas.
A espiritualidade desenvolve conteúdos.
A religião não indaga, nem questiona.
A espiritualidade duvida, experimenta, observa e procura absorver..
A religião é crença.
A espiritualidade é busca.
A religião é humana, é uma organização com regras.
A espiritualidade é ligação e não tem regras.
A religião divide, secciona e discrimina.
A espiritualidade une, respeita e abraça.
A religião lhe busca para que acredite.
A espiritualidade, você precisa buscá-la.
A religião necessita do (e determina o que é) sagrado.
A espiritualidade busca o sagrado, em tudo.
A religião se alimenta do medo e da ignorância.
A espiritualidade se alimenta na busca e no desenvolvimento da consciência.
A religião se ocupa com fazer.
A espiritualidade se ocupa com ser.
A religião ensina a evitar o mal por medo do castigo e fazer o bem por interesse na recompensa.
A espiritualidade ensina que o plantio é livre, mas a colheita é obrigatória.
A religião é adoração e temor.
A espiritualidade é reflexão e amor.
A religião tortura o presente com os valores do passado, ameaçando com castigos no futuro.
A espiritualidade vive o presente, levando em conta as lições do passado, fazendo o plantio do futuro.
A religião condena e encarcera a natureza.
A espiritualidade desenvolve a consciência para tratar com a natureza.
A religião manda crer na vida eterna.
A espiritualidade nos permite viver a eternidade da vida.
A religião promete o encontro com Deus depois da morte.
A espiritualidade busca o encontro com Deus dentro de nós mesmos, a cada momento.
A religião determina e inquieta.
A espiritualidade desabrocha e aquieta.
Religião é tirania espiritual.
Espiritualidade é consciência existencial.
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"Nascer" - óleo sobre tela, 53x68cm - Rio, maio/junho de 2000 |
Religião ou Espiritualidade
Há centenas de religiões, cada uma se proclamando portadora da verdade e desqualificando as outras.
A espiritualidade é apenas uma, em exercício permanente e sem forma única.
A religião possui templos para louvores e adorações.
O templo da espiritualidade é o ser, o mundo, o universo.
A religião é para os que dormem.
A espiritualidade é para os que despertam.
A religião é para aqueles que necessitam de um código externo e precisam ser guiados.
A espiritualidade é para os que ouvem e praticam o embrião da consciência, a voz interior.
A religião é um conjunto de regras e dogmas, não admite questionamentos.
A espiritualidade te leva à reflexão, a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.
A religião ameaça, amedronta, impõe e cobra.
A espiritualidade procura, desenvolve, liga causas e conseqüência, serenamente.
A religião aponta pecados e declara culpas.
A espiritualidade aponta a ignorância e toma o sofrimento como ensinamento.
A religião reprime, condena e acusa.
A espiritualidade transcende, compreende e esclarece.
A religião inventa.
A espiritualidade descobre.
A religião determina formas.
A espiritualidade desenvolve conteúdos.
A religião não indaga, nem questiona.
A espiritualidade duvida, experimenta, observa e procura absorver..
A religião é crença.
A espiritualidade é busca.
A religião é humana, é uma organização com regras.
A espiritualidade é ligação e não tem regras.
A religião divide, secciona e discrimina.
A espiritualidade une, respeita e abraça.
A religião lhe busca para que acredite.
A espiritualidade, você precisa buscá-la.
A religião necessita do (e determina o que é) sagrado.
A espiritualidade busca o sagrado, em tudo.
A religião se alimenta do medo e da ignorância.
A espiritualidade se alimenta na busca e no desenvolvimento da consciência.
A religião se ocupa com fazer.
A espiritualidade se ocupa com ser.
A religião ensina a evitar o mal por medo do castigo e fazer o bem por interesse na recompensa.
A espiritualidade ensina que o plantio é livre, mas a colheita é obrigatória.
A religião é adoração e temor.
A espiritualidade é reflexão e amor.
A religião tortura o presente com os valores do passado, ameaçando com castigos no futuro.
A espiritualidade vive o presente, levando em conta as lições do passado, fazendo o plantio do futuro.
A religião condena e encarcera a natureza.
A espiritualidade desenvolve a consciência para tratar com a natureza.
A religião manda crer na vida eterna.
A espiritualidade nos permite viver a eternidade da vida.
A religião promete o encontro com Deus depois da morte.
A espiritualidade busca o encontro com Deus dentro de nós mesmos, a cada momento.
A religião determina e inquieta.
A espiritualidade desabrocha e aquieta.
Religião é tirania espiritual.
Espiritualidade é consciência existencial.
Mzuri Issa luta pelo poder das mulheres de Zanzibar
Por Paula Torres de Carvalho, em Bruxelas
Mzuri Issa. É como se chama a mulher, de lenço colorido, olhos amendoados, sorriso inteiro. Veio da Tanzânia, na África Oriental, onde nasceu e onde vive há 35 anos, que é a sua idade. Quase 20 horas foi o tempo que demorou a viagem que fez até Bruxelas. À sua frente, numa sala do Centro de Imprensa Internacional, estão 15 jornalistas de vários países da Europa e alguns funcionários da Comissão Europeia que participam num seminário sobre igualdade entre sexos que decorreu de 27 de Fevereiro a 2 de Março, promovido pelo Centro de Jornalismo Europeu.
Mzuri Issa (Charlotta Asplund)
Mzuri vem falar da Associação de Mulheres para os Media da Tanzânia
(TAMWA) que há 20 anos se dedica à defesa dos direitos humanos,
particularmente das mulheres. E vem pedir ajuda para a continuação de um
dos projectos da associação que, há três anos, é financiado pela União
Europeia. Chama-se The Women Empowerment in Zanzibar Project (Weza), um
projecto para fortalecer o poder das mulheres de Zanzibar, arquipélago
formados pelas ilhas de Unguja e Pemba, ao largo da costa da Tanzânia.
Longa distância e muito dinheiro separam a realidade em que vivem as mulheres de Zanzibar da que faz parte do dia-a-dia das mulheres dos países europeus. E, contudo, são realidades contemporâneas.
Mzuri Issa conserva o seu sorriso largo, apesar das desigualdades de que fala. A questão, afirma, está no desenvolvimento.
O que ela quer dizer aos jornalistas, primeiro, e ao mundo, depois, é que o aumento do poder para as mulheres das ilhas de Zanzibar e da igualdade de direitos em relação aos homens, "passa pela diminuição da pobreza, por mais justiça social, condições essenciais para o desenvolvimento".
É esta ideia que tem estado na base do projecto, no qual a União Europeia já investiu 750.000.00 euros. Este projecto é dirigido a cerca de seis mil mulheres rurais, pobres e analfabetas, tendo em vista o desenvolvimento das comunidades existentes nas duas ilhas. Elas foram envolvidas em diferentes actividades económicas e sociais, tais como a agricultura, a indústria e o artesanato, o aproveitamento dos recursos naturais e os programas de saúde primária.
Os objectivos específicos, explica Mzuri Issa, são o aumento dos salários e ultrapassar as barreiras sociais, culturais e políticas que impedem que a mulher tenha mais influência na sociedade tanzaniana. "O que se pretende é melhorar as suas vidas e dar-lhes possibilidade de alcançar o seu potencial humano", afirma a activista.
A maioria das participantes no projecto tem entre 25 e 50 anos, religião muçulmana e mais de três crianças em casa. Muitas vezes, porém, a intervenção junto das comunidades "não tem sido fácil", confessa Mzuri ao P2. Porque "há muitas mulheres que só aderem depois da autorização dos maridos".
Além da pobreza extrema, a activista refere também a iliteracia como outro obstáculo para o progresso das mulheres e conta como a TAMWA tem contribuído para divulgar esta realidade no seu país e a nível internacional. Mostra números e slides, fala de conquistas e de obstáculos.
Mzuri Issa acredita no papel do jornalismo "para mudar a sociedade", informando e "agitando os poderes". E conta que são cada vez mais as mulheres que aderem às campanhas para a defesa dos seus direitos. Esta é uma causa que tem perseguido na TAMWA, de que é uma das fundadoras, para "lutar contra a violência e a humilhação de que as tanzanianas são vítimas há tantos anos", diz.
Espancada "de gatas"
"O meu nome é Purcherie Mbonimpa, casei-me com 18 anos, quando o meu marido tinha 26. Temos sete filhos, quatro rapazes e três raparigas. Vivemos sobretudo da agricultura, cultivando feijões e batata-doce e temos uma pequena plantação de bananas". É assim que começa um dos depoimentos recolhidos durante o trabalho de campo das activistas tanzanianas e que consta de um relatório entregue em Bruxelas. Este é bem esclarecedor da desigualdade entre sexos e dos mecanismos de poder em Zanzibar.
Purcherie continua o seu relato, contando que, nos primeiros meses de casamento, o marido lhe disse: "Eu casei contigo, mas nunca saberás quem eu sou".
