terça-feira, 20 de maio de 2008

Espinafre ajuda a aumentar os músculos


Gustavo Wenceslau

Especialistas da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, Estados Unidos, divulgaram nesta semana um estudo que comprova que o espinafre tem o poder de aumentar os músculos.

Os cientistas extraíram esteróides(hormônios) encontrados nas folhas da verdura e avaliaram sua ação quando em contato com amostras de tecido muscular humano. Constataram que os esteróides aumentaram a velocidade do crescimento dos músculos em até 20%.

Os especialistas acreditam que o esteróide age diretamente sobre proteínas, transformando-as em massa muscular.

Mas se o seu objetivo é ficar mais forte e musculoso não anime-se! Os pesquisadores afirmaram que é necessário ingerir cerca de 1 quilo de espinafre por dia para ajudar no alcance de seu objetivo.


OUTROS BENEFÍCIOS
Estudos anteriores apontaram que o espinafre ajuda pessoas com excesso de peso a emagrecer, ao diminuir a velocidade da digestão de gordura e prolongar a sensação de saciedade.

Outras pesquisas também já mostraram que a verdura pode aumentar a capacidade cerebral.


PERIGOS DO ESPINAFRE
Nos anos 50
, algumas crianças vieram a óbito, devido a uma doença que era gerada por conta do excesso de substâncias tóxicas e antinutricionais contidas no espinafre.

A doença ficou conhecida como doença do branco do olho azul, pois o branco dos olhos ficava dessa cor. Atualmente sabemos que o consumo desta hortaliça não deve ser excessivo.

Segundo a nutricionista Jocelem Mastrodi Salgado, da Universidade de São Paulo(USP), o espinafre é um dos alimentos vegetais que mais contém cálcio e ferro. Entretanto, esses dois minerais são pouquíssimo aproveitados pelo nosso corpo, já que o alto teor de ácido oxálico no vegetal inibe a absorção e a boa utilização desses minerais pelo nosso organismo. Os estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir com a absorção do cálcio presente em leites e seus derivados.

Mas não é por isso que todo mundo deve deixar de consumir espinafre. Ele deve ser ingerido em meio a uma alimentação equilibrada, e não ser a base de uma dieta. "A minha dica é que todos consumam também outros vegetais folhosos: a couve, brócolis, folha de mostarda, agrião, as folhas de cenoura, beterraba e couve flor e leguminosas como os feijões, ervilhas, lentilhas e soja são as melhores opções para quem quer consumir fontes alternativas de cálcio e ferro", sugere a nutricionista.

Nenhum comentário: