Também participaram da reunião Oscar Motomura, presidente da Amana Key, Mario Monzoni, coordenador do Centro de Sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas e Jane Nelson, diretora do Centro de Iniciativa para a Responsabilidade Social Empresarial da Universidade de Harvard.
A discussão procurou ir além do consenso de que a educação é uma ferramenta necessária para interferir e melhorar a realidade. O enfoque foi dado ao tipo e à qualidade da educação dada.
Segundo Motomura, a causa para o desleixo ambiental dos brasileiros é justamente o analfabetismo nesse setor. Saindo do conceito tradicional de alfabetização, Motomura alega que a ignorância e a excessiva fragmentação do pensamento impedem o indivíduo de enxergar a sua relação com os outros e com o meio ambiente. A educação formal é imprescindível não só para as crianças, mas também para os líderes políticos, muitos deles analfabetos em setores como a sustentabilidade.
Tanto Motomura quanto Jane Nelson enfatizaram importância da educação para além das salas de aula. Incentivaram o ensino criativo, não tradicional, do aprendizado adquirido pelas convivências e experiências de vida. Para Nelson, o modelo de educação seria multidisciplinar e incentivaria o que ela chama de 4 “c”s: cooperação, cidadania, comunidade e competição.
O papel da educação seria criar a cultura sustentável e incitar o comportamento consciente. Segundo o professor Monzoni, “a demanda que faz a procura e não o contrário”, se referindo ao curso de meio ambiente no qual leciona. Motomura comentou que acredita existirem milhares de gênios que carecem de uma orientação. Profissionais muito capazes dedicados a questões menores no emprego.
“Como acabar com a pobreza sem destruir o ecossistema?” A pergunta foi feita pelo presidente da empresa Interfaces numa palestra anterior da conferência e apresentada por Nelson como um interessante desafio a ser encarado. De fato, já foi dito que caso os mais de dois bilhões de chineses e indianos tivessem todos poder de consumo igual ao dos norte-americanos, por exemplo, o meio ambiente pagaria um preço alto. Por isso a questão discutida passou a ser a transformação social através da educação, e não apenas assegurar o direito de todos à escola.