"Como o meu marido não fala muito, reflecti sobre o que aquilo queria dizer. Não sabia o que ele queria dizer. Éramos muito pobres. Eu só tinha um pano, uma peça de roupa tradicional que as mulheres usam aqui. O meu marido tinha um par de calças e uma camisa, gostava muito de álcool e não ligava muito à família. Não havia muita comunicação entre nós e eu não sabia o que podia e não podia fazer."O marido de Purcherie não a deixava sair para visitar amigos ou a família, nem que participasse em qualquer reunião da comunidade. "Eu era constantemente espancada sem saber o que tinha feito de errado", revela.
E Purcherie estava num buraco sem saída: "Não podia divorciar-me dele porque, na nossa cultura, quando uma mulher volta para casa dos pais, é um insulto e uma desgraça para a nossa família". As mulheres devem submeter-se "totalmente ao seu marido, obedecer-lhe mesmo quando é injusto, ou em situações de tortura e de violência."
"Um dia o meu cunhado encontrou-me de gatas, com os joelhos no chão, a ser violentamente espancada pelo meu marido. Olhou para mim e não disse nada, mas, quando regressou a casa, contou às minhas cunhadas", continua. Foram elas que a salvaram e que lhe abriram os olhos. "Elas vieram ter comigo e disseram-me: "Aceitas ser espancada de gatas pelo teu marido? És uma desgraça para as outras mulheres, não podes aceitar isso"". Foi naquele dia que Purcherie decidiu nunca mais se sujeitar àquilo e fugir do marido.
Pressão sobre o Governo
São mulheres como Purcherie que a TAMWA acompanha e divulga. Foi uma campanha, nos anos de 1990, para a criação de uma lei de protecção das vítimas da violência baseada no género, particularmente a violência sexual, que mais contribuiu para que esta associação se tornasse conhecida. As suas activistas investigam e divulgam a prática deste tipo de violência contra as mulheres e conseguiram pressionar o Governo para actuar e extinguir a lei.
A intervenção da TAMWA foi também decisiva para mudar uma outra lei que proibia as mulheres de terem filhos fora do casamento. Se não conseguissem provar que o acto sexual tinha sido cometido por coerção, eram punidas com dois anos de cadeia. Era uma "violação dos direitos humanos da mulher grávida e da criança recém-nascida", consideraram as activistas.
Mzuri Issa, sorriso brilhante, lenço colorido na cabeça, cumpriu mais uma missão importante em defesa dos direitos das mulheres de Zanzibar. Veio a Bruxelas pedir ajuda para continuar. Nas ilhas, as mulheres pobres, rurais e analfabetas, esperam.
A jornalista viajou a convite da Comissão Europeia
Longa distância e muito dinheiro separam a realidade em que vivem as mulheres de Zanzibar da que faz parte do dia-a-dia das mulheres dos países europeus. E, contudo, são realidades contemporâneas.
Mzuri Issa conserva o seu sorriso largo, apesar das desigualdades de que fala. A questão, afirma, está no desenvolvimento.
O que ela quer dizer aos jornalistas, primeiro, e ao mundo, depois, é que o aumento do poder para as mulheres das ilhas de Zanzibar e da igualdade de direitos em relação aos homens, "passa pela diminuição da pobreza, por mais justiça social, condições essenciais para o desenvolvimento".
É esta ideia que tem estado na base do projecto, no qual a União Europeia já investiu 750.000.00 euros. Este projecto é dirigido a cerca de seis mil mulheres rurais, pobres e analfabetas, tendo em vista o desenvolvimento das comunidades existentes nas duas ilhas. Elas foram envolvidas em diferentes actividades económicas e sociais, tais como a agricultura, a indústria e o artesanato, o aproveitamento dos recursos naturais e os programas de saúde primária.
Os objectivos específicos, explica Mzuri Issa, são o aumento dos salários e ultrapassar as barreiras sociais, culturais e políticas que impedem que a mulher tenha mais influência na sociedade tanzaniana. "O que se pretende é melhorar as suas vidas e dar-lhes possibilidade de alcançar o seu potencial humano", afirma a activista.
A maioria das participantes no projecto tem entre 25 e 50 anos, religião muçulmana e mais de três crianças em casa. Muitas vezes, porém, a intervenção junto das comunidades "não tem sido fácil", confessa Mzuri ao P2. Porque "há muitas mulheres que só aderem depois da autorização dos maridos".
Além da pobreza extrema, a activista refere também a iliteracia como outro obstáculo para o progresso das mulheres e conta como a TAMWA tem contribuído para divulgar esta realidade no seu país e a nível internacional. Mostra números e slides, fala de conquistas e de obstáculos.
Mzuri Issa acredita no papel do jornalismo "para mudar a sociedade", informando e "agitando os poderes". E conta que são cada vez mais as mulheres que aderem às campanhas para a defesa dos seus direitos. Esta é uma causa que tem perseguido na TAMWA, de que é uma das fundadoras, para "lutar contra a violência e a humilhação de que as tanzanianas são vítimas há tantos anos", diz.
Espancada "de gatas"
"O meu nome é Purcherie Mbonimpa, casei-me com 18 anos, quando o meu marido tinha 26. Temos sete filhos, quatro rapazes e três raparigas. Vivemos sobretudo da agricultura, cultivando feijões e batata-doce e temos uma pequena plantação de bananas". É assim que começa um dos depoimentos recolhidos durante o trabalho de campo das activistas tanzanianas e que consta de um relatório entregue em Bruxelas. Este é bem esclarecedor da desigualdade entre sexos e dos mecanismos de poder em Zanzibar.
Purcherie continua o seu relato, contando que, nos primeiros meses de casamento, o marido lhe disse: "Eu casei contigo, mas nunca saberás quem eu sou".
"Como o meu marido não fala muito, reflecti sobre o que aquilo queria dizer. Não sabia o que ele queria dizer. Éramos muito pobres. Eu só tinha um pano, uma peça de roupa tradicional que as mulheres usam aqui. O meu marido tinha um par de calças e uma camisa, gostava muito de álcool e não ligava muito à família. Não havia muita comunicação entre nós e eu não sabia o que podia e não podia fazer."O marido de Purcherie não a deixava sair para visitar amigos ou a família, nem que participasse em qualquer reunião da comunidade. "Eu era constantemente espancada sem saber o que tinha feito de errado", revela.
E Purcherie estava num buraco sem saída: "Não podia divorciar-me dele porque, na nossa cultura, quando uma mulher volta para casa dos pais, é um insulto e uma desgraça para a nossa família". As mulheres devem submeter-se "totalmente ao seu marido, obedecer-lhe mesmo quando é injusto, ou em situações de tortura e de violência."
"Um dia o meu cunhado encontrou-me de gatas, com os joelhos no chão, a ser violentamente espancada pelo meu marido. Olhou para mim e não disse nada, mas, quando regressou a casa, contou às minhas cunhadas", continua. Foram elas que a salvaram e que lhe abriram os olhos. "Elas vieram ter comigo e disseram-me: "Aceitas ser espancada de gatas pelo teu marido? És uma desgraça para as outras mulheres, não podes aceitar isso"". Foi naquele dia que Purcherie decidiu nunca mais se sujeitar àquilo e fugir do marido.
Pressão sobre o Governo
São mulheres como Purcherie que a TAMWA acompanha e divulga. Foi uma campanha, nos anos de 1990, para a criação de uma lei de protecção das vítimas da violência baseada no género, particularmente a violência sexual, que mais contribuiu para que esta associação se tornasse conhecida. As suas activistas investigam e divulgam a prática deste tipo de violência contra as mulheres e conseguiram pressionar o Governo para actuar e extinguir a lei.
A intervenção da TAMWA foi também decisiva para mudar uma outra lei que proibia as mulheres de terem filhos fora do casamento. Se não conseguissem provar que o acto sexual tinha sido cometido por coerção, eram punidas com dois anos de cadeia. Era uma "violação dos direitos humanos da mulher grávida e da criança recém-nascida", consideraram as activistas.
Mzuri Issa, sorriso brilhante, lenço colorido na cabeça, cumpriu mais uma missão importante em defesa dos direitos das mulheres de Zanzibar. Veio a Bruxelas pedir ajuda para continuar. Nas ilhas, as mulheres pobres, rurais e analfabetas, esperam.
A jornalista viajou a convite da Comissão Europeia
"A revolução sexual vai durar séculos", diz escritor Martin Amis
Em entrevista a J. M. Martí Font, para ao El Pais, o escritor Martin Amis (nascido em Oxford, Inglaterra, em 1949) comenta seu livro A Viúva Grávida (editora Anagrama / Empuries). Segundo ele, o livro é uma reflexão sobre a revolução sexual que começou na década de 1960 e que, segundo Amis, "vai durar séculos". No portal vermelho
El País: Preciso lhe fazer uma confissão. Há anos tive de fazer a resenha de seu primeiro romance, O Livro de Raquel.
Gostei, mas não fiz uma boa crítica. Identifiquei-me de tal maneira com
o personagem que pensei que para isso não era preciso escrever um
romance. Agora me arrependo, ainda mais porque creio que A Viúva Grávida é de certo modo uma revisitação daquele livro e daquele momento.
Martin Amis: Sim, muito. Provavelmente eu concordaria com sua crítica porque tentei reler O Livro de Raquel e foi tão cru... Li 50 páginas e o deixei. Teria sido útil para me lembrar do que era ter 20 anos. Vi tantas imperfeições... Era um romance vívido, mas tecnicamente muito frágil. Mas gosto da última frase: "Recarrego minha pluma".
El País: Por que os escritores ingleses sempre voltam aos temas clássicos: religião e classe?
Amis: A religião é um dos sedimentos de nossas mentes, e acreditamos tê-lo superado. Não creio que superamos nada. As coisas perdem um pouco a importância, mas continuam aí. Quando comecei a sair com garotas, aos 15 anos, já a encontrava. Era quase sempre a religião que impedia a garota de ir mais longe. A religião era o princípio antiprazer, e esse era o meu argumento. É que não querem que você tenha prazer, dizia. O treinamento continua aí. Esperávamos que a religião desaparecesse, mas não aconteceu. É fascinante. Em certo sentido, a religião é uma das questões mais interessantes. Não se trata de crer ou não crer, isso não tem a menor importância, é um simples clichê, um monte de banalidades e respostas prontas para tudo. O importante é a atração humana pela religião, que é incurável.
El País: O senhor reivindica o legado de Thatcher?
Amis: É difícil ter algum tipo de afeto por essa mulher, embora meu pai [o escritor inglês Kingsley Amis] a adorasse - creio que tinha sonhos úmidos com ela; destruiu os sindicatos, conseguindo que a classe operária se voltasse contra si mesma, mas, como eu disse, também destruiu as conexões da aristocracia com o Partido Conservador. É a política que David Cameron admira, que Tony Blair admira. Todos lhe devem alguma coisa.
El País: O senhor misturou ficção com ensaio político. O que pensa sobre o que acontece no mundo árabe?
Amis: Acho excitante e me causa ansiedade. A revolução egípcia é uma maravilha. Eu dizia a mim mesmo: vai ser terrivelmente violenta, e foi magnífica. Veremos o que acontece em outros lugares. Lembro que Bruce Chatwin escreveu em meados dos anos 80, creio que em "Utz", que talvez o comunismo na Europa não acabasse em sangue e fogo, e sim como folhas movidas pelo vento na rua. E foi assim. Mubarak, que parecia uma grande estátua no meio da região, simplesmente se foi.
El País: Em seu romance não é muito amável com os jovens.
Amis: Creio que sou sim. Sou muito amável com as garotas...
El País: Mas não com os garotos.
Amis: Era mais fácil para os rapazes. Para as meninas era muito difícil. Tinham de tomar muitas decisões, enquanto os meninos não precisavam mudar, e sim ser mais meninos que nunca. As meninas pensaram no início que o que deviam fazer era ser como os rapazes. Fizeram isso durante alguns anos, mas perceberam que não eram rapazes e tampouco lhes interessava pretender que o fossem. Foi a face igualitária do feminismo, na qual as mulheres precisavam de uma referência e, olhando ao redor, tudo o que viam eram rapazes. Mas no final dos 70 essa atitude ficou desacreditada, tanto entre as mulheres como no feminismo. Então surgiu a ideia da mulher forte que não é como um homem. Mas a revolução sexual é uma revolução permanente que continuará durante séculos. Progredimos muito em um curto espaço de tempo, mas é surpreendentemente difícil conseguir um acordo bom, decente e razoável entre um homem e uma mulher, embora pareça que lentamente nos aproximamos.
El País: Parece-se mais com uma negociação permanente?
Amis: Sim, como algo que está no horizonte, do qual você se aproxima, mas nunca alcançará.
El País: Em seu romance o senhor define os 50 anos como um trem-bala onde os minutos às vezes se tornam intermináveis, mas os anos passam vertiginosamente. Agora já entrou nos 60. O que mudou?
