segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

RACISMO, SEGREGAÇÃO E O DEBATE SOBRE COTAS EM UNIVERSIDADES

Por Conca D. Maçaneiro.

O Racismo, apesar de suposta baixa intensidade em que se entremostra no Brasil, é possível percebê-lo operando de forma massiva em todos os espaços institucionais e sociais. Você teme uma guerra entre raças por causa das cotas em universidades? Mas esta guerra já existe há muito tempo. Você não a percebe, porque ela se apresenta de forma regulamentada, perfeitamente assimilável pelos sistemas burocráticos dos Estados, pelo Direito, pela polícia, pelo governo eventual, pela historiografia e, conforme acrescenta ainda, *Langer & Cemin (2003; 244), pelos “tão propalados memoriais aos pioneiros (que sempre homenageiam o colono europeu) e os festejos municipais que enaltecem as etnias européias, são exemplos do eurocentrismo que impregnou o senso comum e a historiografia sul-brasileira”. Mas, é, sobretudo pelo “sistema de gestão diferenciada de criminalidades”, segundo **Michel Foucault, que se percebe a natureza e o objetivo implícito nas formas jurídicas – “uma forma regulamentada de promover a guerra” (Foucault, 1973 ; 56-57). Daí que, esse modelo de Estado se apresenta como uma máquina de produzir paredes de manicômio (presídios e penitenciárias) em detrimento das já putrefatas paredes de salas de aula e das pouco existentes bibliotecas públicas.

Esta guerra começa a intensificar-se à medida que se traz ao debate, o sistema de “cotas raciais”, como uma medida de caráter compensatório, como de fato deve ser entendida, pois não deixa de ser um paliativo, em que se Muda, mas não se Transforma. Porém, neste debate houve uma incrível perda de objeto (corroborado principalmente pela grande mídia e mídia local, como sentinela do poder econômico a quem serve de porta voz, à medida que depende de suas relações comerciais). O problema fundamental não está nas cotas, mas na falta de vagas, pois a Educação não é “merecimento” e sim, um direito! E se é um direito e não um merecimento, por ter atingido o percentual desejável em uma prova que somente mede “assimilação” e não “aprendizado”, conclui-se, dessa forma, que o senso comum está equivocado, haja vista, que a segregação é o produto final da exclusão e não o da inclusão. Mas, enquanto persistirem governantes construtores de penitenciárias e não de escolas e universidades públicas, ficará mesmo muito difícil, acabar com este estado de anomalia social.

Não temos que lutar contra as cotas em universidades, temos que lutar pela universalização do acesso ao ensino público, pelo fim do sistema arcaico de vestibulares que beneficiam o estudante de escola particular treinado para se dar bem em provas de “múltipla escolha” enquanto os de escolas públicas são treinados para servir o patrão, a serem submissos, obedecer as autoridades, enfim, para serem “corpos úteis” e “omissos” (Foucault, 1973) para servir a uma engrenagem e alimentar o seu círculo dominante.

Deseja opinar sobre o assunto?

Então pode enviar sua mensagem para dmanzanero@gmail.com.

NOTAS

* LANGER, Protasio Paulo; CEMIN, Valdir. Conflitos Étnicos no Oeste de Santa Catarina (Artigo). Chapecó: CEOM-ARGO, vol. 17, nº 18, 2003.

** MICHEL FOUCAULT, foi um pensador e escritor francês contemporâneo, nasceu em 1926 e morreu em 1984. Formado em Filosofia e Psicopatologia, foi discípulo de Louis Althusser. Concentrou sua inteligência na reflexão de graves problemas do ser humano e da sociedade. Notabilizou-se por obras tais como História da Loucura (1961), A Arqueologia do Saber (1969), além de A Verdade e as Formas Jurídicas (1973) e Vigiar e Punir, publicado em 1975, e que ora apresentamos.

Ilusão do Sufrágio Universal





Mikhail Bakunin


Os homens acreditavam que o estabelecimento do sufrágio universal garantia a liberdade dos povos. Mas infelizmente esta era uma grande ilusão e a compreensão da ilusão, em muitos lugares, levou à queda e à desmoralização do partido radical. Os radicais não queriam enganar o povo, pelo menos assim asseguram as obras liberais, mas neste caso eles próprios foram enganados. Eles estavam firmemente convencidos quando prometeram ao povo a liberdade através do sufrágio universal. Inspirados por essa convicção, eles puderam sublevar as massas e derrubar os governos aristocráticos estabelecidos. Hoje depois de aprender com a experiência, e com a política do poder, os radicais perderam a fé em si mesmos e em seus princípios derrotados e corruptos.

Mas tudo parecia tão natural e tão simples: uma vez que os poderes legislativo e executivo emanavam diretamente de uma eleição popular, não se tornariam a pura expressão da vontade popular e não produziriam a liberdade e o bem estar entre a população?

Toda decepção com o sistema representativo está na ilusão de que um governo e uma legislação surgidos de uma eleição popular deve e pode representar a verdadeira vontade do povo. Instintiva e inevitavelmente, o povo espera duas coisas: a maior prosperidade possível combinada com a maior liberdade de movimento e de ação. Isto significa a melhor organização dos interesses econômicos populares, e a completa ausência de qualquer organização política ou de poder, já que toda organização política se destina à negação da liberdade. Estes são os desejos básicos do povo.
Os instintos dos governantes, sejam legisladores ou executores das leis, são diametricamente opostos por estarem numa posição excepcional.

Por mais democráticos que sejam seus sentimentos e suas intenções, atingida uma certa elevação de posto, vêem a sociedade da mesma forma que um professor vê seus alunos, e entre o professor e os alunos não há igualdade. De um lado, há o sentimento de superioridade, inevitavelmente provocado pela posição de superioridade que decorre da superioridade do professor, exercite ele o poder legislativo ou executivo. Quem fala de poder político, fala de dominação. Quando existe dominação, uma grande parcela da sociedade é dominada e os que são dominados geralmente detestam os que dominam, enquanto estes não têm outra escolha, a não ser subjugar e oprimir aqueles que dominam.

Esta é a eterna história do saber, desde que o poder surgiu no mundo. Isto é, o que também explica como e porque os democratas mais radicais, os rebeldes mais violentos se tornam os conservadores mais cautelosos assim que obtêm o poder. Tais retratações são geralmente consideradas atos de traição, mas isto é um erro. A causa principal é apenas a mudança de posição e, portanto, de perspectiva.

Na suíça, assim como em outros lugares, a classe governante é completamente diferente e separada da massa dos governados. Aqui, apesar da constituição política ser igualitária, é a burguesia que governa, e é o povo, operários e camponeses, que obedecem suas leis. O povo não tem tempo livre ou educação necessária para se ocupar do governo. Já que a burguesia tem ambos, ela tem de ato, se não por direito, privilégio exclusivo. Portanto, na Suíça, como em outros países a igualdade política é apenas uma ficção pueril, uma mentira.

Separada como está do povo, por circunstâncias sociais e econômicas, como pode a burguesia expressar, nas leis e no governo, os sentimentos, as idéias, e a vontade do povo? É possível, e a experiência diária prova isto. Na legislação e no governo, a burguesia é dirigida principalmente por seus próprios interesses e preconceitos, sem levar em conta os interesses do povo.

É verdade que todos os nossos legisladores, assim como todos os membros dos governos cantonais são eleitos, direta ou indiretamente, pelo povo. É verdade que, em dia de eleição, mesmo a burguesia mais orgulhosa, se tiver ambição política, deve curvar-se diante de sua Majestade, a Soberania Popular. Mas, terminada a eleição, o povo volta ao trabalho, e a burguesia, a seus lucrativos negócios e às intrigas políticas. Não se encontram e não se reconhecem mais. Como se pode esperar que o povo, oprimido pelo trabalho e ignorante da maioria dos problemas, supervisione as ações de seus representantes? Na realidade, o controle exercido pelos eleitores aos seus representantes eleitos é pura ficção, já que no sistema representativo, o controle popular é apenas uma garantia da liberdade do povo, é evidente que tal liberdade não é mais do que ficção.
ABORTO, UM CONVITE À DISCUSSÃO


Tão vivas em 2007 por conta da visita do Papa ao Brasil e dos posicionamentos públicos do ministro da saúde José Gomes Temporão, a polêmica ao redor da prática do aborto aparentemente promete voltar aos noticiários nos próximos meses. A sociedade brasileira, após ter ensaiado um princípio de reflexão, muito primário devido ao machismo e à alienação que a caracterizam, será novamente convidada a se questionar sobre a descriminalização, sobre a legalização e sobre a suposta imoralidade da prática – três discussões que podem ser tomadas como distintas.

O lançamento da Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Defesa da Vida”, no dia 6 de fevereiro, é parte da ofensiva da Igreja Católica contra o aborto, batalha que ficou clara ao tematizar o primeiro pronunciamento do pontífice Bento XVI em terras brasileiras, em maio do ano passado. Entretanto, os grupos pró-aborto já estão se organizando contra a ofensiva, e o Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, deve ser marcado pela batalha em prol da legalização da prática.

O Rio de Janeiro já conta, desde agosto de 2007, com um Comitê pela legalização, composto por cerca de 25 entidades e organizações. Na reunião do último dia 17 de janeiro, o comitê decidiu que vai propor às outras organizações que tradicionalmente organizam o 8 de março a marcar as manifestações pela luta por legalização. Eles também planejam organizar manifestações pró-aborto todos os meses, no dia 28.

Talvez seja por razões religiosas que grande parte da sociedade se nega a discutir o assunto, permanecendo numa postura de condenação radical. Mas se propusessem a analisar a polêmica sobre o aborto a partir do que o assunto tem de inquestionável – os dados – é provável que muitas pessoas, mesmo que permaneçam condenando a prática, reconheçam a necessidade da legalização.

Basta dizer que a legislação anti-abortiva não impede a realização do aborto. Os países onde o aborto é permitido têm índice semelhante de cirurgias aos que o proíbem. Aproximadamente um terço das gestações termina em aborto em todos os países. A diferença é que em paises onde se proíbe, como o Brasil, as cirurgias causam seqüelas mais freqüentes e sérias nas mulheres.

No Brasil, cerca de 1,1 milhão de abortos são realizados anualmente. 220 a 270 mil mulheres são internadas anualmente no Sistema Único de Saúde com complicações decorrentes das cirurgias. Mais de duzentas morrem por ano, e milhares permanecem com seqüelas. O abortamento inseguro é a quarta causa de morte materna no país, e a curetagem pós-aborto o segundo procedimento obstétrico mais realizado na rede pública.

No mundo, são realizados cerca de 20 milhões de abortos inseguros. 67 mil mulheres morrem em decorrência do aborto. Está claro que a lei não é um bloqueio para a prática. Portanto, aqueles que pretendem lutar contra o aborto, gastariam suas energias de forma mais eficiente brigando por compromissos governamentais com educação sexual do que querendo garantir bloqueios pela lei.

Além disso, a proibição e a criminalização transformam o aborto, em países de enorme desigualdade como o Brasil, em problema social. No Brasil, garotas de classe média ou alta encontram facilmente clínicas clandestinas que, na faixa de dois a cinco mil reais, promovem cirurgias de maior qualidade. Essas mulheres raramente manifestam seqüelas, exceto psicológicas.

A grande massa de mulheres negras e pobres, sem acesso a instrumentos anticoncepcionais ou formação de educação sexual, e muitas vezes abusada sexualmente até pelo marido, é que acaba com efeitos danosos em seu corpo. “Nossa luta, na verdade, é pela universalização do direito ao aborto”, afirma Liliana Maiques, membro do comitê do Rio de Janeiro. “Hoje, no Brasil, quem tem dinheiro faz o aborto, tudo limpinho, na clínica, a hora que quiser. Quem não tem não consegue fazer nem mesmo nos casos garantidos por lei.”, continua.

Mas não são apenas esses os argumentos do comitê, e dos defensores da legalização. Também afirmam que, sendo laico, o estado brasileiro não poderia legislar tomando por base valores religiosos. Defendem também que o aborto deve ser tratado como questão de saúde pública – como sugere a Organização Mundial de Saúde – e que seria um direito das mulheres tomar decisões sobre seus próprios corpos, como os têm os homens. Reivindicam a permissão da prática, por decisão da mulher, até a 12ª semana de gestação, até a 20ª em caso de estupro, e em qualquer momento caso haja má formação do feto.

Estão sintonizadas com o que disse o ministro Temporão, embora discordem em alguns pontos, como o da possibilidade de se fazer um plebiscito para que a sociedade brasileira decida. “Nós não defendemos o plebiscito. Não é uma sociedade machista que vai definir o que a mulher vai fazer com seu corpo”, acusa Liliana.

Após tomar posse, em março de 2007, a postura do ministro foi a de submeter o assunto a debate desde o início – embora nem sempre marcasse claramente seus posicionamentos. Temporão faz questão, inclusive, de frisar que o debate tem que se dar a partir de uma perspectiva de saúde pública. Trata-se, até o momento, do último capítulo da postura flexível do governo Lula no que se refere ao aborto, e de seu constante embate com a Igreja Católica.

Logo que assumiu o poder em 2003, o presidente criou a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, pasta ocupada pela carioca Nilcea Freire. O principal projeto da secretaria era transformar o projeto de lei de descriminalização do aborto 1135/91, que já tramitava há doze anos na câmara, em um PL pela legalização e aprová-lo.

Bastou começarem a brotar os primeiros escândalos de corrupção em 2004, e a CNBB ameaçar firmar uma forte oposição ao governo, pra que Lula recuasse da intenção e esvaziasse politicamente a secretaria. O projeto foi abandonado. Hoje ele se encontra na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, cujo presidente e também relator é o deputado evangélico Jorge Tadeu Mudalen (ex-PFL/SP), radicalmente contrário ao aborto. “Esse é o momento mais desfavorável pela votação do projeto”, avisa Liliana.

A ameaça da CNBB não é única relacionada às lutas pró-aborto. O próprio Papa ameaçou excomungar os políticos católicos que votassem a favor do PL. Em sua vinda ao Brasil, em meio a uma série de requisições que beiravam a insanidade – como o retorno da obrigatoriedade do ensino de religião nas escolas públicas, e o bloqueio a ações trabalhistas contra a Igreja Católica – Bento XVI pretendeu negociar a revisão inclusive dos pontos em que a legislação permite o aborto. O governo, é claro, não cedeu.

A ofensiva católica permanecerá com a Campanha da Fraternidade 2008 – de tema “Fraternidade e Defesa da Vida” e lema “Escolhe, pois, a vida”. Está marcado para 6 de fevereiro, paralelamente à abertura de campanha, do I Congresso Internacional em Defesa da Vida. Na carta de divulgação da C.F., Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, escreveu: “É impressionante o número de abortos clandestinos realizados todos os anos no Brasil. São seres humanos inocentes e indefesos rejeitados, aos quais é negada a participação no banquete da vida”.

Dom Odilo era o secretário-geral da CNBB quando essas resoluções foram tomadas. Em novembro do ano passado, Bento XVI o nomeou cardeal, numa prova de que o chefe-de-estado do Vaticano, como seu colega brasileiro, também tem o hábito de trocar cargos políticos por favores.

Entretanto, é preciso que se registre que, embora o Papa seja conservador, a guerra anti-aborto não pode ser considerada retrato de seu conservadorismo. A ala progressista da Igreja também costuma se mobilizar contra as práticas abortivas. Mas é curioso ver uma instituição religiosa recorrendo a métodos como chantagem e negociatas para defender uma suposta moralidade.

Enfim, a polêmica em torno do aborto será novamente colocada em discussão nos próximos meses. Oxalá a sociedade brasileira esteja melhor preparada para a reflexão, e a grande imprensa saiba estimular o debate com alguma grandeza. Pois é a impopularidade das medidas pró-aborto que impedem o Estado de adotá-las, de forma a se manter fiel a acordos internacionais de que já é signatário, como a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (Cairo, 1994) e a IV Conferencia Internacional de Mulheres (Pequim, 1995).

Reunião de Organização do 8 de março: 29 de janeiro (terça-feira)


Local: Sindpetro – Av. Passos 34, Centro. Rio de Janeiro – RJ

George Habash - o Herói da resistência Palestina


Herói da Resistência

Ali El-Khatib, da Palestina*

A Palestina está entristecida, os povos árabes e os amantes da justiça e da paz também.
Lá se foi mais um herói da resistência contra o sionismo e o imperialismo estadunidense. George Habash, médico pediatra, marxista-leninista, fundador da frente Popular de Libertação da Palestina e do Movimento Nacionalista Árabe, não se encontra mais entre os grandes lutadores, mas suas idéias, seus princípios a sua garra e visão estratégica continuarão e prevalecerão ante o inimigo.

Com a catastrófica situação em Gaza, os ideais de AL HAKIM se fortalecem.
A grande manifestação ocorrida em Eretz, foi amplamente divulgada para todo o mundo.
Os palestinos, israelenses progressistas tendo a frente Uri Avneri mandaram suas mensagens em árabe, hebraico e inglês para a população de Gaza pela viva voz do celular onde eram reproduzidas por possantes alto-falantes. O mesmo ocorria do lado palestino.

A senhora Murkus, mãe de Amal Murkus, a cantora palestina que esteve duas vezes no Brasil, dirigente do Partido Comunista, uma das lideranças palestinas que recebiam a solidariedade de Uri Avneri, disse-me ontem em sua casa em Kufr Yassuf, próximo a Akka, que os palestinos se sentem cada dia mais fortacelcidos e esperançosos, sabendo que terão muito tempo pela frente, mas que a vitória é uma grande certeza.

Amal Murkus me levou a Akka onde na manhã realizaram um ato de solidariedade.
Em Ramallah tendo a frente o Dr.Mustafa Bargouti, uma manifestação percorreu o trajeto do Instituto Ortodoxo até o centro da cidade, onde os lemas eram: saudações ao Dr.George e fora o Apartheid.

As manifestações correm em toda a Palestina que está de luto oficial por três dias, alias o mundo progressista está de luto.
Hoje durante seus funerais ocorrerão novos atos de solidariedade, apreço e condolências para a família e dirigente da FPLP.

Que a luta incansável do Dr. George Habash, continue por muito tempo servindo de exemplo para todos nós.

Viva a Palestina.
Viava Jerusalém.
Viva os Palestinos.
George Habash, Al Hakim, vive!

*Ali El-Khatib é diretor do Instituto Jerusalém do Brasil

Bikur Ha-Tizmoret



O primeiro filme do israelense Eran Kolirin conta a história de uma banda musical da polícia do Egito que por engano se perde em um deserto em Israel à procura do lugar em que deve se apresentar: o novo Centro de Cultura Árabe. Como não há vestígio de Centro Cultural algum, os músicos, cansados, com fome e com pouco dinheiro, terminam “prisioneiros” num pequeno vilarejo. Sem opção, começam a se relacionar com os (poucos) moradores do lugar, e se desabrocha aí um interessante filme humanista, repleto de melancolia e carinho, que pode ser encarado como uma 'comédia dramática' ou um 'drama divertido'.

Em 'A BANDA' não existe a mínima referência direta a tensões religiosas ou políticas entre os dois povos, que estiveram em guerra por um longo período até 1979. E este contexto lustra a humanidade do filme. Pessoas com fundamentos, aparentemente, tão distintos podem ser muito parecidas. Mesmas esperanças e aspirações, mesmos medos e frustrações. E que podem muito bem ajudarem uns aos outros.

Legenda produzida sem grandes problemas e acredito que ficou a contento.

- Curiosidades:
- Exibido em Cannes 2007 e até saiu de lá premiado.

- Pra quem mora em São Paulo ou no Rio, o filme está ou esteve na seleção das respectivas mostras internacionais de cinema deste ano.

- Supostamente seria a escolha de Israel para competir no Oscar 2008. Mas foi negado por ter relativamente poucos diálogos falados na língua do país. No filme encontramos na verdade muito inglês e bastante árabe também.


Créditos: postmaster-br

- Minha Legenda:

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AQUI

Timor Leste - O Massacre Que O Mundo Não Viu

Documentário sobre a história recente do Timor Leste, ex-colônia portuguesa na Ásia. Após se livrar do domínio português, em 1975, o país foi invadido pela vizinha Indonésia, que durante os 25 anos seguintes promoveu o massacre de cerca de um terço da população local. O drama do povo timorense nunca recebeu a devida atenção da comunidade internacional. Em 1999, após um plebiscito supervisionado pela ONU, foi confirmada a autonomia da região. Ao deixarem o novo Estado, as tropas indonésias vandalizaram 99% do território. A diretora e sua equipe chegaram ao Timor Leste um ano depois e registraram por um mês a nova realidade.

O primeiro contato de Lucélia com a barbárie que acontecia no outro lado do mundo foi em 1995 com a visita do embaixador da causa timorense José Ramos Horta ao Brasil. Ela ficou chocada como aquilo poderia estar acontecendo em plena década de 90.

Quando o professor Ramos Horta e o bispo Belo foram laureados com o Nobel da Paz em 1996, Lucélia foi a Oslo como convidada de honra para a solenidade de entrega do prêmio. Foi lá que surgiu a idéia de se fazer um filme que divulgasse a causa timorense ao mundo, e principalmente no Brasil, que mal ouvira falar em Timor até então.

O projeto foi amadurecendo e só então em 2000, com o apoio do governador Mario Covas (a quem o filme é também dedicado), que alavancou o patrocínio das companhias elétricas Bandeirante Energia S.A. e EDP Brasil, que pôde sair do papel.

Lucélia foi à Timor com um equipe reduzida e durante um mês registrou a trágica situação em que se encontra o povo maubere.

Enquanto a violência explode de uma forma cada vez mais assustadora pelo mundo, o filme trata de um dos mais tristes e cruéis episódios da história do século XX.

Timor Leste é uma pequena ilha localizada entre a Austrália e a Indonésia que foi colonizada pelos portugueses. Desde 1974 quando começou a lutar por sua independência, foi invadida pela Indonésia (maior nação mulçumana do mundo) e teve quase um terço de sua população dizimada.

Quando em 1999 o povo maubere pode finalmente escolher democraticamente entre a independência ou a integração à Indonésia, o país foi barbaramente queimado como marca de despedida.

Lucélia Santos chegou com sua equipe ao país um ano após esse trágico acontecimento e registrou com seu olhar sensível a situação do povo maubere. Sua vida, suas crenças, sua luta, sua esperança, sua tragédia...

Somando a isso um impressionate material de arquivo inédito no Brasil o resultado é um filme que conta toda essa história de uma forma nunca feita antes.

Um filme triste e sensível que mostra de forma forte como a realidade é infelizmente mais cruel e assustadora do que a ficção.
Créditos:makingoff - parkyns
Gênero: Documentário
Diretor: Lucélia Santos
Duração: 75 minutos
Ano de Lançamento: 2001
País de Origem: Brasil
Idioma do Áudio: Português
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0298183/
Qualidade de Vídeo: DVD Rip
Vídeo Codec: DivX
Vídeo Bitrate: 1161 Kbps
Áudio Codec: MP3
Áudio Bitrate: 128
Resolução: 656 x 384
Formato de Tela: Tela Cheia (4x3)
Frame Rate: 29.970 FPS
Tamanho: 1,01 Gb
Legendas: No torrent



- Ganhou o prêmio de Melhor Filme - Documentário, pelo Júri Popular, no Festival de Recife.

- Ganhou o Prêmio Especial Lusofonia, no Cine-Eco 2001.

- Ganhou o ET de Ouro de Melhor Roteiro, no Festival de Cinema de Varginha.

- Recebeu uma indicação ao Prêmio Adoro Cinema 2002, na categoria de Melhor Banner de Promoção.

- Timor Lorosae é a estréia de Lucélia Santos como diretora de um longa-metragem para o cinema.

- Foi exibido no Festival do Rio 2001.

Extras:

- Sérgio Vieira de Mello - Mensageiro da Paz - Curta-Metragem em homenagem à Sérgio Vieira de Mello, com depoimentos de sua mãe, Gilda Vieira de Mello;

- Entrevista com Xanana Gusmão, slíder da resistência timorense e posterior presidente do Timor;

- Entrevista com José Ramos Horta, Ministro das Re3lações Exteriores do Timor, ganhador do Prémio Nobel da Paz;


Download Via Torrent:

Arquivo anexado Timor.Lorosae.DVDRip.DivX.by.MakingOff.Org.torrent ( 23.43KB ) Downloads: 286


domingo, 27 de janeiro de 2008

A PREPOTÊNCIA DA GOVERNADORA DO RS...

MP Federal diz a Yeda Crusius: "ninguém está acima da lei"

Polícia Federal convidou procuradora do Estado do RS para prestar esclarecimentos relacionados às fraudes no Detran. Governadora disse que não admite ter seu governo investigado. Em nota oficial, MP federal defende ação da PF e diz que ninguém está imune à investigação.

PORTO ALEGRE - O Ministério Público Federal divulgou, sexta-feira, uma nota oficial de apoio à Polícia Federal, estranhando a reação da governadora do RS, Yeda Crusius (PSDB), que criticou a decisão da PF de convidar a Procuradora-Geral do Estado, Eliana Soledade Graeff Martins, para prestar esclarecimentos relacionados às fraudes no Detran. A nota manifesta surpresa com a reação de Yeda e afirma que não houve qualquer atitude indevida por parte da Polícia Federal. A governadora considerou indevida a ação da PF, dizendo que não admitiria uma investigação “em cima do governo”. O MP Federal discorda. “O delegado de polícia que preside o inquérito sempre se pautou pela independência e pela correção nos seus atos, sempre fiscalizados pelo titular da ação penal – o Ministério Público Federal, estando absolutamente correta, dentro da linha de investigação, a oitiva pretendida”.

”Há crime federal em investigação”, diz ainda a nota, “e serão ouvidos ou investigados todos aqueles que possam trazer explicações ou provas que conduzam ao total esclarecimento dos fatos criminosos e da autoria dos mesmos, não interessando o cargo que ocupam, ou ainda se servidores públicos estaduais ou federais”. “Em sendo o crime federal a investigação é realizada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal – é o que determina a Constituição Federal, a qual deve ser acatada por todos os brasileiros e Estados da Federação”.

O texto também nega que a Procuradora-Geral do Estado tenha sido “convocada a depor”. “Ao contrário, foi-lhe enviado convite para prestar esclarecimentos na condição de testemunha. Mais: houve a cortesia de lhe possibilitar a escolha da data, local e horário para ser ouvida, em respeito à sua posição institucional”. E acrescenta: Em um regime republicano, ninguém está imune à investigação desenvolvida pelo MPF e pela PF relacionada à operação Rodin. Caso se encontrem provas de envolvimento de pessoas ligadas ao governo do Estado, essas pessoas serão investigadas, da mesma forma como ocorreria com qualquer outra pessoa, principalmente em se tratando de servidores públicos – ninguém está acima da lei”.

”Nesse sentido”, conclui, “nada de reprovável há no fato de a Procuradora-Geral ser convidada para prestar esclarecimentos sobre atos por ela praticados”. “A investigação não tem enfoque nas pessoas, mas nos fatos, havendo independência para investigar. Constatada a prática de crime de competência federal no caso, todo o processo será conduzido perante a Justiça Federal, ainda que eventualmente possa haver servidores públicos estaduais envolvidos”.

A PF pediu explicações à Procuradora sobre um parecer assinado por ela autorizando a migração do contrato do Detran com a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) para a Fundação Educacional e Cultural para o Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae). A rapidez com que o parecer foi emitido (1 dia), chamou a atenção da PF. O Superintendente da Polícia Federal no RS, Ildo Gasparetto, disse que a procuradora foi convidada a depor para explicar se houve influência na rapidez com que o parecer foi dado pelo fato de Flávio Vaz Netto (ex-diretor-presidente do Detran, preso na Operação Rodin) ser procurador do Estado.

CPI investigará fraude no Detran
No dia 6 de novembro de 2007, a Polícia Federal, em ação conjunta com o MP Federal e a Receita Federal, desencadeou a Operação Rodin, que resultou na prisão preventiva de 13 pessoas, acusadas de envolvimento em um esquema de fraude no Departamento Estadual de Trânsito do RS. O prejuízo para os cofres públicos foi da ordem de R$ 40 milhões. Entre os presos na operação, nomes importantes do governo Yeda Crusius, como Flávio Vaz Neto (presidente do Detran) e Antônio Dorneu Maciel (diretor financeiro da CEEE), e um dos ex-coordenadores financeiros da campanha de Yeda, o empresário Lair Ferst.

Na esteira do escândalo, surgiram novas denúncias de funcionários fantasmas lotados no governo e contratos firmados sem licitação. A conseqüência política desta sucessão de denúncias é a CPI do Detran que será instalada, logo após o Carnaval, na Assembléia Legislativa gaúcha.

immy Smith - Cool Blues (1958) (RVG 2002) re-up @320

http://i32.tinypic.com/2vmfytg.jpg

http://i25.tinypic.com/2cfzax4.jpg


Jimmy Smith - Cool Blues (1958) (RVG 2002)
MP3 / 320Kbps / Covers & Scans / RS.com : 151mb / 5% File Recovery
Uploader:redbhiku
Personnel:

Lou Donaldson - alto sax (#1-6)
Tina Brooks - tenor sax (#1-4)
Jimmy Smith - organ
Eddie McFadden - guitar
Art Blakey - drums (#1-3)
Donald Bailey - drums (#4-8)

Recorded live at Small's Paradise, New York City on April 7, 1958

Tracks:
1. Dark Eyes
2. Groovin' At Small's
3. Announcement By Babs Gonzales
4. A Night In Tunisia
5. Cool Blues
6. What's New
7. Small's Minor
8. Once In A While

Downloads abaixo:

Part 1
Part 2


Yellow Submarine

Era uma vez (ou talvez duas), um paraíso chamado Pepperland. É assim que começa uma das animações musicais mais insanas que já surgiram nos cinemas, Yellow Submarine. E, como não podia deixar de ser, em se tratando de insanidade, esse filme é inglês e um rebento da década de 60. Isso talvez explique o porque de tantas cores e do clima psicodélico dessa animação que traz como protagonistas ninguém menos que Os Beatles.

A história, entremeada de humor britânico (cheio de referências e de trocadilhos) e imagens pra lá de bizarras conta as aventuras do quarteto, que sai a bordo de um submarino amarelo para salvar a cidade de Pepperland das garras dos Maldosos Azuis (ou Blue Meanies). Sim, isso mais parece uma historinha simples - e sim, é realmente uma historinha simples, sem grandes evoluções emocionais ou tramas complicadas, como os críticos adoraram - mas tem um clima tão divertido que, quando menos se espera, o filme acaba e ninguém nota a falta de um enredo à la Disney.

Tudo começa numa bela tarde em Pepperland, em que sua população anda feliz e saltitante, ouvindo as músicas de uma tal de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Então os Maldosos Azuis, seres que não suportam o amor, a música e as cores atacam a cidade, transformando sua população em estátuas sem cor e dando um fim em seus músicos. Mas eles não contam com a astúcia do Capitão Fred, o único sobrevivente que consegue escapar e buscar ajuda, viajando em um submarino amarelo.

Pois então ele sai pilotando o submarino em direção a Londres (ao som de Eleanor Rigby) e encontra Ringo, filosofando em uma das esquinas da cidade. Assim, o convence a chamar o resto da banda, para que o acompanhassem até Pepperland e salvassem a cidade com sua música. Assim se forma a tripulação do submarino amarelo, que enfrenta criaturas bizarríssimas e passa por cenários tão "comuns" quanto um mar de buracos (isso mesmo, de buracos), até chegar ao seu destino e tentar combater os malvados seres azuis. Isso tudo sem esquecer dos diversos números musicais do filme, apresentando músicas já conhecidas da banda.
Créditos:MakingOff - Parkyns
Gênero: Desenho Animado / Musical
Diretor: George Dunning
Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 1968
País de Origem: Inglaterra
Idioma do Áudio: Inglês
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0063823/

Qualidade de Vídeo:
DVD Rip
Vídeo Codec: XviD
Vídeo Bitrate: 953 Kbps
Áudio Codec: MP3
Áudio Bitrate: 125
Resolução: 600 x 356
Formato de Tela: Widescreen (16x9)
Frame Rate: 23.976 FPS
Tamanho: 699 Mb
Legendas: No torrent


- 2 prêmios e 2 indicações. Lista em http://www.imdb.com/title/tt0063823/awards
- Em junho de 2005, a Melhoramentos lançou um livro de 40 páginas com a história do "Submarino Amarelo" para crianças, mantendo os nomes originais em inglês, mas fugindo um pouco da viagem hippie do filme - ao contrário da versão de 1969, que foi a primeira versão em livro do filme que aportou no Brasil.

- Na seqüência em que o submarino vai passando pela tela ao som de Eleanor Rigby, várias figuras meio fotográficas aparecem. O que pouca gente sabe é que essas figuras são membros da produção. O homem com cachimbo é Al Brodax, os dois homens com guarda-chuvas são Dunning e Heinz Edelmann, entre outros.

- Peter Batten, que tinha ficado responsável pela dublagem de George, não pôde terminar seu trabalho pois foi preso enquanto o filme ainda estava em andamento. Ele era um desertor do Exército Britânico.

- Logo depois da cena de Eleanor Rigby, em que aparecem chaminés, ocorre um efeito tridimensional. Isso foi sem querer - até hoje os animadores não descobriram como conseguiram dar esse efeito na animação.

- O filme tem muuuitas referências - não só a músicas dos Beatles quanto a filmes e a situações que só os ingleses podem reconhecer. Só para citar algumas, existem falas que fazem referências a Noviça Rebelde, Shakespeare e Einstein, e no meio do filme aparecem figuras já conhecidas, como Mandrake e Marylin Monroe.

"Yellow Submarine" foi feito na época em que o movimento hippie estava no auge, todo cheio de suas flores e maluquices coloridas, por isso nada de tentar compreender "o que será que eles quiseram dizer com isso ou aquilo" - porque o melhor sentido dele é que ele não tem sentido algum (tirando a mensagem básica transmitida através do "All you need is love", é claro).

:: A INSPIRAÇÃO E A PRODUÇÃO

Logo depois que terminaram as gravações de Magical Mystery Tour, em 1967, a pré-produção de "Submarino Amarelo" já começou - o filme foi principalmente baseado na música Yellow Submarine, e alguns elementos do disco Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, e seu produtor foi Al Brodax (ele também assinou o roteiro, ao lado de Jack Mendelsohn, Lee Minoff e Eric Segal). Al Brodax já tinha trabalhado com desenhos animados dos Beatles anteriormente - fez uma série animada de TV para a rede ABC, com os quatro músicos ingleses como protagonistas, e que durou 39 episódios. Foi isso que o inspirou a fazer outro longa do quarteto (que já tinha participado de Help! e A Hard Day's Night)... Mas dessa vez em forma de desenho animado. Conversou, então, com Brian Epstein, o empresário dos Beatles, e obteve sinal verde, já que sua série para a tevê tinha sido razoavelmente bem sucedida.

Os próprios Beatles, na verdade, nem estavam tão empolgados assim com essa produção, porque tinham detestado a série televisiva. Não participaram sequer da dublagem do filme; que é, por sinal, um tanto quanto deprimente. Paul Angelis faz a voz de Ringo, John Clive dubla John Lennon, Dick Emery faz Paul e Peter Batten (que nem foi creditado, pois teve que ser substituído no final do filme por Paul Angelis) empresta a voz a George. Os músicos visitaram poucas vezes os estúdios e só cederam ao filme quatro músicas inéditas (ou "sobras de estúdio", que na sua maioria não haviam sido feitas especialmente para o filme): It's All Too Much, Only A Northern Song, All Together Now e Hey Bulldog. No fim das contas, quando viram o desenho em sua fase final, acabaram gostando da idéia e fizeram uma pequena aparição em carne e osso no fim do filme.

Dirigido por George Dunning (que já fora o responsável pela série de desenhos), "Yellow Submarine" foi feito em pouco tempo - dos primeiros traços até sua estréia no cinema se passaram apenas 11 meses, mas, se for contada a pesquisa e toda a preparação antes da produção, o filme demorou 2 anos para ser feito. Trabalhou para isso uma equipe de 40 animadores e 140 artistas técnicos, que, apesar de terem quebrado paradigmas da animação na época, e de desenharem livremente, pesquisaram para isso: estudaram até os passos de cada um dos Beatles, para reproduzirem fielmente nos desenhos o jeito de caminhar e a personalidade de cada um.

O roteiro do filme é uma mistura de, nada mais, nada menos que cerca de vinte textos diferentes. A equipe da produção simplesmente se inspirou em várias músicas dos Beatles, e misturou e inverteu tudo. Tanto foi assim que, no meio dessa bagunça toda, o diretor de arte reparou que não existia um inimigo bem estruturado no roteiro. Foi então que criou os personagens malvados da história, e assim nasceram os Malvados Azuis - que, aliás, são azuis por obra do acaso - ele deixou a cargo dos coloristas que inventassem uma cor para aqueles seres esquisitos. O script final foi escrito por Al Brodax, Jack Mendelsohn, Lee Minoff, Erich Segal e Roger McGough (esse último não foi creditado no filme original, mas ajudou bastante na composição do texto final - ele era um poeta de Liverpool).

Dunning e John Coates (um dos produtores do filme) queriam fugir dos padrões Disney de qualidade e inovar. E, para isso, precisavam encontrar alguém com talento e criatividade para cuidar da parte artística da animação. Foi então que se depararam com o trabalho de Heinz Edelmann (um ilustrador e desenhista) em uma revista alemã e, sem pensar duas vezes, pediram para que o artista fosse até Londres para falar com os responsáveis pela produção. E foi o que ele fez. Chegando lá, Edelmann rabiscou alguns desenhos para o diretor e o produtor, que ficaram realmente satisfeitos e o contrataram.

Seu estilo de desenho livre, misturando estilo realista com cartoon influenciou todo o desenho de "Submarino Amarelo". Ele, como diretor de arte, teve toda a liberdade de supervisionar o trabalho de todos os artistas. Em uma entrevista feita por Laura Gross com toda a equipe do filme, Edelmann disse que "pensava, no início, que o filme seria uma série de pedaços interconectados, e o estilo deveria variar a cada cinco minutos para manter o interesse até o final".

"Yellow Submarine", apesar de não ter sido recebido, como filme, com tanta empolgação na crítica inglesa, foi um marco na animação da sua época - já que a Disney dominava essa indústria muito mais do que o faz hoje em dia, e o lançamento desse clássico trouxe para os longas animados uma nova cara: nada de bichinhos bonitinhos e cantores da Disney, feitos com cores e desenhos caprichadíssimos. Esse terceiro filme dos Beatles (e único longa com o quarteto em forma de desenho animado) tem influências da arte pop e do surrealismo, num desenho muito parecido com o de Terry Gilliam (que fazia as animações para os programas e filmes do Monty Python).

O filme é de 1968, portanto os Beatles já tinham se acostumado muito bem com o sucesso e a banda não estava mais com toda a força que tinha no início (embora isso não impedisse que seus discos e suas músicas ainda visitassem o topo das paradas nas rádios). O LSD era a droga alucinógena da vez (hummm, e isso explica muita coisa), e os quatro Besouros estavam adentrando no território do nonsense psicodélico. Basta dar uma olhada na capa do álbum "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band" para entender do que estou falando: um monte de personalidades misturadas, como O Gordo e o Magro, Aldous Huxley, Karl Marx, Marylin Monroe e muitos outros, em pé sobre um lindo jardim de... maconha (aliás, é nesse disco que aparece a música A Day in the Life, que tem em seu final uma nota tocada em uma freqüência só audível pelos cachorros).

"Yellow Submarine" virou um marco na animação, porque reuniu em um filme só todas as técnicas mais utilizadas e mais modernas em desenhos animados e ilustrações da década de 60. Depois de seu lançamento, outras empresas de animação se inspiraram na arte psicodélica do filme, e então pipocaram na mídia vários anúncios comerciais cheios de arco-íris, florzinhas e borboletas coloridas. Curiosamente, apesar desse sucesso em sua arte, "Submarino Amarelo" foi o único desenho animado em que Heinz Edelmann participou.

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Arquivo anexado Yellow.Submarine.DVDRip.XviD.MakingOff.Org.torrent ( 28.1KB )

Baraka

Baraka é uma palavra Sufi, e significa "Sopro de Vida", "Benção". É um documentário sobre o homem e a natureza, suas belezas, contrastes, semelhanças e destruição. Ele revela o quanto a humanidade está interligada, apesar das diferenças de religião, cultura e língua dos povos. Um verdadeiro poema visual, as imagens incluem um vasto registro de rituais religiosos, maravilhas naturais, processos de mecanização e diversos estilos de vida. O contraste e as metáforas visuais criadas pelo diretor norte-americano Ron Fricke provocam reflexão, relaxam e inquietam. As músicas envolventes e os efeitos sonoros contribuem para que Baraka seja uma experiência marcante.

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Título Original: Baraka
Direção: Godfrey Reggio
Ano: 1992
Duração: 96 minutos
País produtor: Estados Unidos
Cores: Colorido
Som: Stereo

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Chet Baker - Oh You Crazy Moon (1978)

http://i29.tinypic.com/xn84ew.jpg


Chet Baker - Oh You Crazy Moon (1978)
MP3 / 320Kbps / Covers & Scans / RS.com: 149mb / 5% File Recovery


Personnel:
Chet Baker - Trumpet, Vocals
Phil Markowitz - Piano
Scott Lee - Bass
Jeff Brillinger - Drums

Tracks:
1. Touch of Your Lips (10:58)
2. Beautiful Black Eyes (14:30)
3. Oh You Crazy Moon (9:15)
4. Love for Sale (11:33)
5. Once Upon a Summertime (8:56)
6. My Funny Valentine (8:58)

Downloads abaixo:

Part 1
Part 2


Mídia criminosa



A pilantragem midiática corre solta. Atentem para as manchetes:

“Egito não consegue conter invasão palestina”.

É esse o tratamento que uma população desesperada recebe. Quase um milhão de seres humanos em busca de alimentos e medicamentos são considerados invasores só porque derrubaram um muro vergonhoso que os mantinha em prisão coletiva.

O mesmo tratamento não recebem os assassinos que cercam todo um país, ou então invadem nações em busca de lucros. As invasões do Iraque e do Afeganistão são denominadas de “incursão”.

Um país que invade outro para saquear suas riquezas, destruir sua História e assassinar sua população é considerado um “incursor” e não um invasor. Uma população oprimida num campo de concentração, sem alimentos, medicamentos, água e energia elétrica, como é o caso dos palestinos de Gaza, quando resolve destruir as barreiras que as oprimem, é acusada em manchetes de invasora.

A quem esses criminosos da mídia querem enganar?

sábado, 26 de janeiro de 2008

ALERTA AMARELO: MÉDICO LEVANTA HIPÓTESE DE QUE VACINAÇÃO PODE PRODUZIR SUPER VÍRUS


Caro Azenha, sou médico clínico geral e nefrologista formado pela UFRJ. Sou seu leitor assíduo, e resolvi escrever-lhe para ver se pelo menos aqui, no seu blog, um médico consegue espaço para falar sobre essa histeria que envolve a febre amarela.
A cobertura da grande imprensa parece que não consegue chegar ao fundo do poço. Depois de inúmeros factóides e de acusar o presidente até de derrubar aviões comerciais, eles agora aparecem com essa irresponsabilidade de criar pânico na população através de um problema de saúde pública. Tive acesso a um texto da jornalista da Folha, Eliane Cantanhêde (que aliás, parece ser casada com um dos donos de uma produtora ligada as campanhas eleitorais do PSDB), que dizia o seguinte logo no primeiro parágrafo:
"Com sua licença, vou usar este espaço para fazer um apelo para você que mora no Brasil, não importa onde: vacine-se contra a febre amarela! Não deixe para amanhã, depois, semana que vem... Vacine-se logo! "
E depois de alguns parágrafos em que não esclarece nada, termina assim:
"O fantasma da febre amarela, portanto, paira sobre o país como um alerta num momento crucial, para que a saúde e a educação sejam preservadas antes de tudo o mais. Senão, Lula, o aedes aegypti vem, pica e mata sabe-se lá quantos neste ano --e nos seguintes. "
ABSURDO! ESTÃO USANDO A SAÚDE PÚBLICA PARA POLITICAGEM BARATA!
Alguns esclarecimentos:
Colunistas falam de epidemia com uma facilidade incrível para quem não entende o que quer dizer o termo. Epidemia não é o aparecimento de casos de uma doença no jornal. Uma epidemia só se caracteriza quando ocorre um aumento maior que 2x o desvio padrão sobre a incidência média de uma doença nos últimos anos.
Ou seja: Incidência média + 2x desvio padrão.
Não vi até agora nenhum jornal mostrar a incidência da febre amarela nos últimos 10 anos para uma comparação. Repare na média de casos do período FHC e Lula, será por isso que ninguém mostra os números?
1996 - 15 casos
1997 - 3 casos
1998- 34 casos
1999 - 76 casos
2000- 85 casos e 42 mortes
2001 - 41 casos e 22 mortes
2002 - 15 casos e 6 mortes
2003 - 64 casos e 22 mortes - obs: 58 dos casos diagnosticados na região sudeste, principalmente MG
2004 - 5 casos e 3 mortes
2005 - 3 casos e 3 mortes
2006 - 2 casos e 2 mortes
2007 - 6 casos e 5 mortes
(fonte : Min.Saúde)
Todos esses casos são da forma de transmissão em área silvestre da febre amarela. Desde a década de 1940 que não há relatos da transmissão urbana da febre amarela. Veja bem, transmissão em zona urbana é diferente de diagnóstico em zona urbana. A forma silvestre é endêmica pincipalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste e se comporta de forma cíclica, com surtos a cada 5-7 anos
A transmissão em área silvestre é feita pelo mosquito do género Haemagogus, e se dá através, principalmente, de macacos infectados para humanos não imunizados por vacina. A forma urbana é transmitida do homem para homem através do Aedes aegypti, o mesmo da dengue. O risco de retorno da forma urbana não é novo, e existe desde a década de 80 quando houve a reintrodução do Aedes aegypti no Brasil.
Até o momento (15/01/08), apesar de toda histeria, apenas 2 casos foram comprovadamente de febre amarela este ano. E todos contraídos em áreas silvestres. Ou seja, nada de anormal.
Feitos os esclarecimentos, vamos aos comentários sobre a cobertura da mídia.
1- Estão noticiando morte de macacos, supostamente com febre amarela, como se isso fosse um sinal de que a doença está fora de controle. O pior, vários dos macacos noticiados tiveram exame negativo para febre amarela. Ou seja, estão noticiando apenas morte de macacos.
2- Estão noticiando as mortes por febre amarela como um fato novo do governo Lula, como se ninguém morresse da doença nos anos anteriores. Estão confundindo a ausência de casos urbanos com ausência de casos em geral.
3- E o mais grave, estão criando pânico na população e levando a uma corrida desnecessária e prejudicial aos postos de vacinação. Os comentários dos leitores nas edições da internet do Globo por exemplo, são assustadores. A mídia informa mal os leitores, e deixa que o boca-a-boca crie teorias da conspiração contra o governo.
A vacina da febre amarela não é vitamina C. Ela é feita com vírus vivo atenuado e por isso apresenta contra-indicações e efeitos colaterais. Quem não mora em área de risco ou não vai viajar para uma, não precisa e não deve receber a vacina. Além de tudo, ainda há o risco de falta da vacina para quem precisa.
Contra- indicações
  • Crianças com 4 meses ou menos de idade, devido ao risco de encefalite viral (contra-indicação absoluta).
  • Gestantes, em razão de um possível risco de infecção para o feto.
  • Pessoas com imunodeficiência resultante de doenças ou de terapêutica: infecção pelo HIV, neoplasias em geral (incluindo leucemias e linfomas ), Aids, uso de medicações ou tratamento imunossupressores (corticóides, metotrexate, quimioterapia, radioterapia), disfunção do timo (retirada cirúrgica ou doenças como miastenia gravis, síndrome de DiGeorge ou timoma).
  • Pessoas que tenham alergia a ovos, uma vez que a vacina é preparada em ovos embrionados.
  • Pessoas com alergia a eritromicina, um antibiótico que faz parte da composição da vacina.
  • Pessoas com alergia a gelatina, que faz parte da composição da vacina.
  • Pessoas com antecedentes de reação alérgica a dose prévia da vacina anti-amarílica.
  • Efeitos colaterais.

  • Reação alérgica grave (anafilática) ocorre em aproximadamente 1 em cada 131.000 doses aplicadas.
  • Reações no sistema nervoso central (encefalite) – cerca de 1 caso para cada 150.000 - 250.000 doses.
  • Comprometimento de múltiplos órgãos com o vírus da febre amarela vacinal - aproximadamente 1 caso para cada 200.000 - 300.000 doses. Acima de 60 anos a incidência desta complicação é maior (cerca de 1 caso para cada 40.000 - 50.000 doses). Mais da metade dos indivíduos com febre amarela vacinal evoluem para o óbito.
  • Se na remota hipótese de alguém morrer por tomar desnecessariamente a vacina a Sra.Eliane Cantanhêde vai se responsabilizar? Ou vai culpar o governo de novo?
    Em vez de focar nos inúmeros problemas reais do nosso sistema de saúde, a imprensa prefere criar factóides que em nada ajudam a população.


    Ten Years After - Live at the Fillmore East - 1970



    CD1
    1 Love Like a Man (9:35)
    2 Good Morning Little Schoolgirl (7:26)
    3 Working on the Road (3:34)
    4 TheHobbit (10:52)
    5 50,000 Miles Beneath My Brain (9:58)
    6 Skoobly-Oobly-Doobob/I Can't Keep from
    Crying Sometimes/Extension (19:30)


    CD2

    7 Help Me (16:06)
    8 I'm Going Home (11:57)
    9 Sweet Little 16 (4:38)
    10 Roll Over Beethoven (4:44)
    11 I Woke Up This Morning (8:09)
    12 Spoonful (8:01)

    http://image.allmusic.com/00/amg/cov200/dre900/e947/e947770v7de.jpg


    http://www.mamahagglintakeone.com/TenYearsAfter1.jpg

    Morreu George Habache, fundador da Frente Popular de Libertação da Palestina


    O fundador da Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP), George Habache, líder histórico da resistência palestina, morreu neste sábado aos 82 anos, em Amã, depois de anos afastado do cenário político por sua recusa frontal quanto a qualquer compromisso com Israel.

    A notícia foi dada pelo embaixador da Autoridade Palestina na capital jordaniana, Atalah Jairy, que informou que Habache estava hospitalizado há dez dias por problemas cardíacos.

    Filho de comerciantes greco-ortodoxos, nasceu em Lydda (atual Lod, em Israel), em 1925, e há anos estava doente e vivia afastado da política na Jordânia, país de sua esposa.

    Nacionalista férreo, orador revolucionário que incendiava as massas com seu carisma, Habache fundou a FPLP em Damasco em 1967 e se fez reeleger constantemente secretário-geral desse movimento, que virou um dos três componentes da Organização de Libertação da Palestina (OLP).

    O presidente de la Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, prestou homenagem ao "líder histórico" e decretou que as bandeiras fiquem a meio mastro durante três dias.

    "A morte de Habache é uma grande perda para a causa palestina e para o povo palestino pelo qual combateu durante sessenta anos", afirmou o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rudeina.

    Habache, que viveu muitos anos exilado na Síria, deixou a direção da FPLP em 2000, mantendo sua recusa a qualquer aproximação com Israel, uma posição o isolou pouco a pouco do cenário político.

    Foi assim que se opôs ao processo de paz com o Estado hebreu iniciado por Yasser Arafat e considerava que o Estado palestino que podia surgir de tais negociações não seria mais que uma "caricatura".

    Sua vida sofreu uma virada em julho de 1948, o ano da fundação de Israel, em uma estrada da Palestina. Em seus 22 anos, este estudante de medicina se encontrou no meio de uma maré de milhares de palestinos que fugiam ante o avanço das forças israelenses.

    "É uma imagem que jamais esquecerei", explicou anos mais tarde. "Milhares de seres humanos expulsos de suas casas, fugindo, chorando, tremendo de terror. Depois de uma coisa assim, a pessoa só pode virar um revolucionário".

    Refugiado em Beirute, retomou seus estudos na Universidade Americana e contribuiu para tornar esse centro um farol intelectual radical no Oriente Médio.

    A partir de pequenos grupos convencidos de que só a violência permitiria a volta à Palestina, organiza um vasto movimento pan-árabe, o Movimento Nacionalista Árabe (MNA), do qual Habache se converteria no incentivador e inspirador.

    A ruptura da união sírio-egípcia em 1961 e a derrota dos exércitos árabes em 1967 na Guerra dos Seis Dias contra Israel levaram Habache e o MNA a passar de uma ideologia puramente nacionalista para o marxismo.

    No dia seguinte à Guerra dos Seis Dias, fundou a FPLP.

    A Jordânia, onde morreu, foi um de seus primeiros inimigos.

    A FPLP ficou conhecida nesse país pelos seqüestros de aviões e por tentar derrubar o regime antes de os sangrentos enfrentamentos de setembro de 1970 ("Setembro negro") entre a OLP e o exército jordaniano porem fim à resistência palestina nesse país.

    Habache virou um dos homens mais procurados no Oriente Médio, onde contava com um grande apoio, particularmente nos campos de refugiados palestinos e nos territórios ocupados por Israel.

    fonte; UltimoSegundo

    Fluxo de palestinos ao Egito continua, agora com carros


    Policiais egípcios observavam hoje na região da fronteira do país com a Faixa de Gaza o tráfego livre de palestinos que, pela primeira vez em grande número, usavam carros para fazer a travessia. Um dia depois de o Egito tentar em vão fechar os trechos de sua fronteira - destruída na quarta-feira -, as tropas do país receberam ordens de se afastarem da região na madrugada para evitar confronto com palestinos, informaram fontes ligadas à segurança egípcia.

    De acordo com informações não confirmadas oficialmente, a fronteira deve permanecer aberta por mais três dias.

    Hoje, o ministro de Relações Exteriores do Egito, Ahmed Aboul Gheit, afirmou que mais de 50 integrantes das forças de segurança do país estavam hospitalizados - alguns em estado grave - por causa de incidentes ocorridos na fronteira nos últimos dias. Centenas de carros de passeio e caminhões de grande porte com a placa registrada em Gaza cruzaram hoje a fronteira em busca de combustível e alimentos, que estão em falta por causa do bloqueio de Israel ao território palestino. No entanto, o tráfego fluía em ambos os sentidos da fronteira e muitos carros do Egito foram vistos em Gaza, entre eles, um caminhão que levava mercadorias avaliadas em US$ 65 mil - como queijo, doces e materiais de limpeza - para um supermercado da cidade.

    Amanhã, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, deve encontrar-se com o premiê de Israel, Ehud Olmert, para pedir que ele coloque um fim ao bloqueio israelense na região. Israel fechou suas passagens fronteiriças com Gaza no dia 17, em represália pelos ataques com foguetes lançados contra cidades israelenses. Na semana passada, militantes palestinos dispararam cerca de 200 foguetes contra Israel, sem deixar vítimas. As autoridades israelenses responderam lançando ataques que deixaram pelo menos 40 palestinos mortos. Sob forte pressão internacional, Israel amenizou o bloqueio na terça-feira, permitindo a passagem de combustível para a usina elétrica palestina, alimentos, remédios e gás de cozinha.

    Fonte: ultimoSegundo

    George Israel - Distorções do Meu Jardim (2007)




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    Nanook, O Esquimó - (Nanook of the North)


    Nanook of the Norte foi considerado por John Grieson (1930) como sendo o primeiro documentário da história do cinema. Rodado em 1922, retrata a luta de uma família esquimó pela sobrevivência nas condições agrestes de Hudson Bay, no Canadá. Apenas com imagens, sem diálogos, este documentário mostra o comércio, a caça, a pesca e as migrações de um grupo praticamente intocado pela tecnologia industrial. (reformado de http://www.costacastelo.pt)

    Créditos: MakingOff - Tupinamba
    Gênero:
    Documentário
    Diretor: Robert Flaherty
    Duração: 65 minutos
    Ano de Lançamento: 1922
    País de Origem: USA
    Idioma do Áudio: sem
    IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0013427/
    Qualidade de Vídeo: VHS Rip
    Vídeo Codec: DIVX
    Vídeo Bitrate: 184 Kbps
    Áudio Codec: MPEG Layer-3
    Áudio Bitrate: 118 Kbps
    Resolução: 512x384
    Formato de Tela: Tela Cheia (4x3)
    Frame Rate: 23.976 FPS
    Tamanho: 700 Mb
    Legendas: Sem Legenda

    Este filme tem as cartelas originais em português, raridade.
    A mulher de Nanook foi trocada por Nyla, por esta ser mais fotogênica.
    Na época, Nanook impresionou pela quantidade de planos (pontos de vistas) numa única cena de um filme documentário.
    "Eu sempre digo que tenho dois 'ancestrais totêmicos', Dziga vertov, o teórico visionário, e Robert Flaherty, o artesão poeta" (Jean Rouch)

    "Já foram feitos muitos bons filmes de viagem, muitos "panoramas" deslumbrantes, mas só há um que mereve ser considerado excelente "Nanook of The North". Esse permanece sozinho, literalmente um classe em si mesmo. Realmente, nenhuma lista dos melhores filmes, deste ano ou de todos os anos na breve história do cinema, poderia ser considerada completa sem ele" (Sherwood, 1922)

    Download via Torrent:

    Arquivo anexado Nanook.avi.torrent ( 55.25KB ) Downloads: 109




    Livro expõe a luta anticomunista de agentes culturais da CIA


    Na luta por corações e mentes durante os anos de Guerra Fria, a CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) teve um braço armado de dólares para promover o "american way of life" (estilo de vida americano). Tudo para cooptar intelectuais e artistas em sua campanha anticomunista, especialmente contra a União Soviética.


    Pablo Neruda, um dos alvos mais notórios da CIA

    A ação foi investigada ao longo de cinco anos pela jornalista inglesa Frances Stonor Saunders e resultou em Quem Pagou as Contas? — A CIA na Guerra Fria da Cultura, originalmente lançado em 1999 pela Granta. Para sorte dos brasileiros, o livro acaba de chegar às livrarias do país.

    Frances evita destacar um caso de interferência mais perturbadora: "O envolvimento da CIA na cultura foi uniformemente pernicioso e errado". Mas conta, por exemplo, que o expressionismo abstrato, de artistas como Jackson Pollock, foi a "arte oficial" do período. Tratava-se de um implícito ataque ao realismo tão amplamente desenvolvido pela União Soviética.

    Segundo a autora, a área mais "frutífera" para a agência americana foi a de revistas e livros Autores progressistas — como o poeta chilena Pablo Neruda ou o filósofo francês Jean-Paul Sartre — “não eram bem-vindos como participantes”, revela Frances em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. A CIA, por sinal, fez ardilosa campanha para que Neruda não recebesse o Nobel de Literatura.

    Leia abaixo trechos da entrevista de Frances Stonor Saunders à Folha.

    A senhora encontrou muitos obstáculos oficiais para a sua pesquisa?
    Meu pedido por documentação na CIA não obteve êxito. O Ato de Liberdade de Informação tem muito pouco efeito quando se trata de extrair material da CIA. Mas outras fontes de arquivo são muito ricas em termos de material da agência, principalmente porque ela trabalhou bem de perto com o setor privado para promover seus programas.

    Grandes instituições filantrópicas — a Fundação Ford, por exemplo — trabalharam com a CIA fornecendo dutos para seus dólares. E havia muitas fundações testas-de-ferro que, para manter as aparências, mantiveram suas contas e seus registros. Uma vez que era sabido quais foram criadas pela CIA, foi relativamente fácil inspecionar seus documentos.

    Quais eram os objetivos da CIA?
    A agência estava tentando promover uma idéia: a "pax" americana era a coisa certa. A cultura, a arte e as idéias americanas eram os lugares onde as liberdades eram expressas e protegidas. Tudo que tinha a ver com o comunismo era mau, e o antiamericanismo era uma traição dos princípios fundamentais que sustentavam a liberdade de expressão.

    O que os "agentes culturais" da CIA fizeram para disfarçar suas verdadeiras intenções?
    A CIA disfarçou seu investimento em cultura escondendo-se atrás de uma série de frentes de atuação, sendo a mais bem-sucedida delas o Congress for Cultural Freedom (congresso pela liberdade cultural). Para tanto, ela confiou a um círculo de intelectuais a proteção de seu segredo e o cultivo de seus investimentos.

    Mas houve alguns descuidos incrivelmente estúpidos: a operação financeira deixou um rastro de documentos, como fios pendurados na parte anterior de um rádio. Uma vez que as suspeitas vieram à tona, foi fácil trilhar o caminho do dinheiro que levava à CIA. No meio da década de 60, muita gente sabia de onde o dinheiro vinha.

    Mas muitas pessoas que estavam recebendo diárias da agência não queriam reconhecer o fato e enfiaram suas cabeças na areia. Elas sabiam, mas não queriam saber. Outras certamente sabiam em detalhes o que estava acontecendo e estavam envolvidas no engano a seus colegas e a seu público. E o legado desse acordo notório ainda está, acredito eu, sendo experimentado.

    Entre todas as áreas da cultura, qual a senhora acha que a CIA investiu mais e por quê?
    O programa de Guerra Fria cultural era muito abrangente, mas era em grande parte sofisticado e erudito. Ele não investiu muita energia ou dinheiro em cultura popular, mas se concentrou em atividades intelectuais — periódicos, seminários, concertos, exposições de arte — porque ele queria conquistar a elite intelectual e aproximá-la da idéia de que o futuro da liberdade estava indissociavelmente ligado aos valores americanos, ao poder americano.

    Quais áreas da cultura foram mais "frutíferas" para a CIA?
    Provavelmente, o melhor retorno para a agência foram as áreas dos periódicos e livros. A CIA tinha um programa de publicações e revistas bem abrangente e tinha um bom orçamento — com o qual foi possível atrair algumas das melhores mentes da era pós-guerra e dar a essas pessoas a plataforma para transmitir suas idéias. Não é necessário dizer que tais idéias tinham de dizer, em menor ou maior grau, simpáticas aos pagadores da CIA. Pablo Neruda ou Sartre não eram bem-vindos como participantes.

    Alguns daqueles artistas não teriam hoje a mesma importância sem a influência da CIA?
    É possível questionar a reputação de alguns escritores e artistas à luz do que sabemos sobre o envolvimento da CIA na Guerra Fria cultural. Por outro lado, a agência fez de tudo para prejudicar Pablo Neruda, não apenas por sua visão política mas também como escritor. Ela, em segredo, fez campanha contra a premiação dele com o Nobel.

    Mas muitos escritores ou pensadores menores de repente se viram tirando proveito de passagens de primeira classe para viajar pelo mundo e fazer palestras tendo uma plataforma fornecida pelo braço secreto do governo americano. Quantos deles estavam destinados a parar nos porões dos sebos de livros?

    No meu capítulo sobre o expressionismo abstrato, eu não questiono o valor estético do movimento ou o impacto que ele teve, e continua a ter, na história da arte. Mas mostro como a CIA estava envolvida num cartel cujo principal objetivo era asseverar os méritos do expressionismo abstrato como propaganda da liberdade americana, e isso foi feito em detrimento de outros tipos de arte.

    O movimento se tornou a arte oficial da Guerra Fria americana, o tipo de arte que os diretores da CIA colocavam na parede de suas salas. Acho importante saber como isso ocorreu.

    Pode-se comparar esta política ao que foi feito durante o nazismo e na União Soviética?
    O que a CIA fez foi infinitamente mais sofisticado do que fizeram os nazistas ou os soviéticos. Não se tratava de armar estratégias para forçar pessoas a seguir a linha oficial. O que CIA desenvolveu foi uma forma muito sutil de propaganda: o tipo em que as pessoas envolvidas em sua produção, e aquelas envolvidas em seu consumo, sequer sabiam o que é propaganda.

    Então, nada de agrupamentos de massa, pinturas realistas mostrando trabalhadores brandindo suas ferramentas contra a opressão dos capitalistas. Pelo contrário, você mostra às pessoas o expressionismo abstrato, que aparentemente não significa nada, e você diz "olhe como somos livres, tão livres que produzimos arte que significa tudo e nada ao mesmo tempo".

    E o que você obtém é um dispositivo bem inteligente para encorajar a idéia de que a América é a campeã da liberdade, apesar do que esteja acontecendo em seu nome ou sob seus auspícios (o estabelecimento de ditaduras na América Latina, a interferência com esquadrões da morte, tortura, etc.).

    Fonte: vermelho