Amis: Assim que cruzei a linha, disse para mim mesmo: isto não pode acabar bem. Não havia pensado assim antes. Há medo. É um massacre. Você não vai mais a casamentos, mas a enterros, e está na primeira fila. Olha para os necrológios e seus amigos morrem. Aterrorizante. E a ilusão de que você sempre seria mais corajoso, não a tem mais.
Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves
Martin Amis: Sim, muito. Provavelmente eu concordaria com sua crítica porque tentei reler O Livro de Raquel e foi tão cru... Li 50 páginas e o deixei. Teria sido útil para me lembrar do que era ter 20 anos. Vi tantas imperfeições... Era um romance vívido, mas tecnicamente muito frágil. Mas gosto da última frase: "Recarrego minha pluma".
El País: Por que os escritores ingleses sempre voltam aos temas clássicos: religião e classe?
Amis: A religião é um dos sedimentos de nossas mentes, e acreditamos tê-lo superado. Não creio que superamos nada. As coisas perdem um pouco a importância, mas continuam aí. Quando comecei a sair com garotas, aos 15 anos, já a encontrava. Era quase sempre a religião que impedia a garota de ir mais longe. A religião era o princípio antiprazer, e esse era o meu argumento. É que não querem que você tenha prazer, dizia. O treinamento continua aí. Esperávamos que a religião desaparecesse, mas não aconteceu. É fascinante. Em certo sentido, a religião é uma das questões mais interessantes. Não se trata de crer ou não crer, isso não tem a menor importância, é um simples clichê, um monte de banalidades e respostas prontas para tudo. O importante é a atração humana pela religião, que é incurável.
El País: O senhor reivindica o legado de Thatcher?
Amis: É difícil ter algum tipo de afeto por essa mulher, embora meu pai [o escritor inglês Kingsley Amis] a adorasse - creio que tinha sonhos úmidos com ela; destruiu os sindicatos, conseguindo que a classe operária se voltasse contra si mesma, mas, como eu disse, também destruiu as conexões da aristocracia com o Partido Conservador. É a política que David Cameron admira, que Tony Blair admira. Todos lhe devem alguma coisa.
El País: O senhor misturou ficção com ensaio político. O que pensa sobre o que acontece no mundo árabe?
Amis: Acho excitante e me causa ansiedade. A revolução egípcia é uma maravilha. Eu dizia a mim mesmo: vai ser terrivelmente violenta, e foi magnífica. Veremos o que acontece em outros lugares. Lembro que Bruce Chatwin escreveu em meados dos anos 80, creio que em "Utz", que talvez o comunismo na Europa não acabasse em sangue e fogo, e sim como folhas movidas pelo vento na rua. E foi assim. Mubarak, que parecia uma grande estátua no meio da região, simplesmente se foi.
El País: Em seu romance não é muito amável com os jovens.
Amis: Creio que sou sim. Sou muito amável com as garotas...
El País: Mas não com os garotos.
Amis: Era mais fácil para os rapazes. Para as meninas era muito difícil. Tinham de tomar muitas decisões, enquanto os meninos não precisavam mudar, e sim ser mais meninos que nunca. As meninas pensaram no início que o que deviam fazer era ser como os rapazes. Fizeram isso durante alguns anos, mas perceberam que não eram rapazes e tampouco lhes interessava pretender que o fossem. Foi a face igualitária do feminismo, na qual as mulheres precisavam de uma referência e, olhando ao redor, tudo o que viam eram rapazes. Mas no final dos 70 essa atitude ficou desacreditada, tanto entre as mulheres como no feminismo. Então surgiu a ideia da mulher forte que não é como um homem. Mas a revolução sexual é uma revolução permanente que continuará durante séculos. Progredimos muito em um curto espaço de tempo, mas é surpreendentemente difícil conseguir um acordo bom, decente e razoável entre um homem e uma mulher, embora pareça que lentamente nos aproximamos.
El País: Parece-se mais com uma negociação permanente?
Amis: Sim, como algo que está no horizonte, do qual você se aproxima, mas nunca alcançará.
El País: Em seu romance o senhor define os 50 anos como um trem-bala onde os minutos às vezes se tornam intermináveis, mas os anos passam vertiginosamente. Agora já entrou nos 60. O que mudou?
Amis: Assim que cruzei a linha, disse para mim mesmo: isto não pode acabar bem. Não havia pensado assim antes. Há medo. É um massacre. Você não vai mais a casamentos, mas a enterros, e está na primeira fila. Olha para os necrológios e seus amigos morrem. Aterrorizante. E a ilusão de que você sempre seria mais corajoso, não a tem mais.
Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves
Dia da Mulher...palestina...